O que significa que Deus é onisciente?

Um dos elementos mais reconfortantes do caráter de Deus é a sua onisciência. Onisciente significa “ter conhecimento, consciência ou compreensão completa ou ilimitada; percebendo todas as coisas ”.

Deus criou, controla e conhece todas as coisas. Nada desliza através de seu alcance ou passado de sua consciência.

Para os cristãos, esta deve ser uma fonte imensa de esperança e confiança para nós. Nós tendemos a tentar controlar o nosso entorno e achamos que conhecemos as coisas, no entanto, Deus é quem realmente conhece.

Assim, por Sua graça, podemos abandonar o manto pesado de nossas tentativas fúteis e confiar naquele que é verdadeiramente onisciente.

Aqui estão cinco coisas importantes – e reconfortantes – a serem lembradas sobre a onisciência de Deus.

1. Nada pega Deus de surpresa.

Isso parece um princípio elementar, mas é importante lembrar quando ponderamos sobre o caráter de Deus.

Por causa de sua onisciência, Deus nunca fica surpreso. Pense nisso, nada pode pegá-lo desprevenido. Ele nunca para e pensa “e agora?” Ele já sabe. Ele já sabia.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Sua onisciência vem com onipotência (a qualidade de ter poder ilimitado ou muito grande) e onipresença (o estado de ser generalizado ou constantemente encontrado). Deus é bom. Deus vê. Deus sabe.

E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:13

2. Deus compreende toda a história de uma só vez.

Como humanos limitados e pecadores, nós só vemos o presente. Não apenas vemos uma imagem limitada que tende a se concentrar apenas em torno de nós, mas também tendemos a entender mal o passado e temer o futuro.

Deus não faz nada disso. Ele vê toda a tapeçaria enquanto estamos enrolados em um único fio. Ele vê e compreende todos os lados de todos os ângulos, para todas as pessoas, para todos os tempos – e tem tudo planejado.

Este fato pode ser uma verdade muito reconfortante quando ficamos presos nos “por que” nos vales de nossas vidas.

Nós não temos que saber porque Ele sabe. Nosso trabalho é confiar. Seja tranquilizado em sua onisciência.

Pense em quando você está em um avião – você não sabe como operar o avião. Você não fica atrás do piloto, observando ansiosamente todos os controles.

Você senta no seu lugar, com o cinto de segurança, e bebe um refrigerante enquanto quem tem o conhecimento pilota o avião. Se você está tentando assumir o controle hoje, respire fundo e confie Aquele que conhece todas as coisas.

Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. 1 João 3:18-20

3. Deus nunca aprende.

Quão fascinante é isso? É uma loucura pensar que Deus nunca aprende nada de novo. Ele não obtém Seu conhecimento através de qualquer fonte além de Si mesmo – nunca há um momento aha com o Senhor.

É igualmente incrível perceber que o conhecimento de Deus é simultâneo, não sequencial. Ele sabia tudo de uma vez – a informação não foi dada a Ele em pedaços. Ele já tinha, desde o começo.

A maneira como a Terra giraria em seu eixo. A maneira como as asas da borboleta seriam projetadas. O modo como suas emoções desgastadas um dia o levariam a dizer aquelas palavras prejudiciais ao seu cônjuge.

A maneira como a comida cresceria da sujeira e da fruta floresceria nas árvores. A maneira como seu corpo se alongaria e se expandia e um dia entregaria uma criança.

A maneira como essa criança cresceria e se transformaria em um adulto jovem. Ele sabia tudo de uma vez.

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Salmos 139:1-4

4. Deus é infalível.

Nosso Pai Celestial é literalmente incapaz de errar.

Nós cometemos erros diariamente, às vezes até mesmo de hora em hora – ainda assim, Ele nunca comete erros. Nem sequer uma vez. Isso é incrivelmente reconfortante.

Quando não podemos confiar em nós mesmos ou nos nossos entes queridos, podemos confiar no Senhor.

Ele é incapaz de mentir, enganar ou quebrar Sua palavra. É difícil para nós compreender totalmente a enormidade dessa verdade e essa promessa, mas quando o fazemos, muda tudo.

Deixe o seu coração ser cheio de gratidão para com Aquele que nunca dorme, nunca se cansa, e o melhor de tudo – nunca muda.

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Números 23:19

5. Deus nos ama e nos escolheu, apesar de saber tudo sobre nós.

Essa verdade é o melhor exemplo de amor incondicional.

Nada é oculto ou secreto do Senhor, e ainda assim Ele ainda enviou Seu filho Jesus para morrer na cruz em nosso lugar.

Todos os pecados que você cometeu no passado e todos os que você ainda tem que cometer no futuro, Ele sabia, detalhadamente, e não mudou de ideia.

Deus sabia de tudo sobre nós – Ele conhecia nossa tendência de reagir de maneira exagerada, conhecia nossos medos, nosso vício, nossos corações pecaminosos – e Ele nos amou o suficiente para morrer por nós.

Não há nada mais bonito ou mais reconfortante do que essa ilustração pura do amor incondicional.

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Salmos 139:1-3

Autor: Betsy St. Amant Haddox é autora de quatorze romances inspiradores. Ela reside no norte da Louisiana com seu marido e duas filhas pequenas. Saiba mais sobre ela em: betsystamant.com