Pecados Socialmente Aceitáveis

Existem muitos pecados na Bíblia. E sabemos que todos os pecados são iguais aos olhos do Senhor, certo? Bem, talvez não.

Todos os pecados são iguais no sentido de que todos os pecados merecem o julgamento de Deus, mas não acho que seja verdade que todos os pecados tenham o mesmo peso.

Sabemos disso por causa de coisas como as palavras de Jesus para as cidades onde Suas obras foram exibidas sem arrependimento.

Ele lhes disse que “será mais suportável no dia do julgamento” para as cidades que teriam se arrependido se Suas obras tivessem sido feitas ali (Mateus 11: 20-24).

E João escreve sobre pecados que levam à morte e pecados que não levam à morte (1 João 5:16-17). Assim, parece que existem níveis de julgamento e, portanto, níveis de pecado.

Temos certeza de que nos dias de hoje sabemos o que é um “pecado ruim” e um “pecado não tão ruim”. “Pecado ruim” seria coisas como comportamento homossexual, adultério, fornicação, você sabe, pecado sexual.

Seriam coisas como estupro e assassinato, roubo, desordem, certamente idolatria, e aquela imperdoável a blasfêmia contra o Espírito Santo.

Existem vários lugares na Bíblia que realmente fazem listas de pecados padronizados. Aqui estão alguns exemplos:

Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1:29-32

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:9,10

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo 3:2-5

E nessas listas podemos ver refletida nossa própria aversão a algumas coisas.

Existe todo esse problema de “assassinato”, e “inimigos de Deus” é certamente uma coisa ruim. Oh, “inventores do mal” parecem abundar, assim como a aprovação de quem pratica o mal.

Nós já sabemos que os sexualmente imorais e idólatras e adúlteros e aqueles que praticam a homossexualidade estão em sérios problemas com Deus.

E aqueles que amam o dinheiro, que são profanos e sem coração, que são brutais, traiçoeiros e “cheios de vaidade” (Que frase descritiva!) Estão certamente entre os mais pecaminosos.

Eu diria, entretanto, que há outra lista de pecados que estamos felizes em passar. Ah, claro, talvez essas coisas sejam pecaminosas, mas não há necessidade de chamá-las para a atenção de ninguém, não é preciso fazer muita coisa sobre elas, certamente não é necessário mencioná-las em um blog.

A América, por exemplo, é quase líder em cobiça e ganância. Eles são praticamente o lema da America, então eles não podem ser tão ruins assim, podem?

E embora Deus pareça pensar que “desobediente aos pais” é uma coisa ruim, muitas vezes pensamos nisso como nobre e correto, já que os pais não são perfeitos e os filhos tendem, na sociedade de hoje, a serem vistos como sábios.

Nossas comédias favoritas incluem insolência e tolice. Nossa cadeia de orações basicamente funciona com um método de fofoca e difamação.

Quer dizer, não é fofoca se estamos apenas compartilhando isso como um pedido de oração por alguém, é? E, olhe, temos certeza de que “amantes de si” está lá por acidente.

Quero dizer, como você pode amar os outros como a si mesmo se não se ama primeiro? Eu amoroso é “o maior amor de todos”, eles nos dizem.

Eu estou preocupado. Preocupa-me que, ao ver o óbvio, sentimos falta dos mais deletérios.

Ao ver claramente o erro, perdemos o erro aceitável. Deixamos o fermento entrar, às vezes intencionalmente, sem perceber que estamos em perigo de fermentar todo o bolo.

Deveria nos preocupar, então, quando lêssemos sobre a perspectiva de Deus sobre os gananciosos, as fofocas, aqueles que desonram seus pais e aqueles que amam o prazer.

“Nós sabemos que o juízo de Deus recai sobre aqueles que praticam tais coisas” (Romanos 2: 2).

“Os injustos não herdarão o reino de Deus” (1 Coríntios 6: 9).

“Evite essas pessoas” (2 Timóteo 3:5).

Enquanto você está apressando-se a apontar os dedos para os outros, tenha cuidado, não é você quem está perdendo o cisco em seu próprio olho.

Autor: Stan Smith, Fonte: LiveAsIf