Os Puros de Coração e os Pacificadores

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Mateus 5:8,9

O livro do Dr. Sinclair Ferguson, O Sermão da Montanha, nos lembra que os cristãos não são livres para incorporar apenas alguns dos traços das bem-aventuranças (pp. 35-36). Como crentes, devemos possuir todas as qualidades de Mateus 5:2-12 , pelo menos em certa medida, para que nossa pretensão de ter fé seja provada falsa.

O texto nos diz que os “puros de coração” recebem a bênção de Deus e um dia o verá (v.8). A instrução de Jesus neste versículo não é informação nova para aqueles bem-versados ​​no Velho Testamento.

Baseia-se no Salmo 24:

Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Salmos 24:3,4

De acordo com Agostinho, ver Deus face a face quando Ele renova todas as coisas (a visão beatífica, 1 Coríntios 13:12) é “o fim e o propósito de toda a nossa atividade amorosa” (Padres da Igreja : Uma Nova Tradução , 11: 214). Este privilégio é apenas para aqueles que têm corações caracterizados pela pureza.

Os puros de coração, diz o Salmo 24 , são inteiramente devotados a nosso Pai que está nos céus. Eles não levantam suas almas (em adoração) para falsidades (v.4).

Como resultado, suas ações e motivos se alinham para que uma intenção pura esteja por trás do que parecem ser suas boas ações. No seu comentário sobre Mateus 5:8, João Calvino diz que ser puro de coração é “não se deleitar em astúcia, mas conversar sinceramente com os homens, e não expressar nada, por palavra ou olhar, que não se sente no coração.

Jesus também pronuncia a bênção de Deus sobre “os pacificadores” (v.9), e este ditado não pode ser separado da paz que Cristo trouxe através da cruz e assim ser usado para apoiar o pacifismo.

A construção da paz está intimamente ligada à obra de Cristo, que é “unir as coisas divididas e reconciliar os alienados” (Crisóstomo, Sermão da Montanha , 1.2.9).

Primeiro e acima de tudo, o Filho de Deus veio para reconciliar os pecadores com Deus (Romanos 5:1), e Ele usa Sua igreja para estender essa reconciliação. Somos pacificadores sempre que compartilhamos o Evangelho em palavras e obras (Isaías 52: 7).

No entanto, nosso Senhor, ao destruir o poder do pecado, também afeta a paz entre as pessoas. Somos chamados a estar “ansiosos por manter a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Efésios 4:3). Tanto na igreja quanto no mundo, a contenção e a contenda não devem seguir-nos.