10 Considerações Importantes Antes de Seguir a Jesus

Anos atrás, eu teria rido da pessoa que previu que eu seria um seguidor de Jesus Cristo sem vergonha, entusiasmado e apaixonado. Antes de colocar a fé salvadora em Cristo como meu Senhor e Salvador, eu valorizava a independência, meu estilo de vida pecaminoso e prazeres, e tudo o que o mundo tinha para me oferecer sem repercussão.

Quando coloquei minha fé em Jesus Cristo, meu coração mudou drasticamente, mas foi só quando abri minha Bíblia que entendi o que significa segui-lo.

Nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, Jesus ordena repetidamente: “Siga-me”. Enquanto a maioria desses casos chamou especificamente os 12 homens que se tornariam seus discípulos (Mateus 10:3-4), outros casos mostram que Jesus estava chamando qualquer pessoa ao longo dos tempos que quisesse o que ele tinha para oferecer (João 3:16; Marcos 8 :34).

As mesmas palavras nos convidam pessoalmente hoje: “Siga-me”. Mas esse convite vai além de adaptar novos hábitos, abraçar as crenças cristãs e viver uma vida moral. As Escrituras dão ampla evidência do que devemos considerar.

Antes de seguir a Jesus, reflita sobre estas 10 considerações importantes:

1. Esteja disposto a obedecer e submeter-se.

Seguir a Jesus não significa viver independentemente de seu exemplo e instrução. Os seguidores de Cristo obedecem com confiança e se submetem à sua vontade pela fé, mesmo quando excede o entendimento. “Respondeu-lhe Jesus: ‘Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada’” (João 14:23).

2. Esteja preparado para suportar dificuldades.

Você está preparado para suportar dificuldades pela causa de Cristo? Seguir Jesus significa que a dificuldade não é apenas uma possibilidade, mas uma garantia. Mas Tiago 1:12 explica: “Bem-aventurado o homem que permanece firme na provação, porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”. À medida que suportamos dificuldades, podemos ter certeza da provisão de Cristo para isso: “Mais do que isso, nos regozijamos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança, e a esperança não nos envergonha. , porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5).

3. Esteja pronto para ver a feiura do seu pecado.

Andar com Jesus Cristo significa ver o pecado que ele revela, enfrentá-lo e pedir perdão. Você continuará a falhar diariamente, e isso pode ser frustrante para os crentes que assumem que seguir a Cristo é equivalente à perfeição. Como você ainda sucumbe às tentações e prazeres terrenos, você descobrirá que ter um novo coração significa que você tem uma nova consciência e sensibilidade ao pecado como nunca teve antes. Mas tenha coragem, amigo. O sacrifício perfeito de Cristo nos cobriu da condenação, e ele irá suprir você com a força que você precisa para fugir do pecado.

4. Saiba que o mundo nem sempre o aceitará.

Quando você realmente conhece Jesus Cristo, é difícil imaginar como os outros não vão recebê-lo e a seus seguidores. Mas Jesus não nos protege dessa realidade preocupante: “Se o mundo te odeia, tenha em mente que ele me odiou primeiro” (João 15:18, NVI). Se o mundo não está andando com ele, eles estão lutando contra ele. Portanto, como seu seguidor, você se encontrará em situações semelhantes de perseguição, incompreensão, condenação, inaceitação, hostilidade e opressão. Em meio ao antagonismo do mundo, apegue-se ao que Pedro e os apóstolos reconheceram em Atos 5:29: “Devemos obedecer antes a Deus do que aos homens”.

5. Esteja disposto a sair de sua zona de conforto.

Os cristãos são chamados a buscar a justiça, defender os desamparados e servir os pobres. Nenhum desses comandos pode ser realizado sentado em silêncio em sua casa. Se você está confortável com os mandamentos do Senhor ou não, você será desafiado a falar quando estiver com medo, intimidado ou desconfortável. Jesus não está dizendo que você deve estar cheio de conhecimento doutrinário ou um superstar espiritual para fazer essas coisas; não, Jesus nos chama para um coração disposto e obediente que segue onde quer que ele nos conduza.

6. Prepare-se para ser responsabilizado.

Através do sacrifício final de Cristo na cruz, e pela fé nele, seus pecados foram apagados de seu registro. Mas isso não significa que você tem liberdade para aceitar o sacrifício de Cristo como garantido e continuar pecando. Você ainda estará diante do tribunal de Deus, dando contas de suas ações a ele (Romanos 14:12). Você não deve apenas prestar contas a Deus, mas a outros no corpo de Cristo. A responsabilidade parece intimidante, mas é um presente de Deus para nos ajudar a trilhar o caminho certo.

7. Aceite-o em sua palavra.

Sua humanidade limitada significa que você nem sempre entenderá a soberania de Deus. Você vai questionar por que ele permite o sofrimento, onde ele está no silêncio e por que suas orações aparentemente não são respondidas. Mas você não foi instruído a entender completamente; você deve andar pela fé, reconhecendo que os caminhos dele são mais altos do que os seus e que os pensamentos dele são maiores do que os seus (Isaías 55:9).

8. Deixe as coisas para trás.

Efésios 4 nos diz para não andarmos mais como costumávamos (v. 17) porque nosso entendimento estava obscurecido, fomos excluídos de Deus, éramos ignorantes e nossos corações estavam endurecidos (v. 18). Mas não conhecemos mais a Cristo dessa maneira (v. 20), porque ouvimos sua verdade e ouvimos (v. 21). Portanto, devemos deixar de lado nosso velho eu, antes de conhecer a Cristo, e nos revestir de nosso novo eu, que agora é à semelhança de Deus (v. 24). A fé em Cristo exige uma mudança radical em seu estilo de vida da maneira como você se comportou. Pode significar afastar-se de pessoas ou situações que, em última análise, não glorificam a Deus, e isso pode ser desafiador.

9. Espere ser humilhado.

Filipenses 2 nos diz que os seguidores de Cristo não fazem nada por rivalidade ou vaidade, mas humildemente consideram os outros mais importantes do que eles mesmos (v. 3) e buscam os interesses dos outros (v. 4). Os cristãos devem andar humildemente porque o próprio Cristo não considerou o ser igual a Deus algo a que se apega, mas se fez nada, assumindo a forma de servo (vv. 6-8). Gabar-se em nossa fraqueza (2 Coríntios 11:30) parece contra-intuitivo para nossa cultura, mas é nosso dever como seguidores de Cristo.

10. Prepare-se para amar.

À primeira vista, esta consideração final parece facilmente alcançável. Mas ao amar como Cristo amou, isso significa que você não pode ser seletivo sobre quem você ama. Seguir Jesus significa amar sem condições. Mas não se confunda: amar aqui significa amar em ação , não em sentimentos . Você pode não ser capaz de sentir amor por seu vizinho detestável ou parente rancoroso, mas ainda é ordenado a amá-los. João 13:34-35 explica isso: “Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros: assim como eu vos amei, também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

Ao amar os outros apesar de seus pecados, o mundo verá algo diferente em você – e essa bela diferença é que você é um seguidor de Jesus Cristo, amado incondicionalmente por ele por meio de seu evangelho da graça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *