Por que Jesus disse para Orar em Secreto?

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:6

Orar Publicamente

Quando Jesus disse para os discípulos para orarem ao Pai que está em secreto, não significa que estava proibindo de orar publicamente. Ele mesmo já havia orado com os discípulos:

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; João 17:1

Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Lucas 10:21

Fariseu vs Publicano

Para melhor compreensão do texto, Jesus contou uma parábola em certa ocasião:

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.

O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:9-14

O Messias estava se referindo a intenção do coração, onde existe uma clara diferença em orar para os homens e orar para Deus, como alguém que sabe que é pecador e necessita desesperadamente da Graça do Senhor ou aquele que confia na sua própria “santidade”.

quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Mateus 6:5

Cristo chama isso de hipocrisia, porque não é verdadeiro, não é raro encontrar por aí orações de “línguas” ou não, extremamente “forçadas”, para que a pessoa “pareça” mais santa.

Jesus e a Oração

O Mestre enfatiza a necessidade de orar intimamente com Deus, é comum encontrarmos nas escrituras o Messias se retirando para um lugar isolado para orar onde nem mesmo os discípulos o acompanhava.

E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. Mateus 14:23

Há algumas coisas que você precisa dizer a Deus em privado que não deve ser dito em público. Há algumas coisas que não são da conta de ninguém. Quando Deus falou com Moisés, ele também estava só.

O fato é que precisamos desse momento de intimidade com Deus, sem distrações, com a quantidade de informações que possuímos atualmente é muito difícil “desligar” e focar nessa relação com o Senhor.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Hoje, então, entre no lugar privado de oração e receba de Deus os frutos que Ele tem para você.