10 fatores que nos distinguem segundo a carne

O que significa considerar alguém segundo a carne? 2 Coríntios 5:16-17 diz:

De agora em diante, portanto, não consideramos ninguém segundo a carne. Embora antes considerássemos Cristo segundo a carne, não o consideramos mais assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O velho já passou; eis que o novo chegou.

A Bíblia diz: “O homem vê a aparência, mas Deus vê o coração” (1 Samuel 16:7). É natural formarmos impressões a partir das coisas mais óbvias sobre outras pessoas.

Aqui estão dez fatores que nos distinguem “segundo a carne”. Precisamos compreendê-los para compreender a transformação radical que advém do conhecimento de Jesus Cristo. Todos eles são sensíveis. A maioria dos nossos problemas e a maioria dos nossos conflitos surgem daquilo que somos “na carne”.

10 fatores que nos distinguem segundo a carne

1. Aparência

Esta é muitas vezes a primeira forma de identificarmos pessoas numa conversa normal. De acordo com a carne você tem uma certa altura e um certo peso. Você tem seu próprio estilo e seu próprio nível de condicionamento físico. Todos nós pensamos sobre nossa própria aparência, o que gostamos ou não gostamos nela e como ela se compara à aparência dos outros.

2. Habilidade

Aqui estou pensando nos dons, talentos e habilidades que cada um de nós possui. Somos dotados de diferentes maneiras e em diferentes graus – nos esportes, nas artes, na música, etc. Nossas habilidades em diferentes áreas fazem parte do que somos segundo a carne.

3. Idade

Paulo diz a Timóteo: “Ninguém despreze… a tua mocidade” (1 Timóteo 4:12). A idade é algo que nos distingue segundo a carne. Algumas pessoas, vendo que Timóteo era jovem, não o levavam a sério. Eles precisariam ser conquistados pelo seu exemplo piedoso. Da mesma forma, muitos idosos sentem-se marginalizados numa cultura que persegue os jovens.

4. Amigos

Quando você está na escola, isso pode ser um grande fator em sua vida. Quem são seus amigos? Em qual grupo você está? Isso permanece verdadeiro durante toda a vida. Muitas vezes falamos sobre nossos “círculos sociais”.

5. Corrida

É impressionante a frequência com que se faz referência na Bíblia a judeus e gentios, às distinções entre eles e como essas divisões, às vezes amargas, podem ser superadas. Você não consegue entender a história da América ou as tensões em nosso país que continuam até hoje, independentemente desta questão, e das muitas injustiças que a acompanham.

6. Gênero

Deus nos fez homem e mulher, e isso nos distingue de acordo com a carne. Ao pensarmos sobre raça e género, parece-me que todos os grandes debates culturais do nosso tempo se concentram em torno do que somos segundo a carne. Como lidamos com essas grandes coisas que nos tornam diferentes segundo a carne?

7. Trabalho

Em que trabalha? Trabalho manual? Negócios? Educação? Saúde? As artes? Ciência? Ou seu trabalho é com o lar e a família? Estou sempre interessado em perguntar às pessoas “Qual é o seu trabalho?” porque saber qual é o trabalho de uma pessoa lhe dá uma ideia de sua experiência de vida segundo a carne.

8. Casa

O estilo de vida de uma pessoa envolve a casa em que mora, o carro que dirige, as férias que desfruta, os restaurantes que frequenta e os entretenimentos que escolhe. Tudo isto é impulsionado pelos meios (ou falta deles) que estão à sua disposição. As comunidades são por vezes divididas entre uma área mais próspera de um lado da linha ferroviária e uma área menos próspera do outro lado.

9. Família

Isso pode incluir família de origem, família por adoção e família por casamento. Dons, talentos e características físicas foram transmitidos a você por seus pais. E junto com eles, as batalhas, desejos e lutas que estavam em seu pai e sua mãe também podem estar agora em você.

10. Experiência

Quem somos segundo a carne é moldado tanto pela natureza como pela criação, não apenas pelos genes, mas também pelo ambiente. Nossas primeiras experiências de amor ou de negligência têm uma enorme influência no formato de nossas vidas. As oportunidades que surgem à medida que nos desenvolvemos – portas abertas e portas fechadas, fazem uma grande diferença.

Ao refletir sobre essas questões, me perguntei: “Por que todas essas questões são tão delicadas?” A resposta é que para a grande maioria das pessoas o que somos “segundo a carne” é tudo o que existe. E se isso for tudo o que existe, ficaremos constantemente tensos sobre quem somos segundo a carne e seremos rápidos em julgar os outros da mesma maneira.

Cristo muda a maneira como você vê os outros

De agora em diante, portanto, não consideramos ninguém segundo a carne.  (2 Coríntios 5:16)

Aqui está algo que é único e maravilhoso no corpo de Cristo. As coisas que nos tornam diferentes segundo a carne são superadas pela nova vida de Jesus que compartilhamos no corpo de Cristo.

Na carne, vivíamos para nós mesmos, e a nossa morte significaria passar para a condenação. Mas Jesus morreu para mudar tudo isso. Quem somos segundo a carne morreu com Ele, através de Sua morte expiatória na cruz. Quem somos em Cristo nasce Dele, através de Sua vida de ressurreição.

Pois todos vocês que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo.

Não há judeu nem grego,

não há escravo nem livre,

não existe homem e mulher,

pois todos vocês são um em Cristo Jesus.  (Gálatas 3:27-28)

O que nos torna diferentes segundo a carne desaparece à luz da nova criação em Jesus Cristo. Esta nova criação inclui homens e mulheres de todas as raças, pessoas de todos os tipos de aparência e idade, pessoas de todas as origens e experiências, pessoas de todos os ofícios e profissões e de todos os níveis de habilidade, todos trazidos à paz com Deus através do mesmo Salvador, todos submetendo nossas vidas muito diferentes ao mesmo Senhor.

Uma mudança na forma como você vê Jesus traz uma mudança na maneira como você vê os outros. Isso significa que não vemos uns aos outros através das lentes do que somos por natureza e das dez coisas que nos tornam diferentes, mas de quem somos pela graça e pela obra redentora de Cristo que nos torna um.

Como Cristo vê você

Se você se julgar de acordo com a carne, ou estará sempre desprezando os outros porque se vê como tendo mais a seu favor do que eles, ou estará sempre desanimado, porque os outros têm mais dons, talentos, vantagens e oportunidades do que você. Aqui estão as boas novas: Cristo não considera você segundo a carne.

Jesus disse aos fariseus: “Vocês julgam segundo a carne; Eu não julgo ninguém” (João 8:15). Sabemos por outras Escrituras que Jesus será o juiz de cada pessoa: “O Pai confiou todo o julgamento ao Filho” (João 5:22). Jesus não está negando isso.

Jesus está dizendo: “Você julga as pessoas de acordo com a carne. Mas eu não faço isso!” Jesus não forma uma opinião sobre você de acordo com a carne. Ele não baseia um julgamento sobre você em sua aparência, habilidade, idade, amigos, raça, sexo, trabalho, casa, família ou experiência.

Jesus se oferece a todas as pessoas, de todas as raças, com todas as habilidades e de todas as origens. Ele se oferece, sem parcialidade, como o Salvador vivo e o Senhor reinante. E tudo o que você é segundo a carne, Ele é capaz de fazer de você uma nova criação.

Quando Jesus Cristo é o seu Senhor soberano, o que Ele pensa de você é a primeira (e, em última análise, a única) coisa que realmente importa. Uma mudança em como você vê Jesus levará a uma mudança em como você vê os outros e a uma mudança em como você vê a si mesmo, para que você não desanime!

One Comment on “10 fatores que nos distinguem segundo a carne”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *