Qual era o jugo que nem os discípulos nem seus pais podiam suportar?

Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, impondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? Atos 15:10

Podemos compreender do que se trata esse jugo pelo contexto imediato.

A Lei

Os discípulos foram a Jerusalém resolver a seguinte questão: – Os gentios precisavam ser circuncidados e guardar a lei de Moisés para serem salvos?

Isso é o que Pedro falou imediatamente depois de falar deste pesado jugo:

Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. Atos 15:11

Os escribas e fariseus determinavam que a salvação deveria ser “obtida” pelo cumprimento da tradição ritualística e da lei, o que era um fardo pesado.

O problema não era a Lei (10 Mandamentos) em sí, mas todo o ritual envolvido desde a circuncisão, ofertas e sacrifícios.

Tentar a Deus

Se Deus já havia aceitado os gentios sem a necessidade de se cumprir os ritos da Lei, impor essa carga pesada aos gentios seria provocar o Senhor a ira.

A pressão para que os gentios cumprissem esses ritos era tão grande que Paulo relata:

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Ouçam bem o que eu, Paulo, lhes digo: Caso se deixem circuncidar, Cristo de nada lhes servirá.

Paulo exorta-os a não cumprir os ritos da velha aliança, pois dessa forma estariam invalidando o sacrifício do Senhor, ou seja, seria uma fé vã.

Conclusão

O jugo que nem os discípulos nem seus pais podiam suportar era a Lei com todos os rituais e a tradição judaica.

Nos dias atuais muitos líderes de ministérios estão procurando colocar um jugo pesado sobre o povo.

Alguns querem incluir ritos judaicos dentro das igrejas e outros querem colocar uma carga financeira, porém devemos sempre ter em mente o que Paulo falou aos Gálatas: “Cristo de nada lhes servirá”.