Todas as pessoas são filhos de Deus?

Por que existem pessoas que pensam que são filhos de Deus e outros que não são? Não é fato que todos os seres humanos são filhos de Deus?

Esta é uma preocupação que muitos expressam. Existe uma resposta bíblica legítima?

Em primeiro lugar, não é prerrogativa do homem determinar arbitrariamente quem é ou não é filho de Deus. O próprio Senhor decide isso, e ninguém pode tirar conclusões sobre essa questão, independentemente do que as escrituras indicam.

Paulo declarou que “o Senhor conhece os que são dele” (2 Timóteo 2:19), e isso sugere que alguns não são dele.

Ninguém, remotamente familiarizado com o ensino da Bíblia, afirmaria que todas as pessoas são “filhos de Deus” no sentido mais nobre desse termo, isto é, no sentido redentor. As escrituras contradizem repetidamente essa noção.

Observe, por exemplo, que, apesar de a nação judaica ter sido escolhida pelo Senhor como povo para sua própria posse (Deuteronômio 7:6), no entanto, Jeová advertiu que se eles se desviassem de sua lei, desinteressaria-os (ver Números 14:12).

Eventualmente, o Senhor diria ao arrogante e adorador reino do norte de Israel, “você não é meu povo, e não serei seu Deus” (Oséias 1:9).

Ao dirigir-se a certos judeus, que reivindicaram uma relação especial com Jeová simplesmente porque eram “da semente de Abraão” (João 8:33), Cristo respondeu:

“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44)

Em seguida, considere isso. Quando Paulo foi oposto por um feiticeiro perverso na ilha de Chipre, ele, sob a orientação do Espírito Santo, dirigiu-se assim:

Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? Atos 13:10

É claro que o apóstolo inspirado não considerou Elimas como um “filho de Deus” no exaltado senso dessa expressão.

É importante que as pessoas honestas reconheçam que a Inspiração faz uma distinção marcante entre aqueles que estão em um relacionamento espiritual com o Pai e aqueles que ficam distantes dele. Paulo escreveu:

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. 2 Coríntios 6:14-16

Filhos pela Criação

Em um quadro mais amplo de referência, no entanto, todos os seres humanos são vistos como pertencentes a Deus.

Primeiro, Deus é o “Pai” de todos em virtude do fato de ele ser o Criador da família humana. A humanidade foi formada em sua própria imagem (Gênesis 1:26-27), e ele exerce soberania sobre todos.

Através de seu porta-voz, o profeta Ezequiel, o Senhor declarou:

Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá. Ezequiel 18:4

Jeová “possui” toda pessoa nesta terra, e eles são seus para abençoar ou punir, dependendo de como eles respondem a sua vontade.

Aqui está um verso interessante. Em um discurso magistral aos pseudo-intelectuais da antiga Atenas, Paulo proclamou que Deus criou o mundo e todas as coisas nele contidas. Ele anunciou posteriormente que nele [Deus] vivemos, movemos e temos nossa própria existência.

Então, com um argumento ad hominem convincente (apelando a um escritor grego para reforçar seu ponto), ele diz: “nós também somos sua prole” (Atos 17:28).

O fato de os gregos compartilharem com Paulo uma “prole” comum que resultou do Criador, não anulou o fato de que eles estavam em erro. Eles estavam tentando adorar um deus do qual eles não conheciam nada, mas que eles precisavam desesperadamente conhecer e obedecer.

Filhos Potenciais

O profeta Oséias, falando em nome do Senhor, disse uma vez:

E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus! Oséias 2:23

Enquanto o contexto original tem a ver com os judeus desalojados no exílio, Paulo aplica o princípio à conversão dos gentios por meio do evangelho (Romanos 9:25).

O objetivo é isso. Aqueles que não eram o povo de Deus (no sentido dos judeus), por antecipação foram referidos como seu povo. Este é um conceito importante para entender.

Há classe de pessoas – aquelas com corações honestos e bons – que, embora ainda não sejam filhos de Deus na realidade, são potenciais. Esse tipo de pessoa é representada pelo homem que apareceu na visão de Paulo; Ele invoca: “Venha para a Macedônia e ajude-nos” (Atos 16:9).

Considere a declaração do Senhor durante seu ministério pessoal. Referindo-se a gentios devotos que eventualmente entrariam em sua dobra, o Salvador disse:

Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10:16

A história demonstrou a precisão da profecia do Salvador.

Ou refletir sobre o incidente que ocorreu quando Paulo estava em Corinto. Enquanto o apóstolo tremia diante da perseguição intensa, o Senhor falou palavras de conforto para o apóstolo, que concluiu com esta proclamação profética: Porque tenho muita gente nesta cidade. Atos 18:10

Cristo falou sobre aquelas almas piedosas que ainda seriam colhidas nesta grande cidade. Eles eram o seu povo em perspectiva.

Em Apocalipse 18, uma voz do céu chamou a aqueles que eram cativos de “Babilônia” (um símbolo de uma força religiosa perversa). O apelo foi:

Saiam dela, vocês, povo meu, para que vocês não participem dos seus pecados, para que as pragas que vão cair sobre ela não os atinjam! Apocalipse 18:4

Embora a referência poderia ser para os filhos genuínos de Deus que haviam entrado no cativeiro da apostasia religiosa, parece muito provável que pessoas potenciais de Deus estejam à vista.

Pode ser uma alusão àqueles que, com o tempo, veriam a beleza do cristianismo prístino, livre das inovações modernas (1 Reis 12:25) e que abandonaria o sectarismo religioso a pedido do evangelho do primeiro século.

Filhos recém-nascidos de Deus

O sentido mais rico e completo da expressão “filhos de Deus” é o que corresponde à fórmula do “novo nascimento” estabelecida durante a conversa do Senhor com Nicodemos e complementada em outros lugares no Novo Testamento (ver Gálatas 3:26-27).

Não é nossa intenção discutir os componentes do processo de conversão que é retratado figurativamente como “nascido de novo” em João 3:3.

Devemos ressaltar, no entanto, que a frase “você deve nascer de novo” (João 3:7), estabelece uma obrigação clara de entrar em uma nova relação familiar.

É pelas condições associadas a esse “nascimento” simbólico que se recebe o perdão e é admitido na família espiritual de Deus (ver Efésios 2:19; 1 Timóteo 3:15). Como Paulo expressou o assunto em uma de suas epístolas posteriores:

Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Tito 3:5

Aqueles que não são “filhos de Deus” neste sentido regenerativo, não são filhos de Deus da maneira mais crucial de todos.

Não basta ser apenas uma “descendência” de Deus pela criação , nem a validade máxima é apenas um potencial crente. Em vez disso, é necessário submeter-se à vontade de Deus, obedecendo ao Salvador (Hebreus 5:9) para ser filho de Deus no sentido redentor.

Toda alma deve ponderar mais a sério esse assunto.

Fonte: Christian Courier