O que são os Portões do Inferno?

A frase é traduzida em algumas versões como “portões do Hades” ou “portões do inferno” é encontrada apenas uma vez em todas as Escrituras.

E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Mateus 16:18

Nesta passagem, Jesus está se referindo à construção e o poder que teria a igreja.

Naquele tempo, Jesus ainda não havia estabelecido a sua igreja. Na verdade, esta é a primeira instância da palavra igreja no Novo Testamento. A palavra igreja , usada por Jesus, é derivada da ekklesia grega, o que significa o “chamado” ou “assembléia”.

Em outras palavras, a igreja que Jesus faz referência como Sua igreja é a assembléia de pessoas que foram chamados fora do mundo pelo evangelho de Cristo.

Os estudiosos da Bíblia debatem o significado real da frase “e as portas do inferno não prevalecerão”. Uma das melhores interpretações para o significado desta frase é a seguinte:

Nos tempos antigos, as cidades estavam cercadas por paredes com portões, e nas batalhas, os portões dessas cidades seriam geralmente o primeiro lugar que seus inimigos atacariam.

Isso ocorria porque a proteção da cidade era determinada pela força ou poder de seus portões.

Como tal, os “portões do inferno” ou “portões do Hades” significam o poder do Hades. O nome “Hades” era originalmente o nome do “deus” que presidia o reino dos mortos e muitas vezes era chamado de “casa do Hades”.

No Novo Testamento, Hades é o reino dos mortos, e neste versículo, o Hades ou o inferno é representado como uma cidade poderosa com seus portões representando seu poder sobre a humanidade.

Jesus se refere aqui à morte iminente. Embora Ele fosse crucificado e enterrado, Ele ressuscitaria dos mortos e construiria Sua igreja.

Jesus está enfatizando o fato de que os poderes da morte não poderiam aprisioná-lo. Não só a igreja seria estabelecida apesar dos poderes do Hades ou do inferno, mas a igreja prosperaria em seus propósitos.

A igreja nunca falhará, embora geração após a geração sucumbam ao poder da morte física, ainda outras gerações surgirão para perpetuar a igreja. E continuará até cumprir sua missão na terra como Jesus ordenou:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20

É claro que Jesus estava declarando que a morte não tem poder para manter o povo de Deus em cativeiro. Seus portões não são fortes o suficiente para dominar e manter presa a igreja de Deus.

O Senhor conquistou a morte (Romanos 8:2; Atos 2:24). E porque “a morte já não é mestre sobre Ele” (Romanos 6:9), já não é mestre sobre aqueles que pertencem a Ele.

Satanás tem o poder da morte, e ele sempre usará esse poder para tentar destruir a igreja de Cristo. Mas nós temos essa promessa de Jesus de que Sua igreja, o “chamado” prevalecerá:

Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. João 14:19

Fonte: GotQuestions