Por que os cristãos comem carne de porco se a Bíblia proíbe?

Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo. Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos. Levítico 11:7-8

Quando falamos de proibições do novo testamento, principalmente as mencionadas em Levítico é preciso entender as alianças que Deus fez com o homem e com a nação de Israel.

Antiga Aliança

As proibições que Deus deu contra comer carne de porco (Lev 11:7-8, Deut 14:8, Isa 65:4, Isa 66:17) eram uma parte das leis cerimoniais da Antiga Aliança.

Em suma, as leis cerimoniais foram dadas para simbolicamente purificar e limpar o povo de Deus. Elas apontavam para Jesus Cristo através dos quais agora somos limpos e purificados (A Nova Aliança).

Embora a ciência tenha nos mostrado que a carne de porco e os outros alimentos “impuros” que Deus proibiu são realmente insalubres, não são mais alimentos proibidos. Existem vários versículos no Novo Testamento que nos mostram isso.

Portanto as leis tinhas como principais objetivos proteger o povo de Deus fisicamente e limpar e purificar dos pecados por meio da obediência apontando para o sacrifício perfeito de Jesus Cristo.

Nova Aliança

Mais importante, o próprio Jesus declarou que todos os alimentos estavam limpos:

Será que vocês também não conseguem entender?, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado”. Ao dizer isto, Jesus declarou “puros” todos os alimentos. Marcos 7:18,19

Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Romanos 14:2,3

Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência, 1 Coríntios 10:25

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:16,17

Uma vez que Jesus Cristo se fez sacrifício perfeito, quando entramos nessa aliança um dos objetivos da velha aliança perde seu efeito principal, a purificação dos pecados, agora ela se dá através da fé em Jesus Cristo.

Conclusão

Deve notar-se que, enquanto o homem, aparentemente, não comeu carne antes do dilúvio (Gn 1:29-30), Deus permitiu que o homem comesse “todo tipo de carne” após o dilúvio (Gen 9:2-4).

Deus não proibiu comer qualquer tipo de carne até que a lei fosse dada centenas de anos depois.

A Bíblia nos diz que, nos tempos finais, haverá um aumento daqueles que ordenam aos outros “abster-se das carnes que Deus criou”.

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças 1 Timóteo 4:1-4

A razão pela qual certas religiões, como o judaísmo e o islamismo, proíbem o consumo de carne de porco e outros alimentos “impuros” é porque eles não aceitam que Jesus purifica todos os que confiam nele com o sangue derramado na cruz.