Qual o Significado da Parábola da Dracma Perdida?

A parábola da dracma perdida indica claramente a verdadeira atitude de Deus para com os pecadores.

Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. Lucas 15:8-10

O que é uma Dracma

O termo dracma designa uma moeda grega que equivale ao denário romano, que era equivalente a um dia de salário de um trabalhador agrícola, e que quando se considera que aquela mulher tinha somente dez moedas, tratava-se de uma perda significativa;

Na ilustração, o pecador é comparado a uma moeda valiosa que foi perdida. A mulher não toma uma atitude negligente em relação a a posse perdida. Não. Primeiro, ela acende uma lâmpada, necessariamente gastando óleo, para que ela possa ver claramente. Em seguida, em vez de simplesmente olhar por cima, ela usa ferramentas para procurar em lugares que poderiam ser inacessíveis para ela. Acima de tudo, ela procura cuidadosamente. Não há nenhum indício de indiferença, única diligência. Esta moeda foi valiosa; ela deve encontrá-la a qualquer custo.

Jesus queria que os líderes religiosos entendessem como Ele se sentia sobre aqueles que foram perdidos. Quando estamos perdidos no pecado, estamos longe de Deus. Deus nos desejou tanto que Ele tomou a ação final; Ele ofereceu seu filho como um cordeiro sacrificial. Ele fez isso para limpar o pecador e restaurá-lo para si mesmo. Ele iria realizar o que fosse necessário para resgatar a sua criação.

A parábola da dracma perdida indica a missão do Filho. Jesus veio para ser a luz do mundo; “A verdadeira luz que ilumina a todo homem. . . “(João 1: 9). Cada pecador é especial para Deus; há alegria no céu por “cada um” que se arrepende. A mulher procurou com cuidado, não querendo deixar ao acaso que sua moeda não pudesse ser recuperada.

A parábola da moeda perdida também nos dá um vislumbre do que em que o Senhor se agrada. Nesta parábola, uma vez que a mulher encontrou sua moeda, ela chama as amigas e vizinhas, a fim de compartilhar a boa notícia. Quando um pecador é restaurado à comunhão com Deus, é um motivo de alegria. Este é todo o plano de salvação; é por isso que Cristo veio. Esta é a esplêndida, maravilhosa e gloriosa história do universo. Deus procura os pecadores e se alegra quando eles são encontrados. “. . .Ele É longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento “(2 Pedro 3:9).