Quem realmente são os filhos de Deus?

Não é incomum ouvir pessoas de diferentes religiões afirmarem que todos nós adoramos o mesmo Deus. Ao mesmo tempo, muitas dessas mesmas pessoas vão fazer a alegação de que somos todos filhos de Deus. Considerando o que a Bíblia ensina, quem são os filhos de Deus? Um estudo bíblico curto irá fornecer essa resposta.

O que torna os nossos filhos diferente dos outros?

Não é segredo que os nossos filhos biológicos são considerados nossos descendentes. Eles normalmente se parecem com a gente e, bem ou mal, eles costumam crescer com atitudes semelhantes as nossas. Dito isto, os nossos filhos, tanto biológicos como adotados, aprendem muitas coisas de nós. Portanto, é importante que considere cuidadosamente o que ensinar e o que esperar deles em palavras e atos.

A maioria das pessoas colocam o nome de seus filhos com pelo menos um primeiro nome e um nome de família. O primeiro nome é normalmente aquele que é usado para se referir a criança no dia-a-dia. Algumas culturas podem variar no uso do nome de família, mas o ponto é que as crianças serão conhecidas ou associadas com o seu nome de família. Da mesma forma, o nome da família pode influenciar positivamente ou negativamente os nossos filhos.

Combinados esses fatores, tais como o nome, biologia, comportamentos e até mesmo a aparência é o que faz nossos filhos exclusivamente nosso, e diferente dos outros.

Quem são os Filhos de Deus? O que torna filhos de Deus diferente dos outros?

A resposta a esta pergunta supõe que há pessoas que não são filhos de Deus. Se somos todos filhos de Deus, então é de se esperar que haveria alguns fatores comuns que todos nós possuímos também. Por exemplo, quando se trata de nosso nome, podemos reivindicar o nome de Jesus Cristo e nos considerarmos cristãos (João 20:31; Atos 4:10; Atos 11:26; 1 Coríntios 06:11; Filipenses 2:10 ; Colossenses 3.17: 1 Tessalonicenses 1:12; 1 Pedro 4:16)?

Como filhos de Deus, nos é dado um novo nome. Espiritualmente falando, nós vencemos o mundo pela nossa fé em Cristo (1 João 5: 4-5). Quando vencemos pela fé em Cristo, a Bíblia nos diz que nos é dado um novo nome de Deus (Apocalipse 3:12).

Quando se trata de biologia, temos nascido de novo na família de Deus? Será que temos a semente de Deus em nós? Em outras palavras, é o Espírito Santo / Cristo em nós (João 14: 15-20; Romanos 4, Romanos 9: 6-13; 1 Coríntios 15: 35-50; Gálatas 3: 16-29; 1 Pedro 1:23 ; 1 João 3: 9)? E, se Cristo está em nós, não nos comportamos como Cristo? Em outras palavras, quando as pessoas olham para nós, elas enxergam qualquer semelhança com Cristo, o Filho do Pai?

Eles devem ver semelhança com Cristo, porque a Bíblia nos ensina que Cristo é o nosso exemplo (1 Pedro 2: 21-23).
Quando seguimos o exemplo de Cristo, como nossos pais terrenos, ele influencia nossos corações e mentes, o que nos permite ser conformados à Sua imagem e tornar-se mais semelhante a Ele. Deus pretende que isto ocorra com seus filhos, para serem conformes à imagem de seu Filho, Jesus (Romanos 8: 26-29). Como filhos de Deus, espera-se que aprender a viver a nossa vida pelo que Deus espera de nós. Estudar a Palavra de Deus é como nós aprendemos a viver nossas vidas para que nós nos encontramos com a aprovação de Deus (2 Timóteo 2:15).

O que faz de alguém um filho de Deus?

Algumas pessoas podem olhar e agir como um filho de Deus, mas o que os torna um filho de Deus é diferente do que a maioria das pessoas acredita. A Bíblia nos diz sobre ser um filho de Deus em Gálatas 3:26 – Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Vemos que é a fé em Jesus Cristo que nos torna filhos de Deus. Deus nos diz que quando temos fé em Jesus Cristo, nós também nos tornamos os filhos de Abraão. Como os filhos de Deus e Abraão, somos herdeiros das promessas que Deus fez a Abraão e seus filhos (Gálatas 3: 6-9, Gálatas 3: 29-4: 6). A Bíblia diz que todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus (1 João 5: 1). Se nascemos de Deus (nascido de novo), então isso faz de Deus nosso Pai (1 Tessalonicenses 1: 1-3) e nós somos Seus filhos como filhos e filhas (1 João 3: 1).

Como é que vamos saber quem são e não são filhos de Deus?

Encontramos a resposta para isso em 1 João 3:10 – “Nisto os filhos de Deus são manifestos, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.” De acordo com neste verso, as pessoas descritas como “quem não pratica a justiça” não são de Deus. Por outro lado, os crentes são aqueles que fazem justiça. A Bíblia nos diz que a justiça não é por causa de tudo o que fazemos, é por causa do que Deus faz.

A justiça é contabilizada para os crentes pela graça de Deus através da nossa fé em Cristo, não nossas obras de justiça (Romanos 4: 3-6; Efésios 2: 8-9; Tito 3: 5). No entanto, obras de justiça são aquelas coisas que devemos fazer, como amar nosso irmão, para agradar a Deus (Romanos 12: 1-2). Com estas coisas em mente, aqueles que não são filhos de Deus são identificados por sua falta de crença no que Deus disse sobre Jesus ser o Cristo (1 João 5: 9-12, João 3:36).

Isto é ainda mais evidente nos seguintes versos:

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai. (Mas) aquele que confessa o Filho tem também o Pai “(1 João 2: 22-23)

“Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual tendes ouvido que havia de vir; . E até agora já está no mundo “(1 João 4: 2-3)

“Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este é o enganador e o anticristo “(2 João 1: 7)

Simplesmente afirmou, aqueles que acreditam que Jesus é o Cristo é nascido de novo como filhos de Deus. Aqueles que não crêem que Jesus é o Cristo não nasceu de novo como filhos de Deus. Se eles não são filhos de Deus, então são filhos de quem? Do diabo de acordo com 1 João 3:10 como acabamos de ler acima. Isso é reforçado pelo fato de que eles não acreditam que Jesus morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados (João 3:16). Eles não acreditam que seus pecados condenaram-los para o inferno (Romanos 6:23). E, sua condição não arrependida deixa sem esperança, porque eles são enganados (1 Coríntios 15: 12-20; 2 Coríntios 4: 3-6). Portanto, não somos todos filhos de Deus.

Conclusão

Pessoas de diferentes religiões geralmente afirmam que todos nós adoramos o mesmo Deus e que somos todos filhos de Deus. Isso é porque eles não entendem que a Bíblia diz que somente aqueles que têm fé em Cristo são os filhos de Deus. Aqueles que rejeitam a Cristo são descritos como sendo os filhos do diabo. Portanto, não somos todos filhos de Deus.