10 coisas que você precisa saber sobre o pecado imperdoável

“Uma das perguntas que me fazem regularmente é: ‘Pastor, posso cometer um pecado que Deus não pode perdoar?’

De acordo com Jesus, há um pecado que uma pessoa pode cometer para o qual não há perdão ou perdão nem nesta era nem na era vindoura: blasfemar contra o Espírito Santo. Mas o que significa blasfemar contra o Espírito Santo?”

Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o “pecado imperdoável” ou “pecado imperdoável”.

1. Jesus menciona o pecado imperdoável no evangelho de Marcos.

Jesus abordou o tema em Marcos 3:20-30 , uma passagem que termina com estas palavras: “Em verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e todas as blasfêmias que proferirem; mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas estará sujeito à condenação eterna”  Marcos 3:28-29 ).

Este é o versículo que é citado sempre que os cristãos abordam esse assunto. Mas a passagem não para por aí.

2. Para entender corretamente a passagem do pecado imperdoável, você precisa olhar para a última frase.

Dê uma olhada novamente na declaração final de Jesus nos versículos 28-30: “’Em verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e quaisquer blasfêmias que proferirem; mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas estará sujeito à condenação eterna’, porque eles disseram: ‘Ele tem um espírito imundo’”.

Este parágrafo tem sido a fonte de grandes mal-entendidos na cristandade. Para chegar à interpretação correta, temos que começar com a última frase , que explica por que Jesus fez essa afirmação. Ele deu esse ensinamento porque Seus inimigos o acusavam de ter um espírito imundo (versículo 22). Nosso Senhor estava dizendo a eles, em essência: “Há um pecado que você está prestes a cometer. Você deve ter muito cuidado, porque você está prestes a fazer algo para o qual não há perdão.”

3. O pecado imperdoável não é um erro impensado.

Deixe-me tomar um momento e dizer que o pecado imperdoável não é algo que alguém comete aleatoriamente. Os escribas que vieram de Jerusalém não fizeram isso apenas por capricho. Se você seguir as referências a esses escribas ao longo do livro de Marcos, verá que há uma progressão para a incredulidade deles. 

Eles estavam inicialmente curiosos sobre Jesus e Seu ministério. Então eles fizeram perguntas. Com o tempo, tornaram-se indiferentes; mas então sua indiferença se transformou em uma atitude maliciosa que se tornou tão odiosa e vingativa que acabou pregando Jesus Cristo na cruz.

4. Existe um verbo grego que prova que não é uma reação instantânea.

Em nossa história em  Marcos 3 , há um fato interessante que só é aparente no Novo Testamento grego. De acordo com o versículo 22, os escribas disseram: “Ele tem Belzebu”. A forma verbal para “disse” está no tempo imperfeito. 

Pode ser traduzido como: “Eles continuaram dizendo”. Não foi apenas uma questão de uma palavra repentina e impensada ou uma reação instantânea. Suas palavras representavam uma atitude endurecida e um coração amargurado e impenitente.

5. Mostra-nos que a rejeição progressiva pode ser a mais perigosa.

Quando Deus nos convence do pecado e nos apresenta o Evangelho, é perigoso negligenciá-lo, especialmente se nossa procrastinação se tornar crônica. 

Resistimos e resistimos e resistimos. Depois de um tempo, podemos nos tornar tão duros de coração e endurecidos pelo pecado que nos tornamos calejados de alma. Nossos ouvidos não podem receber a verdade. Nossas mentes se livram da convicção do Espírito. Tornamo-nos cínicos de consciência. E embora a graça de Deus ainda esteja disponível para nós, nós nos afastamos dela.

6. Conhecer a Palavra de Deus não é suficiente.

Esses escribas tornaram-se resistentes a Jesus por causa das atitudes de seus próprios corações malignos. É trágico, pois esses escribas dedicaram suas vidas a copiar a Palavra de Deus. Observe a relação entre as palavras  escriba  e  rabisco . Esses homens haviam copiado e recopiado o Antigo Testamento. Todos os dias eles copiavam à mão um antigo rolo das Escrituras.

Eles haviam copiado  Isaías 53 , sobre o Servo Sofredor. Copiado o Salmo 22 , sobre a morte do Messias. Eles conheciam  Miquéias 5  e a profecia do nascimento de nosso Senhor. No entanto, seus corações ficaram tão endurecidos que não puderam receber Sua graça quando ela chegou na pessoa de Jesus.

7. Podemos ser endurecidos à verdade espiritual vivendo no meio dela.

Podemos ir à igreja e ler tanto a  Bíblia  que as palavras não são mais registradas em nós. Os escribas chegaram a um ponto onde estavam tão familiarizados com as coisas religiosas que quando o Filho de Deus apareceu, eles não sabiam quem Ele era e o acusaram de ser de Satanás.

8. O pecado imperdoável é negar a divindade de Cristo.

Ao atribuir os milagres de Jesus a Satanás, os líderes religiosos estavam negando a divindade de Jesus Cristo. Eles estavam dizendo que Ele não podia ser Deus. No entanto, por Seus milagres, Ele estava se mostrando nada e ninguém menos do que Deus. Somente o próprio Deus poderia fazer o que Ele havia feito. Seus seguidores acreditavam em Sua divindade.

9. Rejeitar o Espírito Santo e rejeitar a divindade de Cristo estão conectados.

É o Espírito Santo que testemunha a divindade de Cristo em nosso mundo hoje.

Então, quando você se recusa a aceitar o ministério do Espírito Santo ou atribui Seu ministério a Satanás, você desiste da última oportunidade de ser salvo. Você deve crer em Jesus como o Filho de Deus. Temos que aceitar o testemunho do Espírito Santo e agir de acordo com a convicção que Ele traz.

10. Se você está preocupado com a possibilidade de ter cometido um pecado que Deus não perdoará… você provavelmente não cometeu esse pecado.

O pensamento de um pecado imperdoável tem assombrado pessoas sensíveis em todos os séculos cristãos, e talvez tenha assombrado você. 

Eu quero ser claro ao dizer que se você está incomodado em seu espírito que pode ter cometido um pecado que Deus não perdoará, o próprio fato de você ter ansiedade sobre isso é evidência de que você não cometeu o pecado. 

Se Ele ainda está trabalhando em seu coração, não é possível ter cometido o pecado imperdoável. O próprio fato de você estar lendo este artigo é uma tremenda indicação de que você não cometeu o pecado imperdoável descrito no Evangelho de Marcos.

Em resumo, este é o “pecado imperdoável”:

Em sua essência, o pecado imperdoável está endurecendo seu coração contra Deus e repetidamente se recusando a responder às Suas súplicas à sua alma. 

Ao continuar resistindo e rejeitando o Senhor, você cria calos em sua alma até que a convicção do Espírito de Deus não mais se registre em seu coração. Ao longo de um período de tempo você se torna endurecido. 

Você ouve a Palavra de Deus e isso não faz nenhum impacto em você. Se você morrer nessa condição, não há mais perdão disponível. 

Para aqueles que rejeitam Jesus Cristo, não há perdão em nenhum outro lugar, a qualquer hora, seja neste mundo ou no próximo. Ele morreu por você, e se você rejeitar isso, não há outro sacrifício pelo pecado.

Portanto, não se preocupe se você cometeu o pecado imperdoável. Mas se você não conhece Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, preocupe-se com isso.

Você resistiu?

Se você resistiu a Cristo e O recusou como seu Salvador, e se algo acontecer e você morrer, você terá cometido o pecado imperdoável. 

Você não tem uma segunda chance após a morte. Tudo o que fazemos a respeito de Cristo, fazemos nesta vida. Não aposte que você terá tempo ou que poderá responder mais tarde. A Bíblia diz: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”  (Isaías 55:6 ).

Estou aqui para lhe dizer que Jesus é quem Ele afirma ser. Ele é o caminho, a verdade e a vida. É o único caminho para Deus. Filho de Deus e Filho do Homem, nosso Salvador, o Verbo feito carne, o Primogênito dos Mortos. Ele é nosso Criador, Defensor, Redentor e Amigo. 

Ele é Cristo, o Senhor, a Rocha das Eras, o Alicerce Seguro, a Pedra Angular. Quando Ele for seu Salvador inesquecível, você nunca terá que se preocupar com o pecado imperdoável .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *