Frequentar a Igreja me levou a ler a Bíblia

Como escrevi antes , estar envolvido em uma comunidade eclesial nos abre para receber alguns grandes dons do Senhor. E embora seja verdade que a leitura da Bíblia me levou a frequentar a igreja, também é verdade que frequentar a igreja alimentou o meu desejo de ler a Bíblia.  

Fazer da leitura das Escrituras uma parte regular do seu dia aumentará a sua fé em Jesus Cristo e, como resultado, aumentará a sua alegria na igreja.  

Se você descobrir que seu único encontro com a Bíblia acontece em um dia da semana, eu o encorajaria a planejar um tempo todos os dias para examinar as Escrituras e se preparar para a comunidade.

Examine as Escrituras 

Pois eles receberam a mensagem com grande entusiasmo e examinavam as Escrituras todos os dias para ver se o que Paulo dizia era verdade. (Atos 17:11, NVI) 

Atos 17 nos mostra um grupo de crentes que ouviriam Paulo pregar para eles, e então eles (“todos os dias”) iriam querer ver por si mesmos. 

A princípio, isso pode parecer que eles estão sendo rudes, teimosos ou antagônicos, mas o oposto é verdadeiro. Este versículo não diz: “Porque eles receberam a mensagem com muita cautela”  e depois queriam ver se o que Paulo disse era verdade.  

Nem diz: “Pois receberam a mensagem com grande  ceticismo ” ou “com grande  frustração ”. Esse seria um cenário muito diferente! 

Eu já estive lá antes. Ouvi alguns ensinamentos da Bíblia que me deixaram irritado – fiquei ofendido com a verdade de Deus. A frustração motivou minha busca na Bíblia, e encontrei os versículos que pareciam concordar comigo e ignorei outros que claramente não concordavam.  

Mas não é isso que o versículo diz sobre a audiência de Paulo aqui. Diz que eles “receberam a mensagem com  grande entusiasmo”. Foi o seu entusiasmo que os levou a ver a Verdade de Deus por si mesmos nas Escrituras.  

Você pode dizer: “Isso não comunica falta de confiança no pastor? Por que eu deveria examinar as Escrituras se o líder da minha igreja já o fez? São eles que têm a experiência, o diploma e a vocação!”

Encontre a fonte original 

Eu me formei em inglês na faculdade e depois fiz mestrado na mesma matéria. Resumindo a história – escrevi muitos artigos! 

Esses artigos exigiram que eu pesquisasse e, em seguida, desse crédito apropriado a várias fontes. De vez em quando surgia uma situação complicada: encontrei um artigo (B) citando uma passagem de um artigo anterior (A).

Se eu usasse essa passagem e depois creditasse o artigo B, estaria errado – não foi daí que ela realmente  veio. É exatamente onde eu encontrei.  

Em vez disso, tive que descobrir de onde realmente veio a citação. Quem disse isso primeiro? Quem merece crédito por isso? Voltar ao original me permitiu ver o contexto original, por que a citação foi dita pela primeira vez e aprender mais informações sobre ela. Eu queria mais informações – não por desrespeito à cópia, mas por respeito ao original! 

Quando se trata da verdade bíblica, não confunda o mensageiro com a mensagem. Não confunda a fonte de segunda mão com o original. Receba a palavra do seu pastor com entusiasmo no domingo e depois vá às Escrituras para ver por si mesmo! 

Prepare-se para a comunidade 

Finalmente, todos vocês tenham unidade de espírito, simpatia, amor fraternal, um coração terno e uma mente humilde. (1 Pedro 3:8) 

Há três partes deste versículo que quero destacar: 

1. Unidade de Mente 

Finalmente, todos vocês, tenham unidade de espírito…  

Já discuti anteriormente como, através da igreja, Deus nos oferece o dom da unidade. Como acontece essa unidade? Tem tudo a ver com aquilo a que nos submetemos.  

Se encontrarmos a nossa identidade submetendo-nos principalmente aos líderes, que vêm e vão, sobem e caem, se retiram e transitam, então a unidade da nossa igreja estará em grande risco. Paulo chama a atenção para este comportamento na igreja de Corinto:  

Pois quando alguém diz: “Eu sigo Paulo”, e outro: “Eu sigo Apolo”, você não está sendo meramente humano? (1 Coríntios 3:4) 

O que então podemos seguir para nos trazer a unidade que Deus nos oferece na igreja? A resposta é a palavra dele! 

Quando reservamos um tempo todos os dias para nos submetermos à palavra de Deus, encontraremos grande unidade na igreja com outras pessoas que fazem o mesmo. Pois as Escrituras nunca perderão a sua veracidade!

Quero salientar, também, como 1 Pedro 3:8 diz que os crentes têm unidade  de espírito . Se não nos submetermos à palavra de Deus durante a semana e confiarmos apenas nos nossos próprios pensamentos, então haverá uma grande desunião mental na igreja.  

Os líderes humanos, por melhores que sejam, não são perfeitos. Eles crescem, se desenvolvem, erram. Nenhum ensinamento do homem é perfeito e isento de erros – somente a palavra de Deus é isso. Somente a Palavra de Deus pode realizar unidade de mente para uma igreja. 

2. Um coração terno  

…simpatia, amor fraternal, coração terno… 

Devemos ter muito carinho uns pelos outros. Isso é difícil para mim! Eu conheço meu coração. Naturalmente, só me importo comigo mesmo. Quero que as pessoas se preocupem com o andamento da minha semana, mas tenho pouca ou nenhuma vontade de ouvir sobre a semana de outra pessoa.  

Portanto, durante a semana que antecede a igreja, preciso trabalhar meu coração para poder oferecer aos outros a simpatia, o amor fraternal e o coração terno que eles deveriam esperar de mim como irmão cristão. Preciso desesperadamente de um tempo de silêncio com o Senhor, em oração e em sua palavra, para abrandar meu coração.

3. Uma Mente Humilde  

…e uma mente humilde. 

Quando penso em humildade, penso em duas frases. A primeira é quando uma pessoa diz: “Admito. Estou tendo problemas para entender ____. Você pode me ajudar a entender? 

A Igreja é um ótimo lugar para fazer perguntas — aos nossos líderes, uns aos outros — mas como você saberá o que perguntar se não estiver lendo? Leia a Bíblia durante a semana e venha preparado para fazer perguntas sobre ela na igreja. 

A segunda evidência de humildade é quando uma pessoa diz: “Eu sei de uma coisa. Eu tenho algo a oferecer. E não quero guardar isso para mim.”  

Muitas vezes confundimos humildade com autodepreciação. Achamos que humildade significa que não temos nada a oferecer aos outros – que não temos valor. Mas não é assim que a Bíblia fala sobre nós! A Bíblia diz que temos um grande valor – decorrente da nossa identidade em Jesus Cristo.  

Humildade, então, é reconhecer que temos algo a oferecer e nos expor para que outros avaliem. Se você ler sua Bíblia diariamente, certamente terá algo para compartilhar sobre nosso Senhor Jesus Cristo com outras pessoas na igreja.  

Querendo mais de Cristo 

Quando lemos a Bíblia, somos levados a frequentar a igreja. E quando frequentamos a igreja, somos levados a ler a Bíblia. O que realmente estou dizendo aqui é o seguinte: descobrir um pouco de Cristo nos leva a querer mais dele!  

Não limite Cristo a uma pequena parte da sua semana. Persiga-o durante toda a semana e deixe-o transbordar sua alma! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *