Por que os ímpios parecem mais felizes que os cristãos?

Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas riquezas. Salmos 73:12

Se você é cristão de longa data é possível que já tenha ouvido alguém reclamar de que os ímpios parecem prosperar ou passar por menos dificuldades do que os cristãos. Bom você não está sozinho, na verdade a própria Bíblia revela essa “aparente alegria” dos ímpios.

Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios. Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Salmos 73:3-6

Você não acha que os cristãos devem ser as pessoas mais alegres do planeta? Por que os redimidos não se parecem mais com o Redentor?

Alegria bíblica

A palavra hebraica para alegria é uma palavra interessante. Ela vem da palavra hebraica “simchah” e pode significar “alegria, prazer”, como ter “a alegria de Deus”, mas outra palavra hebraica é usada para uma alegria totalmente diferente, e é a palavra hebraica “sasown” e significa “alegria, exultação”. Isso é muito mais forte do que ter prazer.

Os antigos israelitas tiveram seus momentos em que até se alegravam (“sasown”) diante de Deus, e se alegraram e exaltaram o Senhor por tudo o que tinha feito. No Novo Testamento, descobrimos que a palavra grega traduzida em alegria é “chara”, e significa “alegria, alegria” ou “uma ocasião para alegria”.

A alegria que o apóstolo Paulo escreve é ​​na verdade parte do fruto do Espírito (Gal 5:22). Jesus estava prestes a ir à cruz e depois retornar ao Pai, mas os discípulos sentiram um pouco como órfãos, e assim Jesus lhes disse:

Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria. João 16:22

É a mesma palavra grega. Eles serão esmagados, pensando que a morte de Jesus acabou com todas as suas esperanças, mas sua tristeza se transformará em alegria quando vêem o Cristo ressuscitado (e eles viram!).

A alegria bíblica é a alegria do Senhor. A alegria de saber que Ele está voltando para nós. A alegria que vem no reino quando toda tristeza acabar (Rom 21:4).

Na verdade, quanto mais você lê a Bíblia, mais você deve ser cheio de alegria! Quando você pensa em alegria, pense em:

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

A força na alegria

Eu acho que todos os cristãos deveriam ser as pessoas mais alegres do planeta, mas por que não estamos? O Livro de Neemias diz: “A alegria do Senhor é a sua força” (Ne 8:10c).

A alegria do Senhor pode carregá-lo mesmo em meio as dores do mundo, porque lhe dá a força para suportar. Podemos nos alegrar mesmo as dificuldades que estão à nossa frente, tal como Jesus fez.

Quando os muros de Jerusalém foram restaurados, o povo celebrou: “E eles ofereceram grandes sacrifícios naquele dia e se alegraram, porque Deus os fez se alegrar com grande alegria; As mulheres e as crianças também se alegraram. E a alegria de Jerusalém foi ouvida longe ” (Ne 12:43).

Isso significa que a alegria deve ser ouvida, não apenas sentida:

Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus. Que o Senhor atenda todos os teus pedidos! Salmos 20:5

Onde está a alegria?

Muitos cristãos ficaram tão atolados com os problemas do dia a dia (eu também!) que sua alegria escapou como fumaça. Lembro-me de Jonathan Edwards, o poderoso pregador da América colonial, foi falsamente acusado e expulso da igreja, mas Edwards nunca perdeu a alegria.

Isso porque sua alegria não se baseou em circunstâncias … foi baseado em Cristo. Ele nunca correu o risco de perder a alegria por algo que aconteceu (mesmo que fosse injusto e de fato era).

Ele não permitiu que as circunstâncias roubassem sua alegria porque não dependia de circunstâncias atenuantes. Um fato importante é que, se vivemos em pecado, não teremos a mesma alegria de que Jesus falou.

Não podemos ser crentes e viver no pecado e ainda ser alegres. Isso porque a maioria dos crentes que vivem no pecado são miseráveis.

Versos como: Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? João 11:25,26

Nossa esperança não é nada menos do que Jesus Cristo. Essa é a âncora da nossa esperança e da glória que vem para todos os que confiaram em Cristo.

Conclusão

Embora os ímpios muitas vezes parecem ter mais alegria ou uma vida mais próspera do que muitos cristãos, o fato é que a verdadeira alegria não está baseada nas conquistas desse mundo.

O Salmista deixa uma mensagem impressionante:

Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim, até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios. Salmos 73:16,17

A mesma dificuldade que milhares de cristãos procuram entender hoje foi a mesma dificuldade do Salmista, mas até que Ele pode contemplar a santidade, a verdadeira alegria da salvação, então tudo fez sentido para ele.