Os Cristãos devem entrar na política?

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:1-4

Os cristãos poderiam ser guiados por 1 Timóteo 2 sobre o envolvimento política. Com base nesses versículos, os cristãos têm dois interesses principais:

1) o desejo de ver todos serem salvos,
2) vidas tranquilas e pacíficas onde podemos praticar nossa fé sem interferência.

A principal arma à nossa disposição é a oração. Isso é fundamental para os cristãos. Qualquer outra coisa é superficial. Então, deixa totalmente aberto se os cristãos devem se envolver na política, mas é um erro pensar que podemos conseguir qualquer coisa para Cristo através de um cargo político.

Níveis de envolvimento político

Existem vários níveis do que pode ser considerado envolvimento político. Existem meios indiretos, como a votação, ou expressar opiniões sobre questões políticas.

Depois, há níveis mais diretos, como fazer lobby com políticos por favores. Neste artigo, trataremos do envolvimento direto. É certo que os cristãos devem votar e manter opiniões políticas, mas precisamos de um presidente cristão?

Linhas de pensamento sobre envolvimento político

Existem basicamente três linhas de pensamentos sobre o envolvimento dos cristãos na política.

1) Em um extremo, o sectarismo exorta os crentes a se isolarem completamente do processo político. Nem sequer vota.

2) No outro extremo, a cristandade ensina que a igreja deveria procurar influenciar a sociedade para Cristo com uma posição de poder político.

3) A posição equilibrada afirma que os cristãos individualmente podem estar envolvidos na política, mas a igreja como um corpo deve abster-se. Esta é a felizmente a opinião da maioria dos cristãos.

Teologia pós-milenar

O pós-milenismo acredita que a igreja afetará a sociedade de maneira cristã e provocará uma reforma religiosa em larga escala. Então, quando a Terra for cristianizada, Jesus retornará para estabelecer seu reino.

O pós-milenismo ingenuamente otimista. Sinceramente, olhe ao seu redor. O mundo está piorando. O pós-milenismo implica uma interpretação “espiritual” do AT, ao mesmo tempo que negligencia os ensinamentos explícitos do NT que presagiam a decadência social nos últimos dias (por exemplo, 2 Timóteo 3: 1).

Somente a futura presença física de Jesus combinada com a prisão de Satanás poderia trazer uma sociedade cristã.

Uma nação cristã?

Outra premissa da cristandade é que as nações podem ser cristianizadas. Realmente não existe uma nação cristã. O cristianismo é uma questão individual e não nacional. Existem estados islâmicos onde todos são forçados a ser muçulmanos. No entanto, não podem ser igualmente estados cristãos, uma vez que os indivíduos devem escolher livremente Cristo.

Alguns acreditam que a América é uma nação cristã porque foi fundada em princípios cristãos. Ou deve-se dizer que a América foi fundada em princípios religiosos, éticos e morais? Quais são os princípios cristãos? Os dez Mandamentos? Os dez mandamentos nem sequer são exclusivos do cristianismo. Eles são judaicos.

O único princípio que é exclusivamente cristão é a expiação de Cristo e suas ramificações. Todas as religiões basicamente ensinam bons valores sociais.

Estes não são necessariamente princípios cristãos. A América fundou-se na crença de que Jesus é o único Caminho, a Verdade e a Vida, e que a salvação não tem outro nome? Então, o que o torna uma nação cristã?

O verdadeiro propósito da igreja é evangelizar pessoas que não são cristãs. Um escritor pede retoricamente: ” como podemos implementar a Palavra de Deus e demonstrar amor pelos pobres se não nos envolvemos na política? Como cuidamos dos pobres, das viúvas, dos órfãos, sem se envolver na política? ”

Talvez possamos nos envolver em uma igreja evangelizadora. Os primeiros fiéis realizaram todas essas coisas fora da arena política. Isto é o que Tiago chama de religião pura (Tiago 1:27).

A verdade é que se não podemos fazer isso fora da política, é ingênuo pensar que nós o faremos se entrarmos na política. O verdadeiro problema não é a falta de poder político, mas a ausência da religião verdadeira.

Lições da História

Eu acredito que a igreja como um corpo não deve perseguir o poder político. A história nos ensina muito sobre isso.

Nos primeiros 300 anos, a igreja não teve envolvimento político, até a conversão de Constantino. O que a história ensinou é que a igreja como um órgão político não exerce influência cristã na sociedade, é a sociedade que cultiva a igreja.

Existe uma tendência para o homem tentar institucionalizar o cristianismo, mas a fé radical em Jesus nunca pode ser institucionalizada. Se a sociedade deve aceitar a igreja como um corpo político, teremos que diluir a nossa mensagem, ou seja, pregar um evangelho de adesão nominal.

O verdadeiro cristianismo é politicamente incorreto e antitético para o espírito do mundo. A igreja não pode entrar na política sem perder o ímpeto e o foco eterno.

Outro escritor apontou que William Wilberforce e Lord Shaftsbury, dois cristãos políticos, foram fundamentais na abolição da escravidão e na correção dos abusos do trabalho infantil, respectivamente. Aplaudo esses homens. Mas lembre-se de que Paulo também viveu em uma era de escravidão, mas nunca fez campanha contra ela.

Acredito que os cristãos individuais podem se reunir contra as injustiças sociais, mas a igreja não deve perder o foco. Existem aspectos sociais do cristianismo que são concomitantes com as missões, por exemplo, a construção de escolas, orfanatos, clínicas, etc. Assim, é bem possível que a igreja faça um impacto social fora da política.

Como devemos estar envolvidos?

Como indivíduos, os cristãos são livres para entrar na política. Existem inúmeras referências em Provérbios aos governantes justos e perversos.

É claro que Provérbios definem a justiça em termos de justiça social e equidade, e não de direito pessoal com Deus através de Jesus Cristo.

Portanto, é muito possível que os não-cristãos governem com justiça de acordo com a definição de Provérbios. Há uma diferença entre ser não-cristão e ser anti-cristão.

A questão mais importante para os cristãos deve ser o direito de praticar nossa fé sem interferência do governo. O cristianismo é politicamente incorreto por definição, e há uma forte tentação para aqueles que não entendem confundir sua mensagem como discriminatória (especialmente pessoas LGBT).

O cenário ideal é onde podemos praticar a nossa fé e viver de forma pacífica (1 Timóteo 2:2). Então, o que os cristãos devem realmente orar são líderes que preservarão essa liberdade.

Não estamos necessariamente interessados ​​em líderes cristãos. Nós simplesmente não queremos líderes anti-cristãos.

Preocupa-se que, se os cristãos não estão envolvidos na política, nosso direito de evangelizar pode não ser garantido. Isso é uma preocupação justa. Claro que não se pode presumir que, tendo os cristãos na política, esse direito será preservado.

O que podemos assumir e o que a Bíblia ensina claramente é que, se desejamos que esse direito seja preservado, devemos orar pelos que estão no governo (1 Timóteo 2: 1-2). E se esse direito for tirado, pregue o evangelho de qualquer maneira, em época ou fora dela.