Por que Deus enviará a operação do erro para que creiam na mentira?

E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 2 Tessalonicenses 2:11

Esse versículo também pode ser encontrado da seguinte forma: Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, 2 Tessalonicenses 2:11 – NVI

Operação do Erro

Para entendermos o por que dessa operação do erro, ou melhor traduzida como “poder sedutor” para que as pessoas creiam na mentira precisamos analisar os versículos próximos:

A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. 2 Tessalonicenses 2:9,10

e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:12

Fazendo uma análise do contexto fica muito claro que essa operação do erro, são para aqueles que rejeitaram o amor à verdade, e tiveram prazer na injustiça, podemos fazer um paralelo com o que Paulo disse em Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Portanto operação do erro é algo muito próximo do que Paulo descreve em 2 Timóteo 4:3 – Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Podemos dizer que operação do erro é todo falso ensino que não leve a pessoa para a verdade do evangelho, ou seja, falsos profetas, teorias ilusórias, religiões das mais diversas, e toda mentira que vemos por aí, muitas inclusive dentro da igreja.

Deus enviará

A maior dificuldade do versículo portanto não é apenas descobrir o que é essa “operação do erro”, ou “poderes sedutores”, isso fica muito claro, porém como um Deus amoroso pode enviar algo desse tipo para as pessoas?

Aqui podemos levantar 2 teorias plausíveis (1) Deus levando juízo sobre aqueles que recusaram a verdade do Evangelho e a Cristo deliberadamente. (2) Deus apenas permitindo as consequências da incredulidade dessas pessoas.

Na própria Palavra de Deus temos alguns exemplos como o Faraó, que manteve os hebreus escravos mesmo diante de tantas pragas, quando Moisés exortava o faraó para que ele liberasse o povo por diversas vezes a Bíblia diz que Faraó endureceu o seu coração, porém em determinado momento nos deparamos com o seguinte: Mas o Senhor endureceu o coração do faraó… Êxodo 9:12, ou seja, apenas reafirmando o desejo anterior do faraó.

Ao longo das Escrituras, Deus exorta as pessoas a aceitar a verdade. Mas quando as pessoas rejeitam e rejeitam diversas e diversas vezes deliberadamente a Sua mensagem, é possível que Deus permita que esses tenham uma mente iludida, reprovável. Isto é o que o Senhor diz sobre aqueles que optam por rejeitar a verdade: Assim diz o Senhor acerca deste povo: “Eles gostam muito de vaguear; não controlam os pés. Por isso o Senhor não os aceita; agora ele se lembrará da iniquidade deles e os castigará por causa dos seus pecados”. Jeremias 14:10