10 Coisas que você deve saber sobre demônios e Satanás

1. Demônios são anjos caídos.

Às vezes, nossos livros de teologia afirmam que o pecado veio primeiro ao mundo com o pecado no jardim, mas já havia uma queda antes da queda humana. A serpente entrou no jardim de fora e com má intenção ( Gn 3:1-2 ). A serpente questionou a bondade de Deus insinuando que Deus estava retendo algo bom de suas imagens humanas. Mais tarde nas Escrituras, o diabo é descrito como “aquela antiga serpente” ( Apoc. 20: 2 ). Quanto mais gostaríamos de saber sobre tudo isso. No entanto, a Escritura é dirigida a nós e não aos anjos. O que sabemos é que Satanás lidera um exército de anjos rebeldes ( Ap 12:7-8 ), que agora são expulsos do céu. Demônios são esses anjos caídos. 

2. Os demônios têm um líder.

Satanás é seu líder. Ele era um querubim que deu errado ou ele era um arcanjo que deu errado? Não sabemos ao certo. Michael e seus anjos derrotam ele e seus anjos na batalha. Assim, ele foi derrotado por um arcanjo ( Ap. 12:7 ). A Escritura tem vários títulos além de “Satanás” e “diabo” que o resumem. Millard J. Erickson  fornece um resumo prático deles: “Vários outros termos são usados ​​com menos frequência: tentador ( Mt 4:3 ; 1Ts 3:5 ), Belzebu ( Mt 12:24, 27 ; 3:22 ; Lucas 11:15, 19 ), inimigo ( Mat. 13:39 ), maligno ( Mat. 13:19, 38 ; 1 João 2:13; 3:12; 5:18 ), Belial (2 Cor. 6:15 ); adversário ( 1 Pedro 5:8 ), enganador ( Apocalipse 12:9 ), grande dragão ( Apocalipse 12:3 ), pai da mentira ( João 8:44 ), assassino ( João 8:44 ), pecador ( 1 João 3:8 ).

3. Satanás e sua comitiva demoníaca têm limitações.

Satanás e os demônios são espíritos poderosos, mas não são onipresentes, oniscientes ou onipotentes. Quanto à onipresença, os demônios podem deixar um homem e entrar em porcos ( Mc 5:13 ). Em relação à onisciência – os anjos, e podemos seguramente supor que os anjos caídos também, não sabem o dia e a hora do retorno do Filho do Homem ( Mt 24:36 ). Quanto à onipotência – nenhum anjo, governante ou poder pode separar o crente do amor de Cristo ( Rm 8:38 ). Em alguns círculos cristãos, o poder, o conhecimento e a presença diabólicos são inflados.

4. O objetivo diabólico é a adoração.

Foi dito que o mundo nos diz: Conforme-me! , a carne nos diz: Satisfaça-me! , e o diabo nos diz: Adore-me! Há evidências bíblicas para apoiar cada uma delas. Respeitando a última ideia das três, a tentação do diabo de Jesus no deserto culmina com este convite ( Mateus 4:8-9 ): “Novamente, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória. E ele lhe disse: Tudo isso te darei, se você se prostrar e me adorar. Esta parece ser a motivação final do diabo: o desejo de ser adorado. Mas fazer isso é idolatria. É adorar a criatura ao invés do criador ( Rom. 1: 24-25 ).

5. Existem dois disfarces diabólicos importantes.

O diabo é um enganador ( Ap 12:9 ). O apóstolo Paulo adverte aos coríntios que o diabo pode se disfarçar como “anjo de luz” ( 2 Cor. 11:14 ). Paulo está escrevendo sobre o perigo de falsos mestres que se disfarçam como “apóstolos de Cristo” ( 2 Cor. 11:13 ). Esses “trabalhadores fraudulentos” são agentes do grande enganador. Falsos ensinos, falsos evangelhos e falsos mestres ainda persistem e perturbam as igrejas. Isso pode ser particularmente verdade no Ocidente. Certa vez, ouvi um pastor que foi preso pelo regime comunista nos dias soviéticos dizer que o grau DD pode significar Doutor em Divindade ou Doutor em Trevas .

No entanto, há outro disfarce que não é nada sutil. Mostra-se na perseguição. Pedro usa uma metáfora surpreendente em aplicação ao diabo ( 1 Pe. 5 ): “Sede sóbrios; esteja atento. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar”. Pedro tem a perseguição pela fé em mente, como mostra o próximo versículo ( 1 Pe 5:9 ): “Resisti-lhe firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão sendo experimentados por sua irmandade em todo o mundo”. Há irmãos e irmãs cristãos em partes não ocidentais do mundo que estão experimentando o rugido do leão enquanto escrevo.

6. Cristo é o vencedor sobre Satanás.

Jesus veio ao mundo como o Filho de Deus encarnado para realizar mais de uma coisa. Aqui está uma amostra. Jesus veio para revelar o Pai ( Jo 1:18 ), para ser um modelo para o comportamento do discípulo ( Jo 13:12-15 ; 1Jo 2:6 ); ser nosso grande sumo sacerdote ( Hb 4:14-16 ); morrer por nossos pecados em nosso lugar ( Heb. 10:1-10 ; 1 João 4:8-10 ), e derrotar o diabo ( 1 João 3:8 ). Ele derrota o diabo provando a morte por nós ( Hb 2:14-15 ). O poder do diabo está em trazer a morte. Depois da morte vem o julgamento ( Hb 9:27-28) e o medo disso. Mas se Jesus abordou a questão do julgamento na cruz, e ele tem, então o medo do crente é aliviado ( Cl 2: 13-15 ).

7. A habitação demoníaca é real.

A possessão demoníaca é coisa de filme. O Exorcista vem à mente como um clássico filme de terror. No entanto, alguns estudiosos contestam o uso de possessão para caracterizar o domínio de um demônio sobre um sujeito humano. Esses estudiosos preferem descrever o homem apresentado em Marcos 5 como demonizado. O descritor tradicional é “possuído pelo demônio”. Prefiro o descritor “demônio habitado”. Marcos 5:1–20 fornece um exemplo esclarecedor. Jesus permite que os demônios saiam do homem e entrem nos porcos (cf. Marcos 5:10-13 ). 

Outro exemplo é a parábola que Jesus contou sobre um espírito imundo saindo de uma pessoa. O espírito imundo retorna à pessoa que é comparada a uma casa, na qual os espíritos malignos que retornam agora habitam ( Lucas 11:24-25).). As imagens espaciais são usadas em ambas as instâncias. A ideia de possessão pode dar a impressão de posse, enquanto os demônios são posseiros. A linguagem do demonizado pode ser muito ampla para ser excessivamente útil.

8. Os crentes não podem ser habitados por demônios.

Os crentes podem ser habitados por demônios? Essa é uma pergunta que muitos fazem. Considerado teologicamente, é difícil acreditar que seja possível que um crente possa ser uma morada para um demônio e o templo da habitação do Espírito Santo ( 1 Cor. 6:19 e 2 Cor. 6:16 ). No entanto, há todas as razões para acreditar que um crente pode ser demonizado no sentido de oprimido pela maldade demoníaca ( 1 Pe. 5: 8-9 ). Da mesma forma, o diabo pode procurar ativamente assediar um servo piedoso como Paulo diz aos Coríntios ( 2 Cor. 12: 7 ). Em resumo: habitado, não; oprimido, sim.

9. O diabo e os demônios não têm futuro com Deus.

É surpreendente saber que alguns pensadores muito importantes da igreja primitiva tinham uma opinião muito diferente. Orígenes (dc 354 DC) foi um dos maiores teólogos especulativos da história da igreja. Ele argumentou que todos serão salvos, incluindo o diabo. Gregório de Nissa (335-394 d.C.) foi mais cauteloso ao fazer a mesma afirmação. Ele esperava, porém, que o diabo fosse salvo. Por sua ousadia, Orígenes foi condenado pelo Concílio de Constantinopla II em 553 dC, mas Gregório de Nissa não. O testemunho escriturístico é claro—o diabo e seus servos, o falso profeta e a besta do mar, estarão no lago de fogo eternamente ( Ap 20:9-10 ). Pode-se supor que os outros servos do diabo, os demônios, enfrentarão o mesmo destino.

10. Podemos ter um ponto cego.

Paul G. Hiebert foi criado na Índia, mas treinado no Ocidente como antropólogo e missiólogo. Ele veio a perceber que seu treinamento ocidental o fez ficar inconsciente do mundo dos espíritos bons e maus, que a maioria do mundo nunca perdeu de vista. 

Chamou esse ponto cego de “a falha do meio excluído”. 

Ele pensou que muitos cristãos ocidentais podem ter uma teologia defendida afirmando anjos e demônios, mas na prática têm uma teologia operacional que vive como se Deus e nós mesmos fôssemos as únicas inteligências. O ponto cego se mostrará em nossas orações se nunca orarmos para que o Cristo ressuscitado possa continuar a amarrar o homem forte, por assim dizer, e estragar seus bens através da vitória da cruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *