10 citações bíblicas de Ezequiel sobre a santidade de Deus

Adoro estudar o que a Bíblia tem a dizer sobre a santidade de Deus. Recentemente, me deparei com estas 10 citações bíblicas do livro de Ezequiel e aprendi algumas coisas notáveis ​​sobre a santidade de Deus. Quero compartilhar isso com você! 

Deus manifesta sua santidade 

1.  Ezequiel 20:41 

“Eu te aceitarei como um aroma agradável, quando eu te tirar dentre os povos e te reunir dos países onde você foi espalhado. E manifestarei a minha santidade entre vós, à vista das nações.” 

Deus promete manifestar sua santidade  entre  seu povo. Eles têm algo extraordinário a esperar no tempo depois de terem sido dispersos e reunidos novamente: a santidade de Deus habitaria  com eles.  Este é Jesus Cristo, que “é a santidade de Deus em carne humana”. 

2.  Ezequiel 28:22 

Assim diz o Senhor Deus: “Eis que estou contra ti, ó Sidom, e manifestarei a minha glória no meio de ti. E saberão que eu sou o Senhor, quando eu executar nela julgamentos e manifestar nela minha santidade”.

A manifestação da santidade de Deus também pode ter algo a ver com a execução do julgamento.

Aqui, Deus diz diretamente a Sidon que ele está contra eles. Embora versículos como este possam levantar algumas questões, está claro que Deus se mostrará a Sídon e sua presença poderá ser algo aterrorizante. 

3. Ezequiel 28:25 

Assim diz o Senhor Deus: “Quando eu congregar a casa de Israel dentre os povos entre os quais estão espalhados, e manifestar  neles a minha santidade à vista das nações, então habitarão na sua própria terra que dei ao meu servo Jacó.”

Vimos que a manifestação da santidade de Deus traz esperança na pessoa de Jesus Cristo, que pode ser associada ao julgamento, e aqui vemos que tem uma implicação para o povo de Deus.  

Deus promete manifestar sua santidade em seu povo. Muito pode ser dito sobre isso, e quero apenas destacar uma implicação geral: através do seu poder e graça, Deus planeja  nos  usar para trazer glória a ele! 

Deus Vindica Sua Santidade 

4.  Ezequiel 36:23 

E defenderei a santidade do meu grande nome, que foi profanado entre as nações, e que vocês profanaram entre elas.  

Deus não é como alguns indivíduos de alto status que “não se importam com o que as pessoas pensam deles”. Não! Ele se preocupa profundamente que você saiba quem ele é. Pessoas ao longo dos tempos profanaram o seu nome, e ele nos deu a sua palavra e os pregadores da palavra para que possamos saber quem ele realmente é.  

5.  Ezequiel 36:23  

E as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando por meio de ti eu reivindicar a minha santidade diante dos seus olhos. 

Deus quer que as nações saibam que  ele  é o Senhor. Por que isso é bom para nós? Porque ele é o Deus que salva o seu povo, que é misericordioso com os pecadores arrependidos, que criou você e que o ama. Ele quer que você saiba que nenhum outro deus existe.  

Aquele deus em sua mente que está perpetuamente contra você? Não existe. Aquele deus em sua mente que é inalcançável e indiferente? Falso! 

6.  Ezequiel 38:16 

Você subirá contra o meu povo Israel, como uma nuvem cobrindo a terra. Nos últimos dias te trarei contra a minha terra, para que as nações me conheçam, quando através de ti, ó Gogue, eu reivindicar a minha santidade diante dos seus olhos. 

Deus usa Gogue para trazer julgamento a Israel. Se eu fosse Gog, teria pensado que toda essa conquista se devia ao meu próprio poder! Mas não – Deus estava no controle. Gogue pode ter pensado que estava trazendo glória ao seu próprio nome, mas Deus estava na verdade trazendo glória ao Seu santo nome! 

7.  Ezequiel 38:23 

Assim mostrarei a minha grandeza e a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações. Então saberão que eu sou o Senhor. 

Como pode ser visto em muitos desses versículos, Deus não se importa apenas com aqueles que já o seguem, mas também com “muitas nações”. Deus “deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). 

8.  Ezequiel 39:27 

quando eu os tiver trazido de volta dos povos e os reunido das terras de seus inimigos, e através deles tiver reivindicado minha santidade à vista de muitas nações.

O plano de Deus o tempo todo era usar Gogue para destruir Israel e depois redimi-lo. Este plano de julgamento e redenção tem tudo a ver com o seu amor pelo seu povo, trazendo-o de volta a ele, mas também tem a ver com o seu desejo de tornar a sua santidade conhecida pela humanidade.  

Como sua criação, nunca podemos confundir o amor de Deus por nós como algo que existe sem a sua santidade. Ele é separado, perfeito e de uma categoria diferente da nossa. Deus ama-nos, sim, mas não podemos estar unidos a ele se não formos também santos.  

Deus dá sua santidade 

9.  Ezequiel 44:19 

E quando saírem para o átrio exterior, ao encontro do povo, despirão as vestes com que estiveram ministrando e as colocarão nas câmaras sagradas. E vestirão outras vestes, para que não transmitam santidade ao povo com as suas vestes.

O que está acontecendo neste versículo? Há um ritual acontecendo e os sacerdotes usavam vestimentas específicas que lhes permitiam estar na presença de Deus no interior da sala. Ao saírem, indo para o átrio externo, tiveram que tirar aquelas vestes específicas porque a santidade de Deus estava ali sobre eles.  

Duas notas: 1.) Deus graciosamente deu um caminho para o sacerdote ser santo para que pudesse estar na presença de Deus. 2.) Deus não entrega sua santidade àqueles que não o seguem. 

Os israelitas profanaram o nome de Deus e viveram em rebelião durante anos e anos. Como vimos, Deus se preocupa profundamente com a sua santidade – isso não é algo que ele dá por capricho, como Oprah doa carros. 

10.  Ezequiel 46:20  

E ele me disse: “Este é o lugar onde os sacerdotes cozinharão a oferta pela culpa e a oferta pelo pecado, e onde assarão a oferta de cereais, para não levá-la para o átrio exterior e assim transmitir a santidade ao pessoas.”

O que podemos ver nestes dois versículos é que a santidade de Deus  pode  ser transmitida, ou dada, a uma pessoa, mas isso não está acontecendo aqui. O que seria necessário para acontecer então? 

Essas pessoas, assim como nós, precisavam de um sacrifício perfeito para receber toda a ira do julgamento de Deus. Para pagar a pena pelos pecados do mundo. Jesus fez isso! Jesus — a santidade de Deus encarnada — veio morrer para que possamos viver.  

E para todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo, e vivem sob o seu Senhorio, Deus não dirá “Não vou transmitir a minha santidade a vocês”. Para aqueles que estão em Cristo, Deus promete que nos tornaremos “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *