Estudo de Salmos 118:25 – Comentado e Explicado

Senhor, dai-nos a salvação; dai-nos a prosperidade, ó Senhor!
Salmos 118:25

Comentário de Albert Barnes

Salve agora, peço-te, ó Senhor … – A palavra salvar aqui parece ser usada no sentido geral de implorar a interposição e misericórdia divinas. É uma parte da palavra que no Novo Testamento é traduzida como “Hosana” – exceto agora Mateus 21: 9 – e é a linguagem que as multidões empregaram quando seguiram o Salvador enquanto ele passava do Monte das Oliveiras para Jerusalém. A linguagem que eles usaram naquela ocasião foi emprestada deste salmo e era eminentemente apropriada para a ocasião – “Hosana – bendito seja aquele que vem em nome do Senhor”; mas o fato de que foi assim empregado não prova que o salmo tinha uma referência original ao Messias. O idioma não era improvável em festivais de alto nível e seria empregado naturalmente quando o Messias chegasse.

Envie agora prosperidade – dê sucesso; seja favorável. Deus interpôs, e agora a oração é, para que possa haver prosperidade contínua e ininterrupta; que, quando a maré começou a virar a favor do salmista, ela não pôde mais recuar; que as calamidades e desgraças que ele experimentou podem não se repetir. Isso foi omitido nas aclamações da multidão que compareceu ao Salvador Mateus 21: 9 ; mas é eminentemente uma oração apropriada a ser usada em conexão com sua vinda – desde sua vinda, seja ao mundo, a um indivíduo, a uma igreja ou a uma comunidade, traz o mais alto tipo de “prosperidade” em seu caminho.

Comentário de E.W. Bullinger

Salve agora, & c. Hebraico “Hosana” = Salve, eu rezo. Não é uma partícula de tempo , mas de súplica (como em Eclesiastes 12: 1 ). Repetido quatro vezes para enfatizar. Literalmente “Peço-te, Jeová; salva; peço-te; peço-te, ó Jeová”.

Comentário de Adam Clarke

Salve agora, peço-te – Essas palavras foram cantadas pelos judeus na festa dos tabernáculos, quando carregavam galhos verdes nas mãos; e do ?? ?????? hoshiah nna , temos a palavra hosana. Isso foi cantado pelas crianças judias quando Cristo fez sua entrada pública em Jerusalém. Ver Mateus 21: 9 ; (nota) e veja a nota lá, na qual a palavra e a circunstância são explicadas.

Comentário de John Calvin

25 Peço-te, ó Jeová! salve-me Como o termo ?? , na, em hebraico, é freqüentemente usado como advérbio de tempo, poucos o representam, neste lugar, agora: Salve, eu te suplico agora. Também é freqüentemente usado na forma de perguntar, e esse é o significado que atribuo a ele, e que concorda muito bem com essa passagem; pois estou convencido de que o Espírito Santo, ao repetir a mesma frase, designado, pela boca do profeta, a despertar e estimular os fiéis a grande fervor e fervor na oração. Se alguém preferir uma interpretação diferente, não será difícil prevalecer sobre mim. Uma coisa é clara: existe aqui uma forma de oração prescrita ao povo escolhido, para buscar prosperidade no reino de Davi, do qual dependia a segurança comum de todos. Nessas palavras, também, ele protestou dizendo que detinha seu reino pela legação divina e, portanto, aqueles que não concordariam em desejar prosperidade ao seu reinado eram indignos de ocupar um lugar na Igreja.

No versículo seguinte, um pedido específico é subordinado, que os fiéis devem atender; ou seja, que, como Deus assim designou Davi para ser o ministro de sua graça, ele também o abençoaria. Dizem que eles vêm em nome do Senhor, a quem Deus emprega para o bem-estar de sua Igreja – como profetas e mestres. , a quem ele levanta para reunir sua Igreja; e generais e governadores, a quem ele instrui por seu Espírito. Mas como Davi era um tipo de Cristo, seu caso era peculiar; sendo a vontade de Deus que seu povo habite sob ele e seus sucessores até o advento de Cristo. A cláusula , bem-aventurado aquele que vem, pode ser vista como uma forma de parabéns; mas, vendo que a bênção dos sacerdotes é imediatamente anexada, estou disposto a acreditar que o povo desejava a graça e o favor de Davi Deus. Para induzi-los a apresentar esta petição com mais entusiasmo e, assim, ser encorajados a receber o rei a quem Deus os designou, essa promessa é adicionada à pessoa dos sacerdotes: Nós os abençoamos fora da casa do Senhor.

Eles falam dessa maneira de acordo com a natureza de seu ofício, que lhes impunha o dever de abençoar o povo, como aparece em várias passagens nos livros de Moisés, e particularmente em Números 6:23 . Não é sem razão que eles conectam o bem-estar da Igreja com a prosperidade do reino, sendo seu desejo rejeitar a sugestão e representar que a segurança do povo permaneceria enquanto esse reino continuasse a florescer, e que todos participariam das bênçãos que seriam conferidas a seu rei, por causa da conexão indissolúvel que existe entre a cabeça e os membros. Sabendo, como sabemos agora, que quando Davi foi constituído rei, o fundamento daquele reino eterno, que finalmente se manifestou no advento de Cristo, foi então posto, e que o trono temporal sobre o qual os descendentes de Davi foram colocados era um tipo de reino eterno dado a Cristo por Deus seu Pai, pelo qual ele obteve todo o poder, tanto no céu como na terra, não há dúvida de que o profeta pede aos fiéis que orem fervorosamente e constantemente pela prosperidade e progresso deste reino espiritual; pois cabia aos que viviam durante a dispensação sombria orar por David e seus sucessores; mas depois que toda a grandeza daquele reino foi derrubada, coube a eles implorar com mais fervor que Deus, em cumprimento de sua promessa, a restabelecesse. Em resumo, tudo o que aqui é declarado corretamente se refere à pessoa de Cristo; e aquilo que foi vagamente adumbrado em Davi foi brilhantemente representado e realizado em Cristo. A eleição de David foi secreta; e depois que ele foi ungido por Samuel para ser rei, ele foi rejeitado por Saul e por todos os chefes do povo, e todos o odiaram como se ele fosse uma pessoa que merecia cem mortes. Assim desfigurado e desonrado, ele não parecia ser uma pedra adequada para ocupar um lugar no edifício. Semelhante a isso foi o começo do reino de Cristo, que, sendo enviado por seu Pai para a redenção da Igreja, não só foi desprezado pelo mundo, mas também odiado e execrado, tanto pelas pessoas comuns como pelos dignitários da Igreja. Igreja.

Mas pode-se perguntar: como o profeta designa os mestres-construtores que, longe de desejar a proteção da Igreja, visam nada mais do que a demolição de toda a estrutura? Sabemos, por exemplo, com que veemência os escribas e sacerdotes, no tempo de Cristo, trabalharam para subverter toda a verdadeira piedade. A resposta não é difícil. Davi se refere unicamente ao cargo que eles ocupavam, e não às inclinações pelas quais foram atuados. Saul e todos os seus conselheiros eram subversores da Igreja e, no entanto, em relação ao seu cargo, eram os principais construtores. Para os ímpios, o Espírito Santo costuma conceder os títulos honoráveis ??que pertencem ao ofício deles, até que Deus os remova. Quão abandonados, muitas vezes, eram os sacerdotes entre o antigo povo de Deus, e ainda assim mantiveram a dignidade e a honra que pertenciam ao seu ofício, até que foram despejados. Daí as palavras de Isaías,

“Quem é cego, senão meu servo; e quem é tolo, mas quem eu enviei? ” Isaías 42:19

Agora, embora a intenção deles fosse minar toda a constituição da Igreja, ainda assim, como eles eram divinamente chamados para um objeto diferente, ele os chama de servos e enviados de Deus. Em nossos dias, também, o Papa e seu clero imundo, que usurpam o título do sacerdócio, continuam os inimigos professos de Cristo; daí resulta que eles são algo que não são servos legítimos de Deus – e ocupam a posição de pastores – enquanto dispersam o rebanho, sua condenação será maior. Entre eles e os sacerdotes levíticos há certamente uma grande diferença. Como, no entanto, eles são investidos da autoridade usual, não há mal em conceder o título a eles, desde que não o usem como uma capa para ocultar sua vil tirania; pois se o mero título era suficiente para lhes proporcionar reverência pessoal, então Cristo deve, necessariamente, ter sido silenciado, visto que os sacerdotes rejeitaram sua doutrina. Esta passagem nos informa, antes, que aqueles que são confiados ao cargo de governar a Igreja, às vezes, são os piores operários. Davi, falando pelo Espírito, denomina os principais construtores daqueles que tentaram destruir o Filho de Deus e a salvação da humanidade, e por quem a adoração a Deus foi adulterada, a religião totalmente corrompida e o templo de Deus profanado. Se, portanto, todos os que estão vestidos com a autoridade comum devem ser ouvidos, sem exceção, como pastores legalmente designados, então Cristo não deve falar, porque ocorre com muita freqüência, que seus inimigos mais amargos estão ocultos sob o traje dos pastores.

Aqui contemplamos com que força e inexpugnável escudo o Espírito Santo nos fornece contra as vaias vazias do clero papal. Seja assim, que eles possuam o nome “construtores-chefes”; mas se eles negam a Cristo, segue necessariamente que devemos negá-lo também? Vamos antes contemplar e pisar sob nossos pés todos os seus decretos, e reverenciarmos esta pedra preciosa sobre a qual repousa nossa salvação. Pela expressão, tornou-se a cabeça da esquina, devemos entender o verdadeiro fundamento da Igreja, que sustenta todo o peso do edifício; sendo necessário que os cantos constituam a força principal dos edifícios. Não aprovo a engenhosa opinião de Agostinho, que faz de Cristo a pedra da esquina, porque ele uniu judeus e gentios, tornando a esquina a pedra do meio entre as duas paredes diferentes.

Davi passa a repetir, por algum tempo, como observei, que é errôneo estimar o reino de Cristo pelos sentimentos e opiniões dos homens, porque, apesar da oposição do mundo, ele é erigido de maneira surpreendente. maneira pelo poder invisível de Deus. Enquanto isso, devemos lembrar que tudo o que foi realizado na pessoa de Cristo se estende ao desenvolvimento gradual de seu reino, até o fim do mundo. Quando Cristo habitou na terra, ele foi desprezado pelos principais sacerdotes; e agora, aqueles que se autodenominam sucessores de Pedro e Paulo, mas que são verdadeiramente ananiases e Caifáses, empreendem uma guerra gigantesca contra o Evangelho e o Espírito Santo. Não que essa rebelião furiosa deva nos causar algum desconforto: adorei humildemente esse maravilhoso poder de Deus que reverte as decisões perversas do mundo. Se nossos entendimentos limitados pudessem compreender o caminho que Deus segue para a proteção e preservação de sua Igreja, não haveria menção a um milagre. A partir disso, concluímos que seu modo de trabalhar é incompreensível, desconcertando o entendimento dos homens.

Seria necessário, pode-se perguntar, que Cristo fosse reprovado pelos mestres da construção? Certamente indicaria um triste estado da Igreja, se ela nunca tivesse pastores, exceto aqueles que eram inimigos mortais ao seu bem-estar. Quando Paulo se considera um “mestre-construtor”, ele nos informa que esse ofício era comum a todos os apóstolos ( 1 Coríntios 3:10 ). Minha resposta, portanto, é que todos os que governam a Igreja não são acusados ??de cegueira perpétua; mas que o Espírito Santo encontra esse obstáculo, que, em outros aspectos, costuma ser um obstáculo para muitos quando testemunham o nome de Cristo envolto em esplendor mundano. Quando Deus, com o propósito de fazer sua glória brilhar mais intensamente, afrouxa as rédeas de Satanás, de modo que aqueles que são investidos em poder e autoridade rejeitam a Cristo, então é que o Espírito Santo nos ordena que tenhamos boa coragem e sem nada. todas essas decisões perversas recebem com todo o respeito o rei que Deus colocou sobre nós. Desde o início, sabemos que os mestres-construtores se esforçaram para subverter o reino de Cristo. O mesmo ocorre em nossos dias, naqueles em que a superintendência da Igreja confia em todos os esforços para derrubar esse reino, dirigindo contra ele todo o maquinário que eles podem conceber. Mas se lembrarmos dessa profecia, nossa fé não falhará, mas será cada vez mais confirmada; porque, dessas coisas, parecerá melhor que o reino de Cristo não depende do favor dos homens e que não deriva sua força dos apoios terrenos, mesmo que ele não o tenha alcançado pelos sufrágios dos homens. Se, no entanto, os mestres-construtores construirem bem, a perversidade daqueles que não se permitirão se apropriar do edifício sagrado será tanto menos desculpável. Além disso, sempre que, por esse tipo de tentação, formos levados a julgamento, não esqueçamos que não é razoável esperar que a Igreja deva ser governada de acordo com nossa compreensão dos assuntos, mas que ignoramos o governo, na medida em que o que é milagroso ultrapassa nossa compreensão.

A próxima cláusula, este é o dia que Deus criou, nos lembra que não haverá nada além do reino das trevas morais, até que Cristo, o Sol da Justiça, nos ilumine por seu evangelho. Também nos lembramos que esse trabalho deve ser atribuído a Deus e que a humanidade não deve arrogar para si nenhum mérito por conta de seus próprios empreendimentos. O chamado para o exercício da gratidão, que se segue imediatamente, tem o objetivo de nos advertir a não ceder à loucura de nossos inimigos, por mais furiosos que se enfurecem contra nós, a fim de nos privar da alegria que Cristo nos trouxe. Dele deriva toda a nossa felicidade e, consequentemente, não há motivo de surpresa que todos os ímpios fumem com irritação e se sintam indignados, de que devemos ser elevados a um tom de alegria que suprima todas as tristezas e alivie todas as a asperidade das provações que temos que suportar. Antes do advento de Cristo, a oração a seguir era familiar ao povo, e até às crianças, pois os evangelistas declaram que Cristo foi recebido com essa forma de saudação. E certamente era a vontade de Deus ratificar, naquele tempo, a previsão que ele havia dito pela boca de Davi; ou melhor, essa exclamação demonstra claramente que a interpretação, contra a qual os judeus agora clamam, foi admitida por unanimidade; e isso torna sua obstinação e malícia mais indesculpáveis. Não os culpo por sua estupidez, visto que eles propositalmente espalham ao redor deles a névoa da ignorância para cegar a si mesmos e aos outros. E como os judeus nunca deixaram de fazer essa oração durante aquela triste desolação e essas horrendas devastações, sua perseverança deveria nos inspirar com novo vigor nestes dias. Naquela época, eles não tinham a honra de um reino, nem trono real, nem nome, mas com Deus; e, no entanto, em meio a esse estado deplorável e ruinoso das coisas, eles aderiram à forma de oração anteriormente prescrita a eles pelo Espírito Santo. Instruídos por seu exemplo, não deixemos de orar ardentemente pela restauração da Igreja, que em nossos dias está envolvida em triste desolação. Além disso, nessas palavras, também somos informados de que o reino de Cristo não é sustentado e promovido pela política dos homens, mas que isso é obra de Deus somente, pois em sua bênção somente os fiéis são ensinados a confiar. Além disso, a própria repetição das palavras que, como observamos, as torna mais forçadas, deve nos despertar da letargia e nos tornar mais intensamente ardentes em respirar essa oração. Deus pode, de fato, por si mesmo, e independentemente da oração de qualquer um, erigir e proteger o reino de seu Filho; mas não é sem justa causa que ele nos impôs essa obrigação, pois não há dever mais tornar-se fiel do que o de buscar sinceramente o avanço de sua glória.

Comentário de John Wesley

Salve agora, peço-te, ó Senhor; ó Senhor, peço-te, envia agora prosperidade.

Nós – Estas parecem ser as palavras dos levitas, a quem ele falou versículo19.

Referências Cruzadas

Salmos 20:9 – Senhor, concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!

Salmos 22:21 – Salva-me da boca dos leões, e dos chifres dos bois selvagens. E tu me respondeste.

Salmos 69:1 – Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Salmos 69:13 – Mas eu, Senhor, no tempo oportuno, elevo a ti minha oração; responde-me, por teu grande amor, ó Deus, com a tua salvação infalível!

Salmos 90:17 – Esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *