O que significa O viver é Cristo e o morrer é Lucro?

porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Filipenses 1:21

O Viver é Cristo

Segundo a tradição, a carta teria sido escrita numa prisão em Roma, para a igreja em Filipos. Entretanto há pesquisadores que argumentam em favor da carta ter sido escrita numa prisão em Cesareia ou ainda em Éfeso.

O fato é que Paulo estava preso ao escrever a carta e sua prisão ocorreu justamente por causa da pregação do evangelho conforme ele mesmo menciona no vs 13. O apóstolo enfatiza que sua prisão resultou em um benefício para a expansão do evangelho e do Reino de Deus.

Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo. E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor. Filipenses 1:13,14

Jesus falou muito sobre Ele ser a vida:

Eu sou o pão da vida. João 6:48

Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. 1 João 5:12

Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará. Marcos 8:35

Marcos descreve a fala de Cristo e se assemelha muito com a intenção do ensino de Paulo, o fato é de que ter uma vida cristã resultaria em muitas perdas terrenas, não apenas de bens materiais, mas talvez amigos, empregos, e no caso de Paulo a própria liberdade.

Talvez essa seja a maior dificuldade de entendimento do Cristão atual, pois existem barreiras na pregação do evangelho, será que meu amigo vai se ofender? Será que posso perder meu emprego? Preciso deixar minha vida confortável? Preciso sacrificar aquela viagem?

o morrer é lucro

Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; Filipenses 1:20

Paulo com uma determinação impressionante explica que na vida ou na morte a única coisa que de fato importa é Cristo ser engrandecido.

Para quem não crê em Cristo a vida na terra é tudo o que existe, e tudo o que investem é para a conquista de um sonho terreno, para o cristão o seu investimento é na vida eterna, portanto morrer seria o momento glorioso em que receberia de volta todo seu investimento, o de viver com Cristo na eternidade.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; João 11:25

e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? João 11:26