O que significa não Dizer o nome de Deus em Vão?

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7

Não acho que o povo de Israel estivesse andando ao redor do Egito dizendo “Oh Meu Deus!”. Nos momentos tumultuados antes de Moisés separar o Mar Vermelho, não posso imaginar que os descendentes de Abraão pisotearam os pés com frustração e declararam alguma coisa com o nome do Senhor.

Essa é a nossa cultura atual, utilizar o termo “Deus” ou “Senhor” em diversas situações do dia a dia. Se a cultura daquela época não era incorporar o nome do Senhor em qualquer coisa, então, o que exatamente o Senhor ordenava ao Seu povo não fazer no terceiro mandamento?

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Êxodo 20:7

A Aliança

Você pode estar pensando: “Os Dez Mandamentos fazem parte da Antiga Aliança e Jesus cumpriu a Lei.” Você está certo sobre isso, mas a essência deste mandamento ainda se aplica a nós hoje.

Cristo veio como um cumprimento da Lei, e, como resultado, agora estamos reconciliados com o Pai quando colocamos nossa fé nele ( 2 Coríntios 5: 17-19 ). Por causa de Jesus, nós, como crentes, podemos ter contato íntimo com Deus, o povo de Israel não podia se aproximar do Monte Sinai no dia em que Moisés recebeu essa diretiva.

Enquanto apenas tocava a base da montanha sobre a qual a presença de Deus desceu, causaria a morte para o povo de Israel na época ( Êxodo 19: 12-13 ; 20-23 ), hoje nossos corpos são o templo do Espírito Santo e podemos ter Sua presença ( 1 Coríntios 3:16 ).

Dito isto, Deus ainda é Santo e compreender Sua santidade é o primeiro passo para a compreensão de Seus mandamentos e como mantê-los em um contexto tão diferente daquele em que eles foram originalmente falados.

CONHECENDO DEUS E SEU NOME

Embora o Senhor se tenha revelado às pessoas desde o início, não foi até o encontro de Moisés na sarça ardente que Ele revelou Seu nome.

De geração em geração, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó deveria ser chamado de Javé (Êxodo 3:15), que é traduzido em nossas Bíblias modernas como o SENHOR. Seu nome e Suas características de identificação são o que nos mostram que Ele é o único Deus.

A própria essência de Deus é santa. Sua santidade não é uma questão de decisão, mas característica. Quando Moisés se aproximou pela primeira vez da sarça, o SENHOR alertou-o a não se aproximar sem retirar as sandálias.

A terra que cercava o lugar onde o SENHOR estava, era santa (Êxodo 3:1-6). Antes de dar os Dez Mandamentos, o SENHOR diz a Moisés que Ele escolheu os filhos de Israel para ser uma santa nação de sacerdotes.

Ele também fornece diretrizes rígidas para preparação e instruções, para que as pessoas não o olhem e morram (Êxodo 19:9-20). Mais tarde, eles são admoestados a não se rebelar contra o mensageiro que o Senhor enviará à frente deles, porque esse mensageiro não os perdoará, porque o nome do Senhor está neles (Êxodo 23:20-21).

A palavra Yahweh não é apenas um nome, mas um resumo das características de Deus. Dito isto, quando falamos o nome de Deus, estamos expressando a plenitude de quem é Deus.

Embora existam muitos nomes de Deus, cada um revelando outra faceta do imenso caráter de nosso Senhor, Ele expressou que o nome dele é Yahweh. Uma palavra que, por causa da pessoa que descreve, não é falada no meio judaico até hoje.

NÃO TOMAR SEU NOME EM VÃO

Tomar esse nome em vão é tratá-lo e o Deus que representa com desrespeito. Embora isso pareça muito diferente, a semelhança entre as ofensas é que há falta de consciência ou respeito pela santidade de Deus.

O terceiro mandamento nos lembra de nos aproximarmos do nosso Deus e das coisas que lhe pertencem com a maior reverência. Hoje, esse mandamento não é sobre o que não fazer, mas sim o que devemos fazer: Honre a Deus e a tudo que lhe pertence.

Quando vivemos nossas vidas com uma consciência sempre presente de que Deus é santo, somos sensíveis a quão agradáveis ​​nossas ações podem ou não ser.

Quando falamos, o nome de Deus que estamos é dirigir-se a Deus ou falar sobre Ele. Quando falamos sobre o Senhor nosso Deus, é imperativo que o que estamos falando sobre ele seja verdadeiro.

Quando dizemos coisas que não são verdadeiras, estamos testemunhando falsamente. Talvez você tenha explicado uma tragédia dizendo que “deve ter sido a vontade de Deus” ou até mesmo ter dito a alguém que estava sofrendo porque “era um propósito de Deus”. Nestes e em muitos outros casos, nossas intenções podem ter sido nobres e talvez acreditemos seriamente que estávamos falando a verdade, apenas para descobrir que não estávamos.

Talvez você cante algumas músicas que tocam no rádio, mencionando Deus em letras que não são nem lisonjeiras nem teologicamente precisas.

Talvez você tenha usado o nome de Jesus ou apenas um “Oh Meu Deus” como uma exclamação. Dê um momento para refletir sobre o que você estava respondendo nesses momentos.

Você estava realmente se dirigindo ao SENHOR e esperando que Ele respondesse? Se a resposta for não, então esse grito foi vazio. Se pudermos dizer Seu nome sem consideração por Ele ou consciência de quem Ele é, estamos falando em vão.

É nestes tempos que estou ciente da minha necessidade de Cristo. É quando confrontado com a minha falta contínua de não usar Seu nome em vão que agradeço que a Lei tenha sido cumprida. Nele, somos livres para não tentar, mas para nos levantar cada vez que não aceitamos escolher o que mais glorifica a Deus.

Oh meu, Deus, quão bom você é para mim.

Fonte: Relevant Magazine