10 fatores que nos distinguem segundo a carne

O que significa considerar alguém segundo a carne? 2 Coríntios 5:16-17 diz:

De agora em diante, portanto, não consideramos ninguém segundo a carne. Mesmo que uma vez considerássemos Cristo segundo a carne, não o consideramos mais assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. O velho faleceu; eis que chegou o novo.

A Bíblia diz: “O homem vê a aparência, mas Deus vê o coração” (1 Samuel 16:7). É natural para nós formarmos impressões a partir das coisas mais óbvias sobre outras pessoas.

Aqui estão dez fatores que nos distinguem “segundo a carne”. Precisamos entender isso para entender a transformação radical que vem do conhecimento de Jesus Cristo. Todos eles são sensíveis. A maioria dos nossos problemas, e a maioria dos nossos conflitos, surgem do que somos “na carne”.

Dez fatores que nos distinguem “segundo a carne”

1. Aparência

Esta é muitas vezes a primeira maneira de identificar as pessoas em uma conversa comum. De acordo com a carne você tem uma certa altura e um certo peso. Você tem seu próprio estilo e seu próprio nível de condicionamento físico. Todos nós temos pensamentos sobre nossa própria aparência, o que gostamos ou não, e como ela se compara à aparência dos outros.

2. Habilidade

Aqui estou pensando nos dons, talentos e habilidades que cada um de nós tem. Somos dotados de diferentes maneiras e em diferentes graus – nos esportes, nas artes, na música, etc. Nossas habilidades em diferentes áreas são parte do que somos segundo a carne.

3. Idade

Paulo diz a Timóteo: “Ninguém despreze… a tua mocidade” (1 Tm 4:12). A idade é algo que nos distingue segundo a carne. Algumas pessoas, vendo que Timóteo era jovem, não o levavam a sério. Eles precisariam ser conquistados por seu exemplo piedoso. Da mesma forma, muitos idosos se sentem marginalizados em uma cultura que persegue os jovens.

4. Amigos

Quando você está na escola, isso pode ser um grande fator em sua vida. Quem são seus amigos? Em qual grupo você está? Permanece verdadeiro ao longo da vida. Costumamos falar sobre nossos “círculos sociais”.

5. Corrida

É muito impressionante a frequência com que você faz referência na Bíblia a judeus e gentios, as distinções entre eles e como essas divisões às vezes amargas podem ser superadas. Você não pode entender a história da América ou as tensões em nosso país que continuam hoje fora desta questão, e as muitas injustiças que a acompanharam.

6. Gênero

Deus nos fez homem e mulher, e isso nos distingue segundo a carne. Ao pensarmos em raça e gênero, me parece que os grandes debates culturais de nosso tempo se concentram em torno do que somos de acordo com a carne. Como lidamos com essas grandes coisas que nos diferenciam segundo a carne?

7. Trabalho

Em que trabalha? Trabalho manual? O negócio? Educação? Saúde? As artes? Ciência? Ou o seu trabalho é com a casa e a família? Estou sempre interessado em perguntar às pessoas “Qual é o seu trabalho?” porque saber o que é o trabalho de uma pessoa lhe dá uma visão de sua experiência de vida segundo a carne.

8. Casa

O estilo de vida de uma pessoa envolve a casa em que vive, o carro que dirige, as férias que gosta, os restaurantes que frequenta e os entretenimentos que escolhe. E tudo isso é impulsionado pelos meios (ou falta deles) que estão à sua disposição. As comunidades às vezes são divididas entre uma área mais próspera de um lado de uma linha férrea e uma área menos próspera do outro lado.

9. Família

Isso pode incluir família de origem, família por adoção e família por casamento. Dons, talentos e características físicas foram todos passados ​​para você de seus pais. E junto com eles, as batalhas, desejos e lutas que estavam em seu pai e sua mãe também podem estar agora em você.

10. Experiência

Quem somos de acordo com a carne é moldado tanto pela natureza quanto pela criação, não apenas pelos genes, mas também pelo ambiente. Nossas primeiras experiências de amor ou negligência têm uma enorme influência na forma de nossas vidas. As oportunidades que surgem à medida que nos desenvolvemos – portas abertas e portas fechadas, fazem uma grande diferença.

Ao refletir sobre essas questões, me perguntei: “Por que todas essas questões são tão delicadas?” A resposta é que para a grande maioria das pessoas o que somos “segundo a carne” é tudo o que existe. E se for tudo o que existe, seremos constantemente tensos sobre quem somos de acordo com a carne, e seremos rápidos em julgar os outros da mesma maneira. Mas…

Cristo muda a forma como você vê os outros

De agora em diante, portanto, não consideramos ninguém segundo a carne.  (2 Coríntios 5:16)

Aqui está algo que é único e maravilhoso no corpo de Cristo. As coisas que nos tornam diferentes segundo a carne são esmagadas pela nova vida de Jesus que compartilhamos no corpo de Cristo.

Na carne, vivíamos para nós mesmos, e nossa morte significaria passar para a condenação. Mas Jesus morreu para mudar tudo isso. Quem somos segundo a carne morreu com ele, por meio de sua morte expiatória na cruz. Quem somos em Cristo nasce dele, por meio de sua vida ressurreta.

Pois todos vocês que foram batizados em Cristo se revestiram de Cristo.

O que nos torna diferentes de acordo com a carne desaparece na luz da nova criação em Jesus Cristo. Esta nova criação inclui homens e mulheres de todas as raças, pessoas de todos os tipos de aparência e idade, pessoas de todas as origens e experiências, pessoas de todos os ofícios e profissões e todos os níveis de habilidade, todos trazidos à paz com Deus através do mesmo Salvador, todos submetendo nossas vidas muito diferentes ao mesmo Senhor.

Uma mudança em como você vê Jesus traz uma mudança em como você vê os outros. Isso significa que não nos vemos através das lentes do que somos por natureza e das dez coisas que nos tornam diferentes, mas de quem somos pela graça e pela obra redentora de Cristo que nos torna um.

Como Cristo te vê

Se você julgar a si mesmo de acordo com a carne, ou você sempre estará desprezando os outros porque você se vê como tendo mais vantagens para você do que eles, ou você sempre estará desanimando, porque os outros têm mais dons, talentos e vantagens e oportunidades do que você. Aqui estão as boas novas: Cristo não considera você segundo a carne.

Jesus disse aos fariseus: “Vocês julgam segundo a carne; não julgo a ninguém” (João 8:15). Sabemos por outras Escrituras que Jesus será o juiz de cada pessoa: “O Pai confiou todo o julgamento ao Filho” (João 5:22). Jesus não está negando isso.

Jesus está dizendo: “Você julga as pessoas de acordo com a carne. Mas eu não faço isso!” Jesus não forma uma opinião sobre você segundo a carne. Ele não baseia um julgamento sobre você em sua aparência, habilidade, idade, amigos, raça, sexo, trabalho, casa, família ou experiência.

Jesus se oferece a todas as pessoas, de todas as raças, com todas as habilidades e de todas as origens. Ele se oferece, sem parcialidade, como o Salvador vivo e o Senhor reinante. E tudo o que você é segundo a carne, ele é capaz de fazer de você uma nova criatura.

Quando Jesus Cristo é seu Senhor soberano, o que ele pensa de você é a primeira (e, finalmente, a única) coisa que realmente importa. Uma mudança em como você vê Jesus levará a uma mudança em como você vê os outros e uma mudança em como você se vê, para que você não desanime!

Você já viu uma mudança em como você vê os outros e a si mesmo por causa de Jesus? O que o impediria de dar a ele sua vida hoje?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *