10 coisas que você deve saber sobre a ressurreição

1. A ressurreição é o cerne da mensagem cristã e nunca deve ser negligenciada ou assumida.

Às vezes, hoje, quando ouvimos a pregação do evangelho, o foco está na cruz. A ressurreição é muitas vezes ignorada, assumida ou mencionada apenas de passagem. Em contraste, a pregação registrada no livro de Atos enfatizava a ressurreição de Jesus e mal mencionava sua morte. Os apóstolos estavam preocupados com a ressurreição e a enfatizavam muito mais do que a cruz.

Infelizmente, a igreja só parece se entusiasmar com a ressurreição uma vez por ano, na época da Páscoa. Na realidade, todo domingo deveria ser o Domingo da Ressurreição. A razão pela qual a igreja primitiva começou a se reunir no primeiro dia da semana era para celebrar a vitória de Jesus sobre a morte. Imagine como seria a igreja se nos reuníssemos conscientemente todas as semanas para celebrar a ressurreição?

2. A crença na ressurreição física de Jesus é a doutrina definidora do Cristianismo.

Certamente é algo notável que todas as denominações cristãs – do ortodoxo ao católico, do pentecostal ao batista reformado – acreditam em uma verdade simples: o túmulo estava vazio. Há muito pouco mais em que todos concordamos! Apenas alguns liberais negam a ressurreição física de Jesus. Certamente eles perdem o direito de se chamarem cristãos.

Paulo faz essa promessa: “Se com a tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:9)

3. A ressurreição demonstrou a todo o universo a divindade de Jesus e o amor de Deus por ele.

Jesus foi “declarado como o Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santidade, por sua ressurreição dentre os mortos” (Romanos 1:4).

É a ressurreição de Jesus que revela sua verdadeira natureza a todos os que verão: “Deus o exaltou à sua direita como Líder e Salvador, para dar arrependimento . . . e remissão dos pecados” (Atos 5:30-31)

4. Sem a ressurreição, não haveria igreja alguma.

Após a prisão e morte de Jesus, os discípulos estavam perdidos, desamparados e com medo. Pedro negou Jesus, enquanto os demais fugiram. É difícil conceber outra coisa senão a ressurreição de Jesus que teria levado esse grupo de pessoas maltrapilhas a compartilhar a mensagem de Jesus de tal forma que se transformou no maior movimento religioso já conhecido pelo homem.

Sem sua confiança inabalável na ressurreição de Jesus, os discípulos teriam arriscado tudo e, em muitos casos, sido mortos por sua fé? As pessoas morrem o tempo todo por falsidades que elas mesmas acreditam genuinamente serem verdadeiras. É, no entanto, impossível acreditar que todos os discípulos morreriam por algo que eles sabiam ser um engano deliberado.

A igreja não criou as histórias da ressurreição; em vez disso, as histórias da ressurreição criaram a igreja.

5. Nossa negligência da ressurreição de Jesus pode ser uma das razões pelas quais nossa pregação do evangelho é tão impotente.

Spurgeon examinou a pregação de sua época e sentiu que a razão de sua falta de poder era a falta de ênfase na ressurreição. Spurgeon decidiu enfatizar a mensagem da ressurreição e viu milhares de conversões como resultado. Se escolhermos negligenciar a pregação da ressurreição, deveríamos nos surpreender se não vermos resultados semelhantes?

Quando Paulo falava sobre o evangelho, ele sempre se referia ao anúncio da gloriosa vitória do Rei ressuscitado. É este evangelho que é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).

6. A ressurreição comprou nossa justificação.

Quando você pergunta à maioria dos cristãos sobre a justificação, eles vão direto para a cruz de Jesus pagando o preço por nossos pecados. Mas se justificação significa simplesmente ausência de culpa, então temos uma lousa em branco e temos que passar o resto de nossas vidas nos preocupando se vamos estragar tudo de novo. Paulo nos diz o contrário: “Ele foi entregue por nossos delitos e ressuscitou para nossa justificação” (Romanos 4:25).

O que isso significa é que quando Jesus ressuscitou, ele foi declarado justo – não apenas sem nenhum pecado, mas incorporando a santidade. O crédito da perfeição de Jesus superou a dívida de nossos pecados. E agora, o cristão é considerado justo. Não “como se eu nunca tivesse pecado” tanto quanto “como se eu já tivesse vivido uma vida santa”.

Sem esta maravilhosa verdade, não compreenderemos plenamente a alegria da salvação. Jesus foi nosso substituto de obediência durante sua vida, nosso substituto de punição em sua morte e nosso substituto de renascimento em sua ressurreição.

Jesus foi nosso substituto de obediência durante sua vida, nosso substituto de punição em sua morte e nosso substituto de renascimento em sua ressurreição.

7. A ressurreição nos dá a alegria de saber que Cristo está conosco hoje!

Ele prometeu que estará conosco até o fim dos tempos. Isso muda tudo. Um herói morto na sepultura não nos ajuda. Mas um Salvador ressuscitado no céu nos dá grande confiança!

Porque o túmulo está vazio e Jesus está no trono, podemos ter certeza de que seremos vitoriosos independentemente do que está acontecendo no mundo de hoje. Jesus disse: “Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).

8. A ressurreição nos dá uma esperança que vai além da sepultura.

Vivemos em um mundo quebrado. Todo cristão, em algum momento de suas vidas, conhecerá a dor do luto por um ente querido. Quando Paulo nos disse para não ‘”sofrer como os outros que não têm esperança” (1 Tessalonicenses 4:13).

Mas porque Jesus venceu a sepultura, temos confiança de que um dia também ressuscitaremos e, assim, encontraremos Jesus e nossos entes queridos novamente. Isso muda tudo quando nos deparamos com a morte.

9. A ressurreição une todo cristão com a força vivificante que ressuscitou Jesus dentre os mortos.

É através da ressurreição que “o último Adão se tornou um espírito vivificante” (1 Cor 15:45). Paulo nos diz: “O Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós” (Romanos 8:11)

Este incrível poder está disponível para nos transformar, equipar e capacitar: “Qual é a imensurável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação do seu grande poder que operou em Cristo, quando o ressuscitou dentre os mortos” ( Efésios 1:19-20).

10. Por causa da ressurreição, podemos saber que Jesus voltará pessoalmente para julgar e governar o mundo.

É uma fonte de grande alegria para o cristão que Jesus voltará. Mas também deve causar grande preocupação para aqueles que vivem afastados dele. Por causa da ressurreição, podemos ter certeza de que esse mesmo Jesus voltará:

Deus ignorou os tempos de ignorância, mas agora ele ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam, porque fixou um dia em que julgará o mundo com justiça por um homem a quem designou; e disso ele deu garantia a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:30-31)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *