Estudo de Jonas 1:5 – Comentado e Explicado

Aterrorizados, os marinheiros puseram-se a invocar cada qual o seu deus, e atiraram no mar a carga do navio para aliviarem-no. Entretanto, Jonas tinha descido ao porão do navio e, deitando-se ali, dormia profundamente.
Jonas 1:5

Comentário de Albert Barnes

E clamaram todos ao seu Deus – Eles fizeram o que podiam. “Sem saber a verdade, eles ainda sabem de uma providência e, em meio a um erro religioso, sabem que há um objeto de reverência”. Na ignorância, eles receberam alguém que ofendeu a Deus. E agora Deus, “a quem eles adoravam ignorantemente” Atos 17:23 , enquanto clamavam aos deuses que, eles pensavam que os descartavam, os ouviam. Eles escaparam com a perda de suas mercadorias, mas Deus salvou suas vidas e se revelou a eles. Deus ouve a oração ignorante, quando a ignorância não é voluntária e pecado.

Para aliviá-lo deles , literalmente “aliviar contra eles, aliviar” o que havia de tão “contra eles”, o que os oprimia. “Eles achavam que o navio estava sobrecarregado pelo seu embarque habitual e não sabiam que todo o peso era do profeta fugitivo”. “Os marinheiros lançavam suas mercadorias”, mas o navio não estava iluminado. Pois todo o peso ainda permanecia, o corpo do profeta, aquele fardo pesado, não da natureza do corpo, mas do fardo do pecado. Pois nada é tão oneroso e pesado como pecado e desobediência. De onde também Zacarias Zacarias 5: 7 o representou à imagem do chumbo. E Davi, descrevendo sua natureza, disse o Salmo 38: 4: “Minhas maldades passaram sobre minha cabeça; como um fardo pesado, eles são pesados ??demais para mim. ” E Cristo clamou em voz alta para aqueles que viviam em muitos pecados, Mateus 11:28 . “Vinde a Mim, todos os que trabalham e estão sobrecarregados, e eu os renovarei.”

Jonah caiu – provavelmente antes do início da tempestade, não apenas antes do raio do navio. Ele dificilmente poderia ter adormecido “então”. Um navio pagão era um lugar estranho para um profeta de Deus, não como profeta, mas como fugitivo; e, portanto, provavelmente, com vergonha do que havia completado, ele se retirou da vista e da observação. Ele não se encorajou em seu pecado, mas se encolheu em si mesmo. A consciência geralmente acorda quando o pecado é feito. Ele fica horrorizado como ele próprio; mas Satanás, se puder, interrompe sua retirada. Jonas não teve retirada agora, a menos que Deus tivesse feito uma.

E estava dormindo profundamente. A jornada para Jope havia sido longa e apressada; ele “fugiu”. Tristeza e remorso completaram o cansaço que começou. Talvez ele tivesse desistido de dormir, entorpecer sua consciência. Pois é dito: “ele se deitou e estava dormindo profundamente”. A dor produz sono; de onde se fala dos apóstolos na noite anterior à paixão do Senhor, quando Jesus “levantou-se da oração e chegou a seus discípulos, encontrou-os dormindo para tristeza” Lucas 22:45 . Jonah dormiu pesadamente. O sono era profundo, mas não era de prazer, mas de tristeza; não de crueldade, mas de coração pesado. Pois servos bem dispostos logo sentem seus pecados, assim como ele. Pois quando o pecado foi cometido, ele conhece o seu medo. Pois assim é pecado. Quando nasce, desperta dores na alma que a desencadeia, ao contrário da lei de nossa natureza. Pois assim que nascemos, terminamos as dores do parto; mas o pecado, logo que nasce, rasga com angústia os pensamentos que o conceberam. ” Jonah estava em um sono profundo, um sono pelo qual ele foi rapidamente mantido e amarrado; um sono tão profundo como aquele do qual Sísera nunca acordou. Se Deus tivesse permitido que o navio afundasse, a memória de Jonas seria a do profeta fugitivo. Como é, seu sono profundo permanece como uma imagem da letargia do pecado. “Este sono mais profundo de Jonas significa um homem torto e adormecido em erro, a quem bastava não fugir da face de Deus, mas sua mente, afogada em um estupor e sem conhecer o desagrado de Deus, está adormecida, mergulhada em segurança.”

Comentário de Thomas Coke

Jonas 1: 5 . E clamou todo homem ao seu deus Os marinheiros eram idólatras, como aparece no versículo seguinte. Eles invocaram cada um seu ídolo, ou a divindade tutelar de seu país. O sono profundo de Jonas parece ter sido causado por seu cansaço, trabalho e ansiedade; “Não é o sono da segurança, mas da tristeza”, diz São Jerônimo; como a dos apóstolos, Mateus 26:40 .

Comentário de John Wesley

Os marinheiros, então, ficaram com medo, e clamaram a cada um a seu deus, e lançaram ao mar as mercadorias que estavam no navio, para aliviá-las. Jonas, porém, foi afundado nas laterais do navio; e ele se deitou e estava dormindo profundamente.

Para os lados – em uma cabana ou outra, para onde ele foi antes que a tempestade surgisse.

Comentário de Adam Clarke

Clamou todo homem ao seu deus – A tripulação do navio era toda pagã; e, é provável, pagãos que tinham um objeto diferente para o culto religioso.

Expulsar os produtos – jogou o navio para o mar para aliviar o navio, esperando que o melhor fosse enfrentar a tempestade.

Jonah caiu – provavelmente no porão ou na cabine sob o convés; ou onde eles tinham berços para passageiros nas laterais do navio, algo parecido com nossos pacotes.

Estava dormindo profundamente – Provavelmente bastante exausto e superado pela angústia, que em muitos casos termina em um sono profundo. Assim os discípulos no jardim do Getsêmani.

Comentário de E.W. Bullinger

navegadores = sais. Hebraico. Mallach = sal.

chorou = chorou em oração. Hebraico. keli : Não é a mesma palavra que nos versículos: Jonas 1: 2 , Jonas 1:14 .

todo homem. Hebraico. “ish . App-14.

mercadorias = atacar. Hebraico. keli = implementa.

para os lados = abaixo do convés ou cabines. Compare Ezequiel 32:23 . Amós 6:10 .

navio = o convés ou parte coberta. Sephinah hebraico. Uma palavra hebraica genuína, emprestada por pessoas do interior (sírios. Caldeus e árabes), de um povo marítimo; não o contrário. ). Raiz hebraica saphan = cobrir ( Deuteronômio 33:21 (margem em espiral). 1 Reis 6: 9 ; 1 Reis 7: 3 , 1 Reis 7: 7. Jeremias 22:14 . Ageu 1: 4 ). O “deck” inglês é do dekken holandês .

Comentário de John Wesley

Os marinheiros, então, ficaram com medo, e clamaram a cada um a seu deus, e lançaram ao mar as mercadorias que estavam no navio, para aliviá-las. Jonas, porém, foi afundado nas laterais do navio; e ele se deitou e estava dormindo profundamente.

Para os lados – em uma cabana ou outra, para onde ele foi antes que a tempestade surgisse.

Referências Cruzadas

Juízes 16:19 – Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou.

1 Samuel 24:3 – Ele foi aos currais de ovelhas que ficavam junto ao caminho; havia ali uma caverna, e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi e seus soldados estavam bem no fundo da caverna.

1 Reis 18:26 – Então pegaram o novilho que lhes foi dado e o prepararam. E clamaram pelo nome de Baal desde a manhã até o meio-dia. “Ó Baal, responde-nos! “, gritavam. E dançavam em volta do altar que haviam feito. Mas não houve nenhuma resposta; ninguém respondeu.

Jó 2:4 – “Pele por pele! “, respondeu Satanás. “Um homem dará tudo o que tem por sua vida.

Isaías 44:17 – Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: “Salva-me; tu és meu deus”.

Isaías 45:20 – “Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. Ignorantes são aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar.

Jeremias 2:28 – E onde estão os deuses que você fabricou para si? Que eles venham, se puderem salvá-la na hora da adversidade! Porque os seus deuses são tão numerosos como as suas cidades, ó Judá!

Oséias 7:14 – Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

Jonas 1:6 – O capitão dirigiu-se a ele e disse: “Como você pode ficar aí dormindo? Levante-se e clame ao seu deus! Talvez ele tenha piedade de nós e não morramos”.

Jonas 1:14 – Então eles clamaram ao Senhor: “Senhor, nós suplicamos, não nos deixes morrer por tirarmos a vida deste homem. Não caia sobre nós a culpa de matar um inocente, porque tu, ó Senhor, fizeste o que desejavas”.

Jonas 1:16 – Ao verem isso, os homens adoraram ao Senhor com temor, oferecendo-lhe sacrifício e fazendo-lhe votos.

Mateus 25:5 – O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram.

Mateus 26:40 – Então, voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Vocês não puderam vigiar comigo nem por uma hora? “, perguntou ele a Pedro.

Mateus 26:43 – Quando voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados.

Mateus 26:45 – Depois voltou aos discípulos e lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.

Lucas 22:45 – Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza.

Atos dos Apóstolos 27:18 – No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga.

Atos dos Apóstolos 27:38 – Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar.

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *