Estudo de Jeremias 37:7 – Comentado e Explicado

assim falarás ao rei de Judá que te envia seus delegados para interrogar-me: o exército do faraó que saiu para vos dar socorro vai regressar ao Egito.
Jeremias 37:7

Comentário de Albert Barnes

A resposta de Jeremias aqui é ainda mais desfavorável do que a que é dada em Jeremias 21: 4-7 . A resistência é tão desesperadora que os homens com deficiência entre os caldeus bastariam para capturar a cidade e queimá-la ao chão.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 37: 7-10 . O exército do Faraó, que surgir para ajudá-lo, retornará – Eles serão desconcertados pelos caldeus e forçados a recuar sem prestar qualquer assistência: ver 2 Reis 24: 7 . E os caldeus voltarão – eles voltarão, renovarão o cerco e o processarão com mais vigor do que nunca. E pegue-o e queime-o com fogo – A sentença proferida sobre Jerusalém será executada, e eles serão os executores: ver Jeremias 34:22 . Não vos enganeis, etc. –

Em vão os judeus se alegraram com a vinda do faraó para ajudá-los: em vão se lisonjearam que o exército dos caldeus fosse derrotado; pois, (como Deus estava contra eles), se esse tivesse sido o caso, eles haviam ferido, como Deus aqui lhes diz, todo o exército dos caldeus, de modo que restavam apenas homens feridos entre eles, mas teriam sido suficientes ter tomado e demolido a orgulhosa cidade de Jerusalém. Pois, quando Deus tirar, quem resgatará? – Em vão, portanto, se Deus é nosso inimigo, é todo o nosso poder e política; em vão, esforçamo-nos por fortalecer-nos por riquezas e grandes amigos e por construir nosso ninho no alto; pois nunca podemos estar seguros, mas a favor e sob a proteção do Todo-Poderoso. E podemos observar ainda mais, que quaisquer instrumentos que Deus tenha determinado a utilizar, em qualquer serviço para ele, seja por misericórdia ou julgamento, eles realizarão aquilo para o qual foram projetados, qualquer incapacidade em que possam estar, ou serão reduzidos a .

Comentário de Adam Clarke

O exército do Faraó – retornará ao Egito – Eles foram derrotados pelos caldeus; e, não sendo cordial na causa, retornou imediatamente ao Egito, deixando Nabucodonosor sem se molestar para recomeçar o cerco.

Comentário de John Calvin

Agora segue a resposta: Jeremias diz que a palavra de Jeová veio a ele e que ele deveria contar aos mensageiros de Zedequias que os caldeus voltariam em breve. Ele então diz: Eis que o exército do Faraó, que saiu para libertar você, retornará à sua própria terra; isto é, sendo obrigados a fazê-lo, os egípcios são vencidos em batalha ou feridos de medo e retornam por vontade própria para se protegerem em suas próprias cidades. O Profeta diz que nenhuma vantagem poderia ser esperada dos egípcios, pois os soldados do Faraó retornariam à sua terra; e então ele acrescenta, e os caldeus voltarão e lutarão contra esta cidade, até que a tomem e queimem. Essa foi uma resposta difícil, e Zedequias ficou, sem dúvida, muito exasperado ao ouvir a mensagem, e também muito zangado com o Profeta, que assim se atreveu claramente a ameaçar a cidade e o povo com a ruína final. Mas aqui o Profeta desconsiderou o orgulho do rei, pois era necessário que ele obedecesse ao mandamento de Deus; portanto, ele corajosamente exerceu seu cargo; e, ao mesmo tempo, tocou rapidamente o rei Zedequias, diga ao rei que o enviou para me perguntar , etc.

A palavra ??? daresh significa realmente perguntar em geral, mas o Profeta quer dizer aqui que ele deveria perguntar; e ainda assim isso não foi dito antes; pois ele apenas nos disse que mensageiros haviam sido enviados para pedir que ele orasse pela segurança do rei e do povo. Mas sabemos que as Escrituras freqüentemente omitem uma das duas coisas que estão incluídas; e podemos facilmente concluir que o rei não apenas enviou a Jeremias para orar, mas também para trazer alguma profecia favorável do Senhor. Pois por que ele se candidatou a ele, e não ao sacerdote principal ou a alguns outros, exceto que ele sabia que ele era o verdadeiro profeta de Deus? Então Zedequias pediu a Jeremias que orasse, mas ele também tentou extrair dele uma profecia favorável, pela qual ele poderia ser aliviado. Por isso, Jeremias indiretamente o reprovou, porque ele fingiu ter enviado a ele como se estivesse pronto para ouvir o que Deus pudesse declarar pela boca de seu servo: “Ele te enviou para me perguntar; ele está enganado, pois não conseguirá o que procura; pois assim diz Deus: ‘Os egípcios nada valerão, e os caldeus voltarão, tomarão e queimarão a cidade’. ”

Agora percebemos que, quando os hipócritas fingem de maneira tortuosa buscar a Deus, eles não conseguem o que desejam; pois Deus justamente os desaponta, na medida em que não lhe chegam com corações e desejos sinceros; pois desejam transformar Deus em sua própria natureza e caráter, e não se inclinam a seu serviço nem se submetem à sua palavra. Assim acontece que Deus não responderá às suas orações; mas os fiéis, que buscam a Deus sinceramente e de coração, sempre o acham propício; e embora ele não os ouça imediatamente, ele realmente mostra que se importa com a segurança deles. Mas os hipócritas, cuja confiança Deus considera com desdém, merecem que seja vazia e vaidosa. Essa é a razão pela qual o Profeta deu uma resposta tão severa a Zedequias e seus mensageiros. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

A Trigésima Quarta Profecia de Jeremias (consulte os comentários do livro para Jeremias).

o Senhor, o Deus de Israel. Veja nota em Jeremias 11: 3 .

Ver. Figura do discurso Asterismos.

Referências Cruzadas

2 Reis 22:18 – Digam ao rei de Judá, que os enviou para consultar o Senhor: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca das palavras que você ouviu:

Provérbios 21:30 – Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor.

Isaías 30:1 – “Ai dos filhos obstinados”, declara o Senhor, “que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado,

Isaías 31:1 – Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!

Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.

Jeremias 21:2 – “Consulte agora o Senhor por nós porque Nabucodonosor, rei da Babilônia, está nos atacando. Talvez o Senhor faça por nós uma de suas maravilhas e, assim, ele se retire de nós”.

Jeremias 37:3 – O rei Zedequias, porém, mandou Jucal, filho de Selemias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maaséias, ao profeta Jeremias com esta mensagem: “Ore ao Senhor, ao nosso Deus, em nosso favor”.

Lamentações 4:17 – Nossos olhos estão cansados de buscar ajuda em vão; de nossas torres buscávamos uma nação que não podia salvar-nos.

Ezequiel 17:17 – O faraó, com seu poderoso exército e seus batalhões, não será de nenhuma ajuda para ele na guerra, quando rampas são construídas e obras de cerco são erguidas para destruir muitas vidas.

Ezequiel 29:6 – ” ‘Então todos os que vivem no Egito saberão que eu sou o Senhor. ” ‘Você tem sido um bordão de junco para a nação de Israel.

Ezequiel 29:16 – O Egito não inspirará mais confiança a Israel, mas será uma lembrança de sua iniqüidade por ir atrás dele em busca de ajuda. Então eles saberão que eu sou o Soberano Senhor’ “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *