Por que Jesus perguntou Você me Ama três vezes para Pedro?

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:15-17

Jesus usou essa oportunidade para encorajar e exortar Pedro sobre suas próximas responsabilidades e de certa forma, até para profetizar a maneira pela qual ele morreria.

O que mais Amava

Ao perguntar a Pedro, “Você me ama?”, Três vezes, Jesus enfatizava a importância do amor de Pedro e da obediência inabalável a seu Senhor, como necessário para o seu futuro ministério.

É importante notar que a primeira pergunta não é apenas se ele ama, mas se o amor dele é maior do que o dos outros discípulos. Provavelmente uma clara referência ao episódio em que Jesus profetiza que Pedro o negaria três vezes:

Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Mateus 26:33

Naquela ocasião Pedro afirmou categoricamente que amava ao Senhor, mais do que os outros, ironicamente, foi esse homem que acabou negando e reafirmando a negação ao Mestre.

Um Objetivo

Jesus começa por questionar Pedro sobre o Seu amor por Ele, e cada vez que Pedro responde afirmativamente, Jesus segue com o comando de Pedro cuidar das suas ovelhas.

Seu significado é que, se Pedro realmente ama seu Mestre, ele deve pastorear e cuidar daqueles que pertencem a Cristo. Suas palavras revelam o papel de Pedro como o líder da nova Igreja, o Corpo de Cristo lá em Jerusalém que seria responsável por espalhar o evangelho após a ascensão de Jesus ao céu.

Cristo não repete a pergunta três vezes para expor a Pedro ou constrangê-lo, mas para reafirmar a sua importância no Reino e que este amor, essa entrega, iria custar a sua vida, é provável que Pedro ao responder pela terceira vês já imaginava que isso lhe custaria a vida.

O Passado

É provável também que Jesus está sutilmente lembrando Pedro de suas três negativas. Não há dúvida de que essas recusas marcaram profundamente sua vida.

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente. Lucas 22:61,62

Agape / Phileo

Há também um contraste interessante quando se olha as palavras gregas para “amor” usadas em João 21:15-17.

As primeiras duas vezes que Jesus perguntou a Pedro “Você me ama?”, ele usou a palavra grega strong>agape, que se refere ao amor incondicional, de Deus para conosco.

As duas vezes, Pedro respondeu com “Sim, Senhor; você sabe que eu amo você “, usando a palavra grega phileo, que se refere mais a um tipo de amor fraternal / amizade.

Parece que Jesus está tentando fazer com que Pedro compreenda que ele deve amar Jesus incondicionalmente para ser o líder que Deus o está chamando para ser.

Na terceira vez, Jesus pergunta: “Você me ama?”, ele usa a palavra phileo, e Pedro responde de novo com “Senhor, você sabe de tudo; Você sabe que eu amo você “, novamente usando phileo.

O ponto nas diferentes palavras gregas para “amor” parece ser que Jesus estava movendo Pedro do amor phileo para o amor agape.

Este ponto é controverso porque provavelmente Pedro e Cristo não conversaram em grego e sim em Aramaico, então a pergunta que fica é, por que João inspirado pelo Espírito escreveu duas palavras diferentes para amor em grego?

Outro fator é de que nem sempre agape e phileo são utilizados como amor incondicional e amor fraternal, existem variações de seu uso em outros pontos da Bíblia.

Conclusão

Seja qual for o motivo da pergunta de três vezes “você me ama?”, Jesus estava mostrando a Pedro o quão importante seria o seu novo papel de cuidar do rebanho dos seguidores de Cristo.

Quando alguém nos exibe instruções repetidas vezes, rapidamente entendemos que é extremamente importante para nós atendê-los.

Jesus queria ter certeza de que Pedro entendia essa carga vital que ele estava recebendo dEle e a última razão para isso, segui-Lo e glorificar a Deus (João 21:19).