10 Maneiras de superar as dores em sua vida

Cada pessoa que caminha pelo planeta Terra foi ferida. Alguns mais do que outros. E a dor tem uma maneira de ficar conosco e afetar nossos relacionamentos com os outros se não formos intencionais em superá-la. Percebi como a dor do passado em minha vida pode se aproximar e me deixar insegura.

E a dor do passado pode até me fazer duvidar do amor, perdão ou provisão de Deus quando Seu histórico não me deu nenhuma razão para duvidar Dele. Mas você e eu não temos que ficar presos na bagagem do nosso passado ou deixar nossa dor impactar nosso presente.

1 – Perceba que há uma razão para sua dor.

Eu também me lembro de perguntar a Deus “por que” muitas vezes. Sendo criado na igreja, eu não esperava passar por algo assim. E eu certamente não conseguia pensar em uma boa razão para que isso acontecesse.

Foi só quando me deparei com uma passagem das Escrituras que percebi que talvez nunca entendesse o “porquê” e tudo bem. Em Isaías 55:8-11, lemos: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor…” (versículo 8).

Aprendi que não é tão importante que entendamos por que estamos sofrendo, mas é essencial que confiemos nAquele que, em Seu amor, está permitindo que essa dor aconteça. Esse é o começo da entrega e confiança em um Deus que pode redimir todas as coisas. E a entrega é o começo da cura.

2 – Reformule sua compreensão de Deus por meio das Escrituras.

Quando estamos sofrendo, muitas vezes acreditamos em algo sobre Deus que não é verdade. Às vezes acreditamos que Deus está nos punindo ou nos ignorando por causa de Sua ira. Quando olhamos para as Escrituras para ver quem Deus realmente é e nos apegamos a essa verdade, isso muda nossas vidas.

É possível através de suas mágoas e mágoas, que você tenha percebido Deus como diferente do que Ele realmente é? Talvez você não tenha feito isso intencionalmente. Talvez você apenas coloque um rosto nele que se pareça com alguém que o machucou. Mas Deus não é como um pai distante que você teve dificuldade em se aproximar, ou uma mãe crítica a quem você nunca pôde agradar, ou um cônjuge abusivo em quem você não pode confiar, ou um chefe controlador que você aprendeu a se ressentir.

Deixe Deus curar seu coração da dor que você experimentou, conhecendo-O como Ele realmente é. Como as Escrituras dizem que Ele é. João 8:32 diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

3 – Rejeite a mentira.

Muitas vezes vemos o desastre à nossa frente, experimentamos a dor, mas não vemos o resgate que ocorre em nosso favor. Isso nos faz acreditar na mentira de que Deus não estava lá ou que Ele não se importou com a dor que experimentamos.

Deus prometeu em Sua Palavra que Ele nunca nos deixará nem nos abandonará (Hebreus 13:5). Sua Palavra também diz que não importa aonde vamos, Ele está conosco (Salmo 139:7-11).

Isso significa que Ele esteve com você em tudo que você enfrentou. Talvez você simplesmente não se lembre da súbita reviravolta em que algo pior poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Talvez você não se lembre de que Ele estava protegendo você apesar da dor.

No Salmo 71:15, o salmista canta os “atos salvadores de Deus durante todo o dia”, embora ele não saiba como relacioná-los todos (NVI). Quantas vezes Deus protegeu você de algo muito pior que poderia ter acontecido, mas não aconteceu? Rejeite a mentira de que Ele não se importou. Ele provavelmente estava trabalhando em um resgate que você nunca percebeu acontecer.

4 -Reexamine o poder de cura da cruz.

Conheço várias mulheres que acreditam que, embora Deus perdoe, Ele nunca poderia perdoá-las por certas coisas que fizeram. Mas você não é exceção ao poder de cura da cruz. O Salmo 103:12 nos diz: “Tão longe quanto o oriente está do ocidente, ele removeu nossas transgressões de nós.” E em Isaías 53:4-5 nos é dito: “Certamente ele levou sobre si as nossas dores e carregou as nossas dores… feridas somos curados”.

Observe que cada versículo em Isaías 53 que se refere à cura que Cristo nos oferece da cruz é passado – mesmo que fosse uma profecia no Antigo Testamento sobre o que viria através do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus. Embora a morte de Cristo por nós ainda fosse futura, no momento em que foi escrita, Deus viu nossa cura, através da morte de Cristo, como já feito.

Se você está pensando que nunca será curado, então talvez você nunca tenha se arrependido e pedido a Jesus para cobri-lo com Sua vida, morte e sangue. Porque uma vez que Ele o fez, Seu Pai Celestial vê você como já curado e completo nEle.

5 – Receba sua nova identidade.

Muitos de nós ficamos presos em nosso passado – alegando que “é assim que eu sou” – porque continuamos a nos ver como a garotinha ferida ou o menino rejeitado e indesejado. Mas quando conhecemos a Cristo, isso não é mais quem somos.

As Escrituras dizem que quando você está em Cristo Jesus, você é Seu filho (João 1:12), Seu amigo (João 15:15), um santo (Efésios 1:1), perdoado (Colossenses 1:14), completo (Colossenses 2: 10), seguro (Romanos 8:1-2; Hebreus 13:5) e incondicionalmente amado (Romanos 8:35-39), só para citar alguns.

Quando me vejo desculpando meu comportamento por causa de problemas passados ​​ou acreditando que sempre serei ferido, devo me lembrar novamente que Cristo morreu por mim para redimir “do jeito que sou” para que Ele possa me tornar mais semelhante a Ele.

6 – Renuncie ao seu direito a si mesmo.

É natural que você e eu acreditemos que temos direito a uma vida feliz e sem dor. Mas Jesus nunca prometeu nem mesmo uma vida confortável para aqueles que O seguiam. Em vez disso, Ele disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me” (Lucas 9:23).

Pegar sua cruz diariamente significa que haverá dor, mágoa, desconforto e uma renúncia ao seu direito a si mesmo. Além disso, o apóstolo Paulo modelou para nós uma vida que é entregue a Cristo na qual não temos direitos pessoais, quando ele disse “Já estou crucificado com Cristo.

Não sou mais eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20).

A verdadeira entrega significa reconhecer que sua vida não é sua; você pertence a um Mestre amoroso que tem o seu melhor no coração. Renuncie ao seu direito a si mesmo e experimente a paz que você está nas mãos de seu Pai e Ele sabe exatamente o que está fazendo.

7 – Reconheça o amor real versus o amor distorcido.

Ficamos presos em padrões dolorosos de nosso passado e repetimos comportamentos disfuncionais quando não conseguimos entender como é o amor saudável. Ao ministrar às mulheres, descobri que sua busca por amor pode levá-las a tolerar comportamentos prejudiciais e prejudiciais nos outros.

Cristo disse: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). É verdade que o amor incondicional envolve auto-sacrifício em benefício do outro.

Quando você se apegar à definição de amor de Deus como vista na vida de Cristo e nas Escrituras (1 Coríntios 13:4-7), você elevará seus padrões mais alto e não repetirá erros que lhe causam dor, incluindo tolerar relacionamentos com pessoas que continuar a te machucar.

8 – Liberte-se através do perdão.

Não só precisamos nos perdoar das ofensas que acreditamos serem imperdoáveis, mas quando perdoamos os outros que nos ofenderam, acabamos nos livrando de seu gancho emocional.

Permanecemos presos à nossa dor e àquele que nos causou dor quando nos recusamos a perdoar outra pessoa. Eles podem não pedir o seu perdão, eles podem nem se arrepender, mas quando você entrega seu ofensor – e a ofensa – a Deus e diz:

“Eu não vou esperar que essa pessoa faça as coisas certas, porque eles nunca poderiam de qualquer maneira ”, você experimentará a liberdade da dor. Perdoamos porque Cristo nos perdoou (Mateus 6:14-15). E nós perdoamos, porque é essencial para o nosso próprio processo de cura.

9 – Refresque sua alma através do louvor.

1 Tessalonicenses 5:18 diz “em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. Em tudo – mesmo nas coisas indesejadas, desconfortáveis ​​e desagradáveis ​​– agradeça, e você estará vivendo a vontade de Deus para você.

Ao louvar a Deus, Ele lhe dará uma nova perspectiva. Ele vai lembrá-lo de quem você é aos Seus olhos. E você experimentará alegria novamente. A adoração nos aproxima da presença de Deus. E o Salmo 16:11 diz: “Na sua presença há plenitude de alegria”.

Louve-O na dor e você se verá experimentando Sua paz e Sua alegria… evidência de que você superou suas feridas.

10 – Reinvestir na vida dos outros.

Eu já vi isso de novo e de novo. Um homem ou mulher que está ferido recebe a cura de Deus e depois volta para as trincheiras onde foi ferido e começa a ajudar os outros a sair de sua situação dolorosa também. É assim que Deus transforma nossa dor em nosso propósito.

É como Ele traz algo bonito do que antes era amargo. E é assim que Ele completa nosso processo de cura. Segundo Coríntios 1:3-4 nos diz que o Deus de toda consolação “nos consola em todas as nossas tribulações, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

”A quem você pode consolar com o conforto que Deus lhe deu? A vida de quem você pode encorajar compartilhando onde Deus o encontrou em sua dor? Deus ministra cura para nós à medida que estendemos a mão para ministrar às feridas dos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *