Seja quem você é em Jesus Cristo

Timóteo era um jovem, provavelmente na casa dos trinta, e recebeu a tarefa de liderar a igreja em Éfeso. Esta é uma responsabilidade enorme.

E sabemos que por temperamento Timóteo era tímido e tímido (2 Timóteo 1:7). Ele não era uma pessoa enérgica. Ele não estava confiante por natureza.

Acho que Timóteo muitas vezes deve ter sentido que estava perdido, perdido e, às vezes, no limite. Talvez você também saiba como é isso. 

Quando você está acima da sua cabeça 

Como você sustenta o que Deus o chamou para fazer ano após ano? Onde você encontra energia para viver uma vida piedosa quando tudo está pressionando você?  

Paulo termina esta carta com um encorajamento muito necessário para Timóteo. E lembre-se, Paulo estava escrevendo sob a inspiração direta do Espírito Santo de Deus. Deus sabia o que Timóteo precisava naquela época e sabe o que você precisa agora. 

Então, acho que o encorajamento de Paulo a Timóteo é algo que todos nós podemos usar hoje. Minha oração é que você seja revigorado e renovado na esperança do Evangelho hoje. 

Homem de Deus 

“Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso e persiga…” (v11) 

Paulo tem descrito o caminho dos falsos mestres e das pessoas que colocam seus corações no dinheiro, e então ele encoraja Timóteo a seguir um caminho diferente.  

Você esperaria que ele dissesse “Mas você, Timóteo, fuja de tudo isso e persiga…” Ele fala a Timóteo pelo nome no versículo 20, mas não faz isso aqui. Em vez disso, ele diz “homem de Deus”. Isso teria chamado a atenção de Timothy.

A frase “homem de Deus” foi usada no Antigo Testamento para descrever alguns dos grandes heróis da fé: 

  • Moisés (Deuteronômio 33:1)
  • Samuel (1 Samuel 9:6) 
  • Davi (Neemias 12:24) 
  • Elias (1 Reis 17:18) 
  • Eliseu (2 Reis 4:7) 

Você acha que Timóteo sentiu que pertencia àquela empresa ? Paulo diz: “Timóteo, quero que você se lembre de quem você é. Você é um homem de Deus. Quero que você pense, fale, aja e viva como um homem de Deus, porque é isso que você é!” 

Você acha que pertence a esta empresa? 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça, para que o homem de Deus seja perfeitamente equipado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16-17) 

As Escrituras não são dadas apenas a alguns cristãos, mas a todos os cristãos. Isso está nos dizendo algo maravilhoso. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus chamou apenas alguns para serem seus profetas, seus sacerdotes e seus reis.

Mas agora todo homem que está em Cristo é homem de Deus, e toda mulher que está em Cristo é mulher de Deus.  

Se você está em Cristo, você é homem de Deus tanto quanto Moisés, Samuel, Davi e Elias. Se você está em Cristo você é mulher de Deus tanto quanto Sara, Débora, Rute ou Ester.  

Saiba quem você é em Jesus Cristo. Você é o homem de Deus, a mulher de Deus. Você não pertence a si mesmo, mas foi comprado por um preço. Deus criou você. Cristo comprou você. Os anjos no céu confessam “com o teu sangue compraste homens para Deus” (Apocalipse 5:9).

Como Deus Fala aos Crentes

Quando Deus fala aos crentes, Ele fala conosco, não como somos por natureza, mas como somos em Cristo. William Barclay comenta: 

Quando a incumbência é dada a Timóteo, ele não é lembrado da sua própria fraqueza e do seu próprio desamparo, da sua própria inadequação e do seu próprio pecado… Ele é antes desafiado pela honra que lhe cabe, a honra de ser homem de Deus. 

Quando você lê as epístolas do Novo Testamento, você não encontra Deus dizendo aos crentes: “Você é realmente um fracasso miserável e patético. Você é tão fraco, indefeso e sem esperança. Quando você vai perceber que você é um fracasso miserável? 

Como isso poderia ser verdade para pessoas que são habitadas pelo Espírito Santo de Deus? Deus não nos pisa nos marcando de acordo com a nossa natureza. Ele nos eleva chamando-nos a ser quem somos em Cristo. 

Deus fala conosco assim: 

Vistam toda a armadura de Deus para que, quando o dia mau chegar, vocês possam permanecer firmes… (Efésios 6:13) 

Façam morrer, portanto, tudo o que pertence à sua natureza terrena… (Colossenses 3:5) 

Esteja em guarda; permaneça firme na fé; sejam homens de coragem… (1 Coríntios 16:13) 

Busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão… (1 Timóteo 6:11) 

Sem Cristo você era um pecador perdido, desamparado e sem esperança. Mas agora em Cristo você é uma nova criação. O Espírito de Deus vive em você!  

Você é o homem de Deus, a mulher de Deus. Seja quem você é.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *