Quando alguém busca a Glória dos Homens

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Mateus 6:1

A sociedade é capaz de reconhecer sempre que os ricos estabelecem uma base para o bem de doações de caridade. Essas pessoas são louvadas por sua generosidade e bom trabalho em dar aos necessitados.

Mais frequentemente do que não, essas pessoas procuram essa publicidade, querendo que saibamos quão caridosos e generosos eles realmente são.

O mundo persegue os elogios dos homens, mas o povo de Deus não deve fazer o mesmo. De fato, se praticamos a justiça pelos elogios de outras pessoas, Jesus nos diz que não temos recompensa de nosso Pai Celestial (Mateus 6:1).

Ele aplica este princípio geral aos três principais atos de piedade judaica – esmola, oração e jejum.

Nosso Salvador nos adverte contra tocar a trombeta quando damos. Em Seu próprio contexto Ele pode estar se referindo ao sopro sacerdotal do shofar (uma trombeta de chifre de carneiro) sempre que há uma grande necessidade na comunidade.

Quando isso aconteceu em Seu dia, houve muitas vezes uma exibição ostentatória de homens fechando a loja e correndo em direção ao templo para serem os primeiros a responder ao chamado.

Caixas de coleção em forma de trombeta onde o dinheiro poderia ser depositado para ajudar os pobres estavam presentes no templo no primeiro século dC, e estes também podem ser a base para a analogia de Cristo nos versículos 2-4.

As moedas jogadas nestas caixas poderiam fazer um barulho alto, anunciando que um grande presente foi dado. Em todo caso, o ponto do nosso Senhor é bastante claro: não dê para receber louvor dos homens.

Como observa Matthew Henry em seu comentário, Jesus não ensina que é sempre “ilegal dar esmolas quando os homens nos vêem”. Às vezes, a única maneira de ajudar os outros é na frente de outras pessoas.

Em concordância com a justiça perfeita que Jesus descreveu em Mateus 5, João Crisóstomo nos lembra que Cristo “não está se concentrando simplesmente no ato exterior feito, mas na intenção interior” (Homilias sobre o Evangelho de São Mateus , 19.2).

Assim como sob a antiga aliança (Deuteronômio 15:11), Jesus assume que daremos aos pobres, e isso deve ser feito na esperança de uma recompensa de Deus, não de outros (Mateus 6:4b).

Façamos tudo o que pudermos para ajudar ao nosso próximo, mas com o objetivo de cuidar e se importar com o próximo.

Fonte: TABLETALK DEVOTIONS WITH R.C. SPROUL