Por que os evangélicos não acreditam em Maria?

Não atribuir louvores a Maria é uma razão pela qual os evangélicos são questionados.

Pois bem, vamos analisar alguns pontos que podemos tentar entender o motivo pelo qual não adoram nem honram Maria, mas atribui a ela o devido respeito, falo de modo não generalizado, pois como em todo seguimento existem aqueles que não se comportam de maneira educada.

Maria foi uma mulher muito especial aos olhos de Deus, quizera nós sermos tão bem aventurada como ela.

Foi aquela que agradou a Deus em todos os aspectos, que fez com que Ele a escolhesse entre tantas outras para ser a primeira a sentir o grande Amor por aquele que nos amou primeiro.

Até mesmo Isabel, que também foi abençoada por Deus e concebeu, mesmo sendo estéril e de idade já avançada, reconheceu que Maria foi agraciada aos olhos de Deus e exclamou ao vê-la: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre” – Lc 1.42. “E de onde me provém que me venha visitar a mãe do MEU SENHOR?” Lc 1: 43. Diante desta exclamação de Isabel podemos também perceber que ela já sabia que Maria era a Mãe do salvador, Senhor Jesus.

O privilégio que Maria teve é único. Nunca em todo o tempo ela será esquecida, e trará o galardão único de ter sido o vaso que Deus usou para cumprir tão magnífico e nobre propósito.

Agora quando se fala em louvor, glória e adoração se referindo a Maria, isso não acontece nas igrejas evangélicas, devido ao entendimento que somente Deus é digno de toda louvor e adoração, “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” – Mt 4.10.

Na sagrada escritura não encontramos onde possamos embasar que devemos adorar ou venerar Maria. Somente percebemos que ela foi sim agraciada, uma serva obediente a Deus, como ela mesma se reconheceu quando Deus enviou o anjo Gabriel para lhe dar a boa notícia, “Disse então Maria: Eis aqui a SERVA do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.” Lucas 1:38. Até mesmo ela se fez pequena, se intitulando serva de DEUS, porque sabia que somente ele é digno de toda honra.

O título do tema em questão,  não é algo verdadeiro. Os evangélicos acreditam sim em Maria, acreditam que ela existiu que foi a Mãe de Jesus, que foi aquela que agradou a Deus de forma que o fez querer que seu filho viesse ao mundo pelo seu ventre. O que nossos irmãos evangélicos não acreditam é que ela possa fazer algum milagre, ou que seja correto adorá-la.

Nas bodas de Caná na Galiléia onde ocorreu o primeiro milagre de Jesus, Maria estava presente, foram ver com ela e disse que não tinha mais vinho qual foi a sua reação?  Ela foi até Jesus para que ele fizesse o milagre. “E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser”. João 2:3-5. Ela disse isso aos serventes porque sabia que ele era o único que era capaz de fazer algo por eles. Ela nunca quis ser adorada, na bíblia ela nunca é citada como uma deusa ou algo semelhante, mas apenas uma serva obediente de Deus.

Outro ponto questionado pelos evangélicos é quando se afirma que Maria é intercessora junto a Deus. A luz da palavra, o próprio Jesus afirma que ninguém vem ao pai se não por Ele, “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14: 6

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” – 1ª Tm 2.5.

Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” – Rm 8.34.

“MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” – 1ª Jo 2.1.

Acredita se apenas naquilo que está na bíblia é nada mais, além disso. Eis o motivo de não a ter como intercessora, devido não ser citada na palavra como tal.

Maria nasceu, viveu, serviu a Deus de maneira grandiosa, e como todos nós iremos morrer, ela também morreu.Se Maria tivesse ressuscitado e estivesse a direita de Deus, isso seria certamente registrado na bíblia, assim como todos os fatos marcantes foram deixados.

Tudo que se diz além do que esta na bíblia é apenas tradições, algumas até tirando de Deus a sua devida Glória e a repassando a outros, que assim como Maria foram servos de Deus e aguardam o grande dia de sua volta.

“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.9-14). Com isso percebemos que depois que Jesus subiu para céu Maria ainda permaneceu na terra.

Com toda certeza Maria terá seu galardão no céu quando Jesus vier e julgar todos conforme seus atos. Mas todo louvor, honra e Glória somente a Deus. E intercessor e advogado fiel é somente Jesus Cristo de Nazaré.

Juliana Moreira de Araújo Silva

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *