10 coisas que Cristo promete recompensar

Nossas vidas estão repletas de muitas opções de como gastar nosso tempo, energia e recursos. Alguns vivem por dinheiro e posses, acumulando o máximo que podem, enquanto alguns investem seu tempo em educação ou entretenimento, esperando encontrar valor e prazer duradouros.

Como podemos fazer o melhor uso das escolhas que temos na vida?

Imagine que você é um corretor de ações em seu escritório, pesquisando as melhores ações para investir. Você sente uma cutucada em seu ombro e olha para cima para ver o próprio Jesus Cristo de pé ao lado de sua mesa! Ele sorri, enfia a mão no bolso e entrega uma folha com as 10 melhores empresas para investir seu dinheiro nos próximos 50 anos. Você não pode acreditar no que acabou de acontecer! Deus lhe deu os vencedores que você estava tentando prever. Você está maravilhado com a graça de Deus e está animado para investir “tudo” com seu dinheiro nessas empresas.

A verdade é que, se você é cristão, Deus já lhe deu a incrível oportunidade de conhecer o futuro para que você possa investir sua vida sabiamente à luz dele. As Escrituras nos falam especificamente sobre as coisas que Cristo recompensará.

Enquanto você lê, faça sua oração e ambição de “dar tudo” para essas oportunidades de investimento. Aqui estão 10 coisas que Cristo promete recompensar:

1. Oração e Jejum

Mas quando você orar, vá para o seu quarto e feche a porta e ore ao seu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará… Mas quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja visto por outros, mas por teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. (Mateus 6:6, 17-18)

O primeiro vencedor garantido é a oração e o jejum. Deus deseja que seus filhos o busquem por meio de oração e jejum cheios de fé, e ele promete recompensar aqueles que o buscam sinceramente (Hebreus 11:6). A oração é uma das principais maneiras pelas quais mostramos nossa confiança em Deus e somos capazes de conhecê-lo. Certifique-se de colocar seu estoque no que Deus valoriza e recompensa, e certifique-se de estar vivendo uma vida caracterizada por buscar a Deus através da oração e do jejum.

2. Compaixão pelos vulneráveis

…Então os justos lhe responderão, dizendo: “Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro e te acolhemos, ou nu e te vestimos? Quando o vimos doente ou preso e o visitamos?” 

E o Rei lhes responderá: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. (Mateus 25:37-40)

A próxima promessa surpreendente de Deus envolve ter compaixão pelos vulneráveis. A compaixão por nossos irmãos e irmãs necessitados, vestindo, alimentando e acolhendo-os, é vista por Deus como nós vestindo, alimentando e acolhendo o próprio Cristo. Esta é uma imagem magnífica de servir a Deus e algo que Deus promete recompensar.

3. Suportar insultos e ser excluído pelo nome de Cristo

Bem-aventurado és quando as pessoas te odeiam e quando te excluem e te insultam e desprezam o teu nome como mal, por causa do Filho do Homem! Alegrem-se naquele dia e saltem de alegria, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; porque assim fizeram seus pais aos profetas. (Lucas 6:22-23)

Parece ser um retrocesso para nós ser dito para “regozijar-se” e “saltar de alegria” quando somos odiados por sermos cristãos. Mas é exatamente isso que Jesus diz. Ele sabe que a perseguição em seu nome traz bênçãos e recompensas prometidas e glorifica o Pai. O evangelho de Jesus Cristo é tão grande que, mesmo quando somos ridicularizados na terra por isso, recebemos um tesouro no céu.

Qual é a sua primeira reação à perseguição? Se for outra coisa além de regozijo, você tem uma visão incompleta de quem é Cristo. Cristo morreu por nossos pecados para nos reconciliar com Deus e nos comprar a vida eterna, algo que ninguém e nada pode tirar (Romanos 8:38-39)!

4. Amor pelos seus inimigos

Mas amem seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca, e sua recompensa será grande, e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é benigno para com os ingratos e maus. (Lucas 6:35)

Assim como os cristãos recebem bênçãos de Deus por serem insultados pelo nome de Cristo, eles recebem bênçãos e recompensas por amarem aqueles que os insultam. Quando amamos nossos inimigos, imitamos o tipo de misericórdia e graça que nosso Salvador mostrou àqueles que o crucificavam quando disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

Cristo mostrou a graça do Pai amando seus inimigos e nos dá a oportunidade de mostrar sua graça e ganhar recompensas eternas ao fazê-lo.

5. Doação generosa

… Dê, e será dado a você. Boa medida, recalcada, sacudida, atropelada, será colocada em seu colo. Pois com a medida que você usa, ela será medida de volta para você. (Lucas 6:38)

Dar aos outros é a quinta ação que Deus promete recompensar. Cada dólar que você tem, cada item material que você possui, cada habilidade que você possui é um presente de Deus Todo-Poderoso. Sabendo que tudo o que temos é um dom de Deus (Tiago 1:17), por que não devemos procurar dar generosamente aos outros, especialmente quando consideramos que essa é uma atividade que Deus promete recompensar?

6. Hospitalidade que não pode ser reembolsada

Ele disse também ao homem que o havia convidado: “Quando você der um jantar ou um banquete, não convide seus amigos, seus irmãos, seus parentes ou vizinhos ricos, para que eles também não o convidem em troca e você seja recompensado. Mas quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos, e você será abençoado, porque eles não podem retribuir. Pois você será recompensado na ressurreição dos justos”. (Lucas 14:12-14)

Há muitas coisas na vida que não vão te recompensar aqui na terra, incluindo as muitas vezes que somos hospitaleiros. Mas Deus não ignora nossos esforços. Ele promete nos recompensar na ressurreição dos justos por nossa hospitalidade em seu nome.

Como isso muda sua atitude em relação à hospitalidade para com os outros? Como você pode ser mais hospitaleiro no futuro?

7. Perseverança através de pressões no ministério

Pois esta leve e momentânea tribulação está preparando para nós um eterno peso de glória além de toda comparação, quando não atentamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Pois as coisas que se veem são passageiras, mas as que não se veem são eternas. (2 Coríntios 4:17-18)

Se você já foi desencorajado no ministério, tenha coragem. Deus promete recompensar-nos pela forma como o servimos na terra. Em vez de cair em desânimo ou depressão, agarre-se firmemente à promessa de que Deus o recompensará por suas provações e aflições. Deixe que isso seja combustível para impulsioná-lo a uma confiança e dependência mais profundas de Deus ao servi-lo.

8. Trabalho de qualidade para seu empregador

Tudo o que você fizer, trabalhe de coração, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que do Senhor você receberá a herança como sua recompensa. Você está servindo ao Senhor Cristo. (Colossenses 3:23-24)

O evangelho de Jesus Cristo não penetra apenas na vida pessoal e espiritual dos crentes, mas também no local de trabalho. Quando fazemos nosso melhor trabalho para nosso empregador, estamos fazendo nosso melhor trabalho para Jesus.

Trabalhar de coração para o Senhor é uma maneira de mostrar a ele sua gratidão pelas coisas incríveis que ele lhe deu em Cristo. Deus não deixará seu esforço passar despercebido, mas promete dar-lhe uma recompensa pelo seu trabalho.

9. Fidelidade através de provações

…Nisto vos regozijais, embora agora por um pouco, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que a veracidade provada da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora apurado pelo fogo, seja encontrada resultará em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. (1 Pedro 1:6-7)

Deus deseja que andemos pela fé em todos os momentos, e manter a fé durante as provações não é exceção. Lutar pela fé durante esses tempos é difícil! Mas seguir em frente provará sua fé genuína e trará recompensas prometidas por Deus.

10. Fidelidade à verdade

Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo, aqueles que não confessam a vinda de Jesus Cristo em carne. Tal é o enganador e o anticristo. Vigie-se, para que você não perca o que trabalhamos, mas ganhe uma recompensa completa. (2 João 1:7-8)

Deus deseja profundamente nosso compromisso total com sua verdade. Jesus disse que ele é a verdade (João 14:6), então isso faz sentido! Nosso compromisso e auto-exame honram a Deus e asseguram a recompensa que receberemos.

Essas 10 ações são todas ótimas oportunidades de investimento. Deus lhe diz o que será recompensado, então vá “tudo” em viver sua vida!

A maior perda que qualquer pessoa poderia experimentar seria ficar na presença de Deus sem Jesus Cristo e sua justiça e, portanto, ser incapaz de participar da ressurreição para a vida eterna. Conhecer Jesus Cristo como seu Salvador e servi-lo como seu Senhor vale qualquer custo, porque nada é de maior valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *