Por que Deus entregou alguns a uma disposição mental reprovável?

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Romanos 1:28

desprezaram o conhecimento de Deus

Paulo está se referindo a pessoas que não apenas rejeitam a mensagem e o ensino dos evangelhos, mas possuem um sentimento de repulsa, praticando exatamente o contrário do que ela ensina.

O conhecimento de Deus é tido na Bíblia como algo de grande valor:

pois a sabedoria é mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. É mais preciosa do que rubis; nada do que você possa desejar se compara a ela. Provérbios 3:14,15

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1:8

Ele os entregou

Será que Deus propositalmente impede que alguns recebam a Salvação?

Não é esse o caso, em Romanos capítulo 1 do versículo 24 ao 28, a frase “os entregou” aparecem 3 vezes.

O contexto imediato desses versículo está em Romanos do 18 ao 23, onde Paulo se refere a pessoas que:

1 – Homens ímpios e injustos (vs 18);
2 – Que trocam a verdade pela injustiça (vs 18);
3 – Não reconhece Deus como o autor da criação (vs 19, 20);
4 – Conhecem Deus, mas não o trata como Deus (vs 21);
5 – Usam da “inteligência” para continuar com suas atitudes (vs 22);
6 – São idólatras (vs 23);

Podemos notar que tratam-se de pessoas que insistentemente recusam o ensino dos evangelhos e permanecem deliberadamente no pecado, dessa forma Deus os entrega, ou seja, permite que o homem sofra as consequências de suas próprias decisões, ou ainda, apenas confirma a inclinação pecaminosa do ser.

uma disposição mental reprovável

É a prática contrária de tudo aquilo que leva a direção da santidade, é o resultado do homem independente, totalmente sem Deus e sem a inclinação para as coisas de Deus.

Infelizmente esse é o retrato da sociedade dos dias atuais, a maldade tem se espalhado, as pessoas estão intolerantes, sem amor para com o próximo e sem amor para com Deus.

Paulo faz uma lista dos versículos 29 ao 31 das atitudes de uma pessoa nessas condições.

para praticarem o que não deviam

O versículo chave é o 32:

Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam. Romanos 1:32

Por insistirem no pecado, incentivar outras pessoas a praticarem, e rejeitarem completamente o chamado ao arrependimento, tais pessoas ou sociedade, se distanciam de tal forma de Deus que suas mentes ficam obscurecidas, ficando sedentas cada vez mais na prática do pecado.