10 mudanças de mente necessárias para sua luta pela santidade

Tenho certeza de que sua batalha contra o pecado é semelhante à minha: você teve altos e baixos, com diferentes lutas em diferentes épocas. Às vezes você se sente impotente para mudar seus pensamentos e hábitos pecaminosos profundamente arraigados. Outras vezes, encontrar uma verdade das Escrituras pode ser um verdadeiro divisor de águas em sua visão do pecado, e você cresce.

10 mudanças de mente necessárias para sua luta pela santidade

Crescer em santidade envolve tirar o lixo do pensamento errado e aprender a pensar com “a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:16) enchendo nossas mentes com a verdade de Deus que dá vida e produz santidade (João 17:17). Abaixo, compartilho 10 maneiras de pensar que você deve adotar para sua luta pela santidade.

1. Pense: “Preciso me concentrar na graça de Deus” em vez de “Preciso me concentrar em parar meu pecado”.

Se eu lhe disser para não pensar em todos os seus fracassos passados, no que você pensará? Seus fracassos passados . Nosso foco não deve ser parar nossos pecados ou falhas porque a lei (simplesmente saber o que você deve e não deve fazer) não tem poder para nos libertar da escravidão do pecado.

Mas a graça de Cristo sim . A graça de Deus nos ensina a dizer “não” à impiedade e às paixões mundanas e dizer “sim” a viver “vidas com domínio próprio, retas e piedosas” (Tito 2:11-12). Em vez de se concentrar em seu pecado, concentre-se na beleza e graça de Cristo. Então, quando você começa a pensar em pecar, você pode se regozijar porque Cristo o libertou da penalidade e do poder do pecado (mesmo que você ainda sinta a atração da tentação).

Seus pecados foram pregados na cruz. Mantenha seus olhos fixos na cruz e deixe sua alegria na graça diminuir a miséria do pecado.

2. Pense: “Preciso da ajuda do povo de Deus” em vez de “Eu posso fazer isso sozinho”.

Nossa cultura idolatra a autonomia pessoal e aqueles que, sozinhos, abrem caminho na corrida da vida. Na graça de Deus, não é assim que a vida cristã funciona.

No desígnio perfeito de Deus, ele nos deu sua igreja como sua comunidade santa formada pelo evangelho. Conhecemos melhor a Deus e seu amor quando temos comunhão uns com os outros. Nós nos empurramos para uma fé e santidade mais profundas enquanto encorajamos uns aos outros, confessamos nossos pecados uns aos outros e oramos uns pelos outros. Deus deu mestres talentosos e experientes para edificar o corpo de Cristo e nos levar à maturidade em Cristo (Efésios 4:11-13).

Não interrompa o projeto de Deus para você na igreja tentando fazê-lo por conta própria – você nunca deveria fazer isso.

3. Pense: “Preciso agradar a Deus” em vez de “Preciso me sentir melhor comigo mesmo”.

Se o seu arrependimento envolve arrependimento apenas o suficiente para fazer você se sentir melhor, não é arrependimento verdadeiro (veja 2 Coríntios 7:8-12). O arrependimento que honra a Deus deseja agradá-lo — não apenas evitar sentimentos ruins ou consequências. Simplesmente tentar se sentir melhor consigo mesmo significa que a raiz do pecado permanecerá no solo e brotará novamente no futuro.

Do jeito que está, eu me alegro, não porque você se entristece, mas porque você se entristece ao se arrepender. 

Pois você sentiu uma dor piedosa, de modo que você não sofreu perda por meio de nós. A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação sem arrependimento, enquanto a tristeza mundana produz a morte. Pois vede que seriedade esta piedosa tristeza produziu em vocês, mas também que ânsia de se purificar, que indignação, que medo, que desejo, que zelo, que castigo! Em todos os pontos vocês provaram ser inocentes no assunto. (2 Coríntios 7:9-11)

4. Pense: “Estou totalmente equipado para obedecer o tempo todo” em vez de “É muito difícil para mim”.

Se você já pensou que quebrar hábitos pecaminosos é impossível, lembre-se de que você não precisa ser um “super cristão” para viver em obediência.

  • Em Cristo, Deus equipou você com tudo que você precisa para a vida e piedade (2 Pedro 1:3). Isso significa que você é capaz de andar na justiça que Deus quer de você.
  • Em Cristo, nenhuma tentação é forte demais para você (1 Coríntios 10:13). Isso significa que você sempre tem o que é preciso para vencer a tentação quando ela vem em seu caminho.

Essa mudança de mente não significa que você é perfeito, mas vai lembrá-lo do poder de Cristo para vencer o pecado e a tentação e evitar que você dê desculpas.

5. Pense: “Preciso viver em obediência” ao invés de “Preciso ter vitória”. 1

Essa mudança de mente se concentra na terminologia. As palavras que usamos importam e sutilmente moldam nosso pensamento e expectativas – e é por isso que devemos adotar a terminologia bíblica.

Quando descrevemos nossa batalha pela santidade como uma “vitória” ou “derrota”, podemos ser tentados a pensar que nossa luta contra o pecado é algo externo a nós; algo que não está sob nosso controle. Mas as Escrituras descrevem o pecado e a tentação em termos de “obediência” e “desobediência”, não “vitória” ou “derrota”.

Não suavize o peso do pecado contra um Deus santo. Assuma a propriedade de seus pecados chamando a desobediência do que ela é.

6. Pense: “Preciso expor meu pecado” em vez de “Preciso esconder meu pecado”.

Nossa natureza pecaminosa quer esconder nossos pecados para evitar a vergonha de ser descoberto. Deus quer o oposto disso: confissão de pecados – algo contrário à nossa natureza pecaminosa. A confissão traz as trevas do pecado para a luz e tira seu poder, trazendo cura (Tiago 5:16). Em vez de temer a confissão, deixe-a lembrá-lo da graça de Deus dada na cruz.

As pessoas que realmente odeiam seu pecado  adoram  confessá-lo, porque a confissão é um canal dado por Deus para a restauração (Salmo 32:1-2; 1 João 1:9).

7. Pense: “Acabe com o pecado” em vez de “Vou tentar ficar longe disso”.

Se você viver segundo a carne, morrerá, mas se pelo Espírito  mortificar as obras do corpo, viverá. (Romanos 8:13, ênfase minha)

Matar o pecado é  algo ativo — algo que não acontece sozinho. No entanto, muitas vezes em nossas batalhas pela santidade, não procuramos matar o pecado, mas nos enganamos ao pensar que nosso problema desaparecerá. Essa é uma receita para cair no mesmo pecado novamente durante um momento de fraqueza.

As tentações fluem de nossos desejos, e simplesmente evitá-las não as fará ir embora (Tiago 1:13-14). Isso pode exigir medidas drásticas, como abandonar relacionamentos, mudar de emprego ou limitar o acesso à Internet (dependendo de suas lutas), mas você nunca se arrependerá dos sacrifícios feitos na busca de Cristo.

Precisamos da atitude que John Owen elogiou quando disse: “Mate o pecado ou ele matará você”. Essa mudança de mente vem com um aviso: é impossível sem o próximo.

8. Pense: “vida no Espírito” sobre “vida na carne”.

Não estamos de mãos vazias em nossa batalha contra o pecado. Deus está trabalhando ativamente em nós e nos dando poder através de seu Espírito para combater o pecado e viver em retidão. Esforce-se por uma vida dependente do Espírito que combata o pecado e ande em retidão. Viva em obediência para que você não entristeça o Espírito com seu pecado ou apague o Espírito perdendo uma oportunidade de seguir sua liderança.

A vida no Espírito é incompleta sem a espada do Espírito, a Bíblia (Efésios 6:17). Faça da Palavra de Deus seu deleite, parte de sua dieta diária e uma arma para lutar contra a carne e os dardos do inimigo. 2  Preste atenção ao aviso de Jerry Bridges: “É hipócrita orar pela vitória sobre nossos pecados e ser descuidado em nossa ingestão da Palavra de Deus.” 3

9. Pense: “Arrependimento é adoração” em vez de “Estou envergonhado diante de Deus”.

O seu pecado já o deixou envergonhado de buscar a Deus? Eu costumava pensar que precisava me limpar antes de me aproximar de Deus novamente. A cruz nos liberta dessa mentalidade porque Cristo tomou sobre si o nosso pecado e perdoa e purifica toda a nossa injustiça (1 João 1:9).

Em vez de manter distância de Deus por vergonha, pregue para si mesmo que Cristo levou sua vergonha e punição na cruz, e lembre-se de que você está vestido com a justiça de Cristo. Alegre-se porque em Cristo você é perdoado, e veja se aproximar de Deus não como algo a evitar, mas algo para onde correr, porque o arrependimento é uma adoração que honra grandemente o Senhor.

10. Pense: “A oração é vital” em vez de “A oração é opcional”.

Se alguma vez você se sentiu impotente para vencer um certo pecado por conta própria, lembre-se de que todas as coisas são possíveis para Deus (Mateus 19:26). Para crescer em santidade e progredir na vida cristã, devemos nos dedicar à oração, suplicando a ajuda do Senhor para resistir à tentação e moldar nossos desejos segundo os de Deus.

Uma maneira prática de aplicar isso é orando diariamente as Escrituras. As Escrituras são proveitosas para “ensinar”, “repreender”, “correr” e “para treinar na justiça”, e orando-as diariamente, ecoamos a oração de Jesus em João 17:17: “Santifica-os na verdade; tua palavra é a verdade.”

Somente Deus saberá o efeito composto que as orações encharcadas das Escrituras terão ao longo da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *