Estudo de Oséias 12:2 – Comentado e Explicado

O Senhor está em processo com Judá; vai castigar Jacó pelos seus atos e tratá-lo segundo as suas obras.
Oséias 12:2

Comentário de Albert Barnes

O Senhor também tem uma controvérsia com Judá, e punirá Jacó – A culpa de Judá não era apostasia aberta, nem ele havia preenchido a medida de seus pecados. Dele, então, Deus diz apenas que Ele “teve uma controvérsia” com ele, como nosso Senhor diz ao “Anjo da Igreja de Pérgamo, tenho algumas coisas contra ti. Arrepende-te, ou então virei a ti rapidamente e lutarei contra ti com a espada da minha boca ” Apocalipse 2:12 , Apocalipse 2:16 . De Efraim, cujo pecado foi completo, ele diz que o Senhor “deve punir”. Deus havia decidido, como dizemos, puni-lo; Ele (por assim dizer) se propôs a fazê-lo. Jacó, como Israel, é aqui o nome da parte principal de Israel, ou seja, as dez tribos. Nosso Senhor usa a mesma graduação ao falar de diferentes graus de falar mal; “Todo aquele que estiver zangado sem causa, estará em perigo de julgamento; e todo aquele que disser a seu irmão, Raca, estará em perigo do conselho; mas todo aquele que disser: Tolo, estará em perigo de fogo do inferno. ” Mateus 5:22 .:“ A justiça de Deus recai mais severamente sobre os que degeneram de um pai santo, do que sobre aqueles que não têm incentivo para o bem. a piedade de sua casa. ” Para amplificar isso, “O profeta explica que coisas boas Jacó recebeu, para mostrar tanto a misericórdia de Deus a Jacó quanto a dureza de Efraim em relação a Deus. Enquanto Jacó ainda estava no ventre de sua mãe, ele tomou seu irmão pelo calcanhar, não por nenhuma força própria, mas pela misericórdia de Deus, que conhece e ama aqueles a quem ele predestinou. ”

Comentário de John Wesley

O Senhor também tem controvérsia com Judá, e punirá Jacó segundo os seus caminhos; de acordo com suas ações, ele o recompensará.

Jacó – Efraim e Judá são de Jacó, ambos se corromperam e, portanto, procederei contra ambos.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor também tem uma controvérsia com Judá – O restante da profecia pertence a Judá e a Israel. Ele reprova ambos com sua ingratidão e os ameaça com a ira de Deus. Para tornar a infidelidade deles mais odiosa e a malícia mais sensata, ele lhes opõe a justiça, a obediência e a piedade de seu pai Jacó. Ele se lembra dos benefícios que haviam recebido desde que voltaram do Egito. Ele fala depois de seus reis; e como, em sua ingratidão, eles se recusaram a tê-lo como monarca. Tendo mencionado esse fato, ele une reflexões, exortações, invectivas e ameaças, e continua esse assunto neste e nos dois capítulos seguintes. Calmet.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

punir = visitar.

Jacob. Colocado pela Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, para Israel, especialmente a semente natural.

de acordo. Alguns códigos, com duas edições impressas iniciais (uma rabínica, margem), aramaico, Septuaginta, siríaca e Vulgata, liam “e de acordo” .

recompensa = solicitar ou pagar.

Comentário de John Wesley

O Senhor também tem controvérsia com Judá, e punirá Jacó segundo os seus caminhos; de acordo com suas ações, ele o recompensará.

Jacó – Efraim e Judá são de Jacó, ambos se corromperam e, portanto, procederei contra ambos.

Referências Cruzadas

2 Reis 17:19 – mas nem ela obedeceu aos mandamentos do Senhor seu Deus. Seguiram os costumes que Israel havia introduzido.

Isaías 3:11 – Mas, ai dos ímpios! Pois tudo lhes irá mal! Terão a retribuição pelo que fizeram as suas mãos.

Isaías 8:7 – o Senhor está trazendo contra eles as poderosas e devastadoras águas do Eufrates, o rei da Assíria com todo o seu poderio. Elas transbordarão em todos os seus canais, encobrirão todas as suas margens

Isaías 10:6 – Eu os envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece, para saqueá-lo e arrancar-lhe os bens, e para pisoteá-lo como a lama das ruas.

Isaías 10:12 – Quando o Senhor terminar toda a sua obra contra o monte Sião e contra Jerusalém, ele dirá: “Castigarei o rei da Assíria pelo orgulho obstinado de seu coração e pelo seu olhar arrogante.

Isaías 24:21 – Naquele dia o Senhor castigará os poderes em cima nos céus e os reis em baixo na terra.

Isaías 59:18 – Conforme o que fizeram lhes retribuirá: aos seus inimigos, ira; aos seus adversários, o que merecem; às ilhas, a devida retribuição.

Jeremias 3:8 – Viu também que dei à infiel Israel uma certidão de divórcio e a mandei embora, por causa de todos os seus adultérios. Entretanto, a sua irmã Judá, a traidora, e também se prostituiu, sem temor algum.

Jeremias 25:31 – Um tumulto ressoa até os confins da terra, pois o Senhor faz acusações contra as nações, e julga toda a humanidade: ele entregará os ímpios à espada’, declara o Senhor. “

Ezequiel 23:11 – “Sua irmã Oolibá viu isso. No entanto, em sua cobiça e prostituição, ela foi mais depravada do que a irmã.

Ezequiel 23:31 – Você seguiu pelo caminho de sua irmã; por essa razão porei o copo dela nas suas mãos.

Oséias 2:13 – Eu a castigarei pelos dias em que ela queimou incenso aos baalins; ela se enfeitou com anéis e jóias, e foi atrás dos seus amantes, mas de mim, ela se esqueceu”, declara o Senhor.

Oséias 4:1 – Israelitas, ouçam a palavra do Senhor, porque o Senhor tem uma acusação contra vocês que vivem nesta terra: “A fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus.

Oséias 8:13 – Eles me oferecem sacrifícios e comem a carne, mas o Senhor não se agrada deles. Doravante, ele se lembrará da impiedade deles e castigará os seus pecados: eles voltarão para o Egito.

Oséias 9:9 – Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá. Deus se lembrará de sua iniqüidade e os castigará por seus pecados.

Miquéias 6:2 – Ouçam, ó montes, a acusação do Senhor; escutem, alicerces eternos da terra. Pois o Senhor tem uma acusação contra o seu povo; ele está entrando em juízo contra Israel.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Romanos 2:6 – Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”.

Gálatas 6:7 – Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *