10 coisas que você deve saber sobre os dez mandamentos

1. Na verdade, Moisés nunca se refere a eles como os “dez mandamentos”.

Êxodo 20:1–2 apresenta uma das seções mais famosas da Bíblia — na verdade, uma das peças mais importantes da literatura religiosa em todo o mundo — os Dez Mandamentos. Curiosamente, eles nunca são realmente chamados de Dez Mandamentos.

A expressão hebraica, que ocorre três vezes no Antigo Testamento ( Ex. 34:28 ; Deut. 4:13; 10:4 ), significa literalmente “dez palavras”. É por isso que  Êxodo 20 é freqüentemente chamado de Decálogo, sendo deka a palavra grega para “dez” e logos significando “palavra”. Estas são as Dez Palavras que Deus deu aos israelitas no Monte Sinai – e, eu diria, as Dez Palavras que Deus quer que todos nós sigamos.

2. Eles nos mostram quem é Deus.

A lei é uma expressão do coração e do caráter do Legislador. Devemos pensar nisso antes de dizermos: “Não ligo para leis”, ou antes de nos irritarmos com a ideia do que fazer e do que não fazer. Os mandamentos não apenas nos mostram o que Deus quer; eles nos mostram como Deus é. Eles dizem algo sobre sua honra, seu valor e sua majestade. Eles nos dizem o que é importante para Deus. Não podemos desprezar a lei sem desrespeitar o Legislador.

3. Eles nos separam do mundo.

Como cristãos, somos um reino de sacerdotes e uma nação santa ( 1 Pedro 2:9 ). Devemos estar preparados para ficar sozinhos, parecer diferentes e ter regras que o mundo não entende. É claro que nem sempre somos as pessoas santas que deveríamos ser, mas é para isso que ele nos chamou. Isso é quem nós somos. Somos o povo de Deus, separados para viver de acordo com os caminhos de Deus.

4. Eles não tiram nossa liberdade, mas a fornecem.

Muitas vezes pensamos nos Dez Mandamentos como algo que nos limita — como se os caminhos de Deus fossem nos manter na servidão e nos impedir de realizar nossos sonhos e atingir nosso potencial. Esquecemos que Deus quer nos dar vida abundante ( João 10:10 ) e verdadeira liberdade ( João 8:32 ). Suas leis, 1 João 5:3 nos diz, não são pesadas.

Deus não está tentando nos esmagar com burocracia e regulamentos. Os Dez Mandamentos não são grades de prisão, mas leis de trânsito. Talvez haja alguns anarquistas por aí que pensem: “O mundo seria um lugar melhor sem nenhuma lei de trânsito”. 

Alguns de nós dirigem como se fosse assim! Mas mesmo que você fique impaciente quando estiver em um sinal vermelho, tente passar pelo amarelo e vire à esquerda em um rosa muito velho – no geral, você não está feliz por haver alguma aparência de lei e ordem? As pessoas param e vão. 

As pessoas diminuem a velocidade ao passar pelas escolas. Eles param para os ônibus escolares. Você não seria capaz de dirigir seu carro até o supermercado sem leis. Quando você dirige em um ziguezague em uma passagem na montanha, você amaldiçoa os trilhos de proteção que o impedem de mergulhar para uma morte prematura? Não, alguém os colocou lá com muito custo, e para o nosso bem,

Os Dez Mandamentos não são instruções sobre como sair do Egito. São regras para um povo livre permanecer livre.

Somos o povo de Deus, separados para viver de acordo com os caminhos de Deus.

5. Eles não foram dados para que pudéssemos merecer nossa salvação.

Algumas pessoas veem o cristianismo como: Deus tem regras e, se eu seguir as regras, Deus me amará e me salvará. Não foi isso que aconteceu na história do êxodo. Os israelitas eram um povo oprimido, e Deus disse: “Ouço o seu clamor. Eu vou te salvar porque eu te amo. E quando você for salvo, livre e perdoado, darei a você uma nova maneira de viver”.

A salvação não é a recompensa pela obediência; a salvação é a razão da obediência. Jesus não diz: “Se obedeceres aos meus mandamentos, eu te amarei”. Em vez disso, ele primeiro lava os pés dos discípulos e depois diz: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” ( João 14:15 ). Tudo o que fazemos é apenas por causa do que ele fez primeiro por nós.

6. Eles são mais confiáveis ​​do que nossa intuição ou código cultural.

Vivemos em uma era paradoxal em que muitos dirão: “O certo e o errado é o que você decide por si mesmo” e, no entanto, essas mesmas pessoas repreenderão os outros por violar qualquer número de comandos assumidos. Como cultura, podemos ser bastante livres e liberais quando se trata de sexo, mas podemos ser absolutamente fundamentalistas quando se trata das reivindicações morais da revolução sexual. Os velhos palavrões podem não nos escandalizar mais, mas agora existem outras palavras – calúnias e insultos ofensivos – que rapidamente afastam alguém de uma companhia educada. Ainda somos uma sociedade com um código moral.

Mas, a Bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria ( Prov. 9:10 ). A maneira de encontrar instrução moral não é ouvir seu instinto, mas ouvir Deus. Se quisermos distinguir o certo do errado, se quisermos saber como viver uma vida boa, se quisermos saber como viver de uma maneira que abençoe nossos amigos e vizinhos, seríamos sábios em fazer as coisas do jeito de Deus, o que significa prestar muita atenção aos Dez Mandamentos.

7. A instrução mais importante da igreja foi baseada nelas.

A igreja historicamente colocou os Dez Mandamentos no centro de seu ministério de ensino, especialmente para crianças e novos crentes. Durante séculos, a instrução catequética baseou-se em três coisas: o Credo dos Apóstolos, a Oração do Senhor e os Dez Mandamentos.

Em outras palavras, quando as pessoas perguntavam: “Como fazemos discipulado? Como ensinamos nossos filhos sobre a Bíblia? O que os novos cristãos precisam saber sobre o cristianismo?” suas respostas sempre incluíam uma ênfase nos Dez Mandamentos.

8. Eles são essenciais para nossa compreensão do restante da lei do Antigo Testamento.

Embora seja verdade que a Bíblia não diz para imprimir os Dez Mandamentos em negrito, não devemos subestimar sua estatura especial no antigo Israel. Eles vieram de Deus quando ele falou com o povo face a face ( Deut. 5:1–5 ), e eles vieram do Monte Sinai em meio a fogo, nuvem, densas trevas e alta voz ( Deut. 5:22– 27 ). Êxodo 20 marca um ponto alto literal e espiritual na vida de Israel. Não é de admirar que as tábuas da lei, junto com o maná e o cajado de Aarão, tenham sido colocados dentro da arca da aliança ( Heb. 9:4 ).

Há muito mais leis no Antigo Testamento. Mas esses dez primeiros são fundamentais para o resto. Os Dez Mandamentos são como a constituição de Israel, e o que segue são os estatutos reguladores.

9. Eles são centrais para a ética do Novo Testamento.

Pense em Marcos 10:17, por exemplo. É aqui que o jovem rico vem a Jesus e pergunta: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus lhe diz: “Tu conheces os mandamentos”. Em seguida, ele enumera a segunda tábua da lei, os mandamentos que dizem respeito ao nosso próximo: “Não mates, não cometas adultério, não roubes, não dês falso testemunho, não defraudes, honra teu pai e tua mãe” (v19).

Jesus não está traçando um caminho para ganhar a vida eterna. Sabemos pelo resto da história que Jesus está preparando o jovem para uma queda, porque o único mandamento que ele obviamente não obedeceu é o único mandamento que Jesus pula – não cobiçar (v. 20-22). Mas é digno de nota que, quando Jesus tem que fazer um resumo conveniente de nossos deveres com o próximo, ele vai direto aos Dez Mandamentos.

10. Eles ainda são relevantes para os cristãos hoje.

Podemos guardar os mandamentos total ou perfeitamente? Não. Eles servem para nos mostrar o nosso pecado e nos levar à cruz? Absolutamente. Mas os mandamentos também nos mostram como viver, amar o próximo e amar a Deus de todo o coração e alma.

Ainda precisamos das Dez Palavras proferidas no Sinai. Eles foram mudados em alguns aspectos pela vinda de Cristo? Com certeza – transformado, mas não destruído. Não podemos mais guardar os Dez Mandamentos corretamente, a menos que os guardemos em Cristo, por meio de Cristo, e tendo em vista a grandeza que tudo supera de Cristo. Como novas criações em Cristo, a lei não é apenas nosso dever, mas também nosso deleite. Se quisermos amar a Cristo como ele merece e como deseja, guardaremos seus mandamentos ( João 14:15 ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *