Por que a Bíblia diz Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza?

Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Tiago 4:9

Parece contrastar com o restante da Bíblia o que escreveu o irmão de Jesus e um dos pilares da igreja primitiva. Tiago em sua carta está fazendo uma exortação aos judeus em geral que estavam dispersos.

Desde o início da carta enfatiza os seguintes pontos:

– Contendas entre a própria comunidade, originada provavelmente de egoísmo e inveja;
– Cobiça, Inveja e Guerras por motivos gananciosos;
– Preocupam-se com o que é carnal;
– Cometem adultério;
– São mais amigos do mundo do que amigos de Deus;

Tiago deixa claro para quem está direcionando o versículo no seu contexto imediato:

…Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Tiago 4:8

O versículo é direcionado aos pecadores que possuem a mente dividida entre o mundo e o Reino, para esses é necessário passar por um processo profundo de arrependimento, para que sua vida seja transformada e sua mente renovada.

É provável que os judeus ao qual Tiago se refere estavam se alegrando com o estado pecaminoso em que se encontravam, algo parecido ocorreu no Velho Testamento:

Vocês construíram um reservatório entre os dois muros para a água do açude velho, mas não olharam para aquele que fez estas coisas, nem deram atenção àquele que há muito as planejou. Naquele dia o Soberano, o Senhor dos Exércitos, os chamou para que chorassem e pranteassem, arrancassem os seus cabelos e usassem vestes de lamento. Mas, ao contrário, houve júbilo e alegria, abate de gado e matança de ovelhas, muita carne e muito vinho! E vocês diziam: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”. Isaías 22:11-13

Poderiam também estar agindo totalmente indiferentes em relação ao pecado e a Deus.

Purifiquem o coração

Se trata de uma mensagem muito importante e extremamente atual, isso porque são tempos em que grande parte das pessoas agem com indiferença em relação a Deus e também ao pecado, a pergunta que fica é, como pode alguém pecar deliberadamente, sabendo que aquilo é pecado e não se entristecer?

Essa é a indignação do autor, entristecer, se lamentar e chorar, deveria ser a atitude natural daquele que cometeu pecado, porém quando estamos distantes do Criador tendemos a agir com completa indiferença.

É por isso que ele inicia o versículo 8 dizendo:

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!… Tiago 4:8

Que possamos refletir sobre as verdades do evangelho e mudar radicalmente nosso viver.