4 mitos sobre o Cântico dos Cânticos

Mito #1: O Cântico dos Cânticos é apenas uma história de amor humano.

Não pretendo tratar o Cântico dos Cânticos como uma alegoria, em que tudo no livro representa outra coisa, e em que começamos a inventar significados que o autor nunca pretendeu. Mas eu quero ser fiel aos propósitos de Deus para casamento e romance, que a Bíblia consistentemente considera como mistérios que apontam além de si mesmos para o amor eterno de Deus.

Sempre que falamos sobre a maneira como um marido ama sua esposa, nunca estamos simplesmente falando sobre casamento; estamos sempre falando sobre o grande amor de Cristo pela igreja (veja Efésios 5:25–32). A união sexual de homem e mulher não é uma alegoria, estritamente falando, mas é análoga à união espiritual que Deus compartilha com seu povo. Assim, a Bíblia repetidamente usa o casamento como uma metáfora para o relacionamento de amor divino-humano. O Cântico dos Cânticos torna-se uma parte importante desse padrão ao colocar o romance de nossa redenção em poesia e música.

Mito #2: O Cântico dos Cânticos é apenas para pessoas casadas.

O Cântico dos Cânticos não é uma alegoria, mas faz parte de um mistério maior — o mistério do amor do Pai em Jesus Cristo por sua amada e bela noiva. Portanto, a música não é apenas sobre um homem que ama uma mulher. É também sobre o amor de todos os amores, o que significa que há um lugar nesta história para todos nós. A imagem da noiva está na Bíblia para mostrar “a alegria desinibida e a terna intimidade da comunhão divino-humana” oferecida a todos nós por meio do Filho de Deus. Um velho rabino descreveu o Cântico dos Cânticos como “uma fechadura cuja chave foi perdida”. Mas a chave não foi perdida: a chave é a revelação de Jesus Cristo como o esposo amoroso do povo de Deus.

Jesus quer compartilhar seu amor com cada um de nós, sejam homens ou mulheres, casados ​​ou solteiros. Pela graça de Deus, descobrimos que seu nome é óleo derramado, e sua cruz é o perfume da salvação (Ef 5:2). Fomos feitos belos, mas hesitamos porque sabemos que nossas vidas estão obscurecidas pelo pecado, incluindo todos os desejos desordenados de nossa sexualidade quebrada. Mas a afirmação de Deus para nós é o evangelho, que declara que Jesus nos ama e se entregou por nós (Ef 5:25). 

O que Jesus quer. . . é a nossa afeição indivisa. Ele quer todo o nosso amor e todos nós.

Mito #3: O Cântico dos Cânticos foi escrito pelo rei Salomão, baseado em sua experiência de vida.

Se Salomão é o autor – afinal, sabemos que ele escreveu mais de mil canções (1 Reis 4:32) – então ele deve estar nos dizendo para fazer o que ele diz, não o que ele fez. Digo isso porque o Cântico dos Cânticos trata de um relacionamento exclusivo entre um homem e uma mulher, mas sabemos que o rei Salomão casou-se com setecentas mulheres e teve trezentas concubinas (1 Reis 11:3).

Portanto, se este é o livro de Salomão, ele deve ter escrito com a sabedoria castigada de seus últimos anos, quando finalmente percebeu o grande erro que cometeu por não ser um homem de uma mulher só. A perspectiva deste livro contrasta fortemente com a experiência de vida de Salomão de muitas maneiras. Em vez de ver o sexo como uma conquista e o casamento como uma aliança política (ver 1 Reis 11), o Cântico dos Cânticos vê o casamento como um romance e o sexo como o selo de uma aliança sagrada. O autor – quem quer que fosse – dedicou sua canção a Salomão a fim de lançar uma visão divina para o casamento que se opusesse às idolatrias de sua cultura contemporânea. Esta canção bíblica pode fazer a mesma coisa por nós.1 Reis 11 ).

Mito #4: O Cântico dos Cânticos só deve ser lido como uma narrativa direta.

A palavra poesia também é importante para saber como abordar este livro. Uma canção de amor é simplesmente um poema de amor com música. Portanto, precisamos ler o Cântico dos Cânticos poeticamente. Isso pode parecer intimidador para pessoas que acham que não gostam de poesia e dizem ter dificuldade em lê-la. Mas, na verdade, a maioria das pessoas encontra poemas de amor todos os dias ouvindo música popular. As canções de amor que ouvimos são, na verdade, poemas musicados. Como o Cântico dos Cânticos, a maioria deles tem algo a ver com amor e, às vezes, sexo. Suas palavras conseguem entrar em nós e se conectar com nossa experiência de vida, o que explica por que as pessoas costumam colocar letras de músicas em suas páginas de perfil.

Pensar no Cântico dos Cânticos como uma canção de amor torna o livro mais acessível do que poderíamos pensar à primeira vista. Leia este livro da mesma forma que lê as notas do encarte de um álbum de canções de amor. E ouça sua mensagem como ouviria a lista de reprodução para o baile em uma recepção de casamento. Se lermos o Cântico dos Cânticos como um conto, ficaremos frustrados com sua falta de clareza. Mas se lermos este livro da maneira que ele deve ser lido – como uma coleção solta de canções de amor de um romance quente que se tornou um casamento feliz – entraremos em sua alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *