5 Razões pelas quais você não deve se preocupar com a Igreja

O declínio da frequência, a evaporação das finanças, os escândalos sexuais e a ameaça de falsas doutrinas podem fazer com que o crente mais firme duvide do futuro do corpo localizado de crentes conhecido como igreja.

Ela sobreviveu a guerras civis, guerras mundiais, pandemias, ditadores e discurso civil; no entanto, hoje, nos preocupamos que o clima social, econômico e espiritual seja sua morte. Fique tranquilo, cristão, a igreja fundada sobre a rocha de Jesus Cristo não está sofrendo uma depressão exigindo medicamentos farmacêuticos ou em falência precisando de financiamento governamental.

Muitas vezes recitamos as palavras de nosso Salvador, “e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, mas será que realmente cremos nisso? Nossa igreja local pode não estar progredindo na velocidade ou da maneira que desejamos, seu fundador não está preocupado.

A igreja não está em declínio ou depressão, mas ela está se preparando para o breve retorno do Salvador para Sua noiva. Não precisamos ficar esperando um sinal, mas ouvindo um som – o som da gloriosa trombeta anunciando a chegada de nosso Senhor e Salvador. Então, com o que você está preocupado?

1 – Pare de pensar tanto

Sofremos de “paralisia por análise” por raciocinarmos que sempre estaremos a par da compreensão dos caminhos superiores do Todo-Poderoso. Preocupamo-nos com nossa eficácia como pregadores quando os altares não estão cheios todos os domingos de manhã ao meio-dia ou estamos falhando porque a frequência está diminuindo.

Isaías foi avisado de que não veria grandes resultados positivos na obediência espiritual do povo em seu ministério profético. Ele estava lidando com uma sociedade de “pescoço duro” que lutava como um boi contra o jugo. Isaías teria que lidar com essa suposta ineficácia por mais de seis anos. Imediatamente após a confirmação e o acordo de serviço do profeta Isaías, ele foi avisado pelo Senhor: “Vá e diga a este povo: Ouvi bem, mas não entendeis; e vede de fato, mas não percebeis”.

Paulo em 2 Coríntios 2:15-16 aceitou tal e escreveu à igreja:

“Porque nós somos para Deus cheiro suave de Cristo, nos que se salvam e nos que perecem; para aquele somos cheiro de morte até a morte; e para o outro o cheiro de vida para vida. E quem é suficiente para essas coisas?”

Nossa principal preocupação é nosso chamado pessoal e direto para distribuir o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Sim, devemos desejar e orar pela eficácia da Palavra de Deus para convencer e salvar pecadores. No entanto, a espada de dois gumes da Palavra também endurece ainda mais os corações dos ímpios, o que é um resultado incidental do evangelho. O propósito da Palavra é salvar, mas o homem, ao rejeitar a salvação, permite que seu coração se torne não receptivo e frio ao Espírito Santo. Ainda devemos perseverar em nosso ensino e pregação.

Temos o dever de “exortar uns aos outros diariamente, enquanto é chamado a cada dia; para que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”. (Hebreus 3:13)Fique tranquilo, o resultado de Sua mensagem será bem sucedido. Ou vidas serão mudadas e a salvação realizada ou, alternativamente, a Palavra será usada como testemunha no julgamento vindouro. A vontade de Deus não pode ser frustrada pelo mundo ou pela suposta falta de sucesso, conforme definido por nossas percepções.

2 – Faça o que você é chamado a fazer

O Senhor continuou e instruiu Isaías a “engordar o coração deste povo, pesar-lhe os ouvidos e fechar os olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e entendam com o coração, e não se convertam, e não sejam curados”.

O pregador moderno é mais bem servido ao colocar esses alvos na assinatura de seu ministério. Todos nós gostaríamos de ter altares cheios com pecadores depositando fé em um Salvador e apóstatas retornando ao serviço, mas nossos sucessos não podem ser julgados subjetiva ou objetivamente por números.

Nosso dever é pregar e ensinar a Palavra de Deus enquanto vivemos uma vida cheia de amor para com nossos vizinhos e congregação. A pregação da Palavra de Deus não adulterada e integral torna os corações gordos e os ouvidos pesados. Isaías 55:11 promete que Sua palavra “não voltará à minha voz, mas fará o que me apraz, e prosperará a coisa para a qual a enviei”.

Ao fazer o que Cristo nos capacita a fazer, estamos vivendo desejosos do Reino e do cumprimento do nosso dever sob a grande comissão.

3 – Ausência pode ser do Senhor

Isaías perguntou quanto tempo ele deveria se engajar nesse serviço. O Senhor lhe respondeu: “até que as cidades sejam devastadas sem moradores, e as casas sem homens, e a terra seja totalmente desolada, e o Senhor tenha levado os homens para longe, e haja um grande desamparo no meio da terra”.

Há épocas em nossa vida cristã em que nos sentimos afastados do Senhor. Tenha certeza, Ele não desaparece e abandona Seus filhos. Mesmo que não saibamos a duração de nossa dor, doença ou angústia, nosso Senhor sabe a data de validade. Eliseu foi colocado para servir em um momento desesperador em 2 Reis 6-7.

Samaria estava no meio de uma fome tão severa que uma mulher clamou a Eliseu: “dá teu filho, para que possamos comê-lo hoje, e amanhã comeremos meu filho”. As condições fizeram com que o rei “rasgasse suas roupas” e colocasse “um pano de saco dentro de sua carne”.

Eliseu recebeu uma mensagem do Senhor que, “amanhã por esta hora será uma medida de flor de farinha vendido por um ciclo, e duas medidas de cevada por um ciclo, na porta de Samaria”. À medida que o desespero aumentava, os homens “levantaram-se ao crepúsculo, para irem ao arraial dos sírios; A oposição estava longe de ser encontrada.

“Amanhã” havia chegado. Foi Deus quem estabeleceu um “amanhã” para o fim de nossa angústia, bem como o fim de nosso dever.

4 – Vai acontecer como ele disse

Assim como profetizado por Isaías e Jeremias, Israel realmente se tornaria uma terra desolada. Jeremias 29:1 explicou: “Estas são as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao restante dos anciãos que foram levados cativos, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo a quem Nabucodonosor havia levado cativo de Jerusalém para a Babilônia”.

Jeremias advertiu o povo a se entregar aos captores e mais tarde eles seriam restaurados com suas terras. Alguns, porém, não seguiram o conselho e fugiram para o Egito em contínua desobediência. A terra foi totalmente destruída, exceto que “Nebuzaradã, o capitão da guarda, deixou alguns dos pobres da terra para os vinhateiros e para os lavradores”. {Jeremias 52:16)

Paulo escreveu em 1 Timóteo 4 que antes de Cristo retornar para Sua igreja, haverá um afastamento da fé, a permissão da influência de espíritos sedutores e a pregação de falsas doutrinas. Assim como Isaías não foi confundido pela destruição, não podemos duvidar de Deus quando vemos essas coisas acontecerem dentro da igreja.

5 – Deus vê o que não podemos

No versículo 13, o Senhor disse a Isaías: “Mas ainda nele haverá um décimo, e voltará, e será comido; : assim a semente sagrada será a substância dela.” Quando nos encontramos sob o zimbro como Elias de mau humor em auto piedade, acreditamos que as coisas não têm esperança ao ver a baixa frequência em nossas igrejas locais e a maldade de nosso país.

As árvores espirituais da igreja e muitos crentes perderam suas folhas e a casca está caindo dos galhos. Os olhos nus veem a morte e a morte sem esperança. Da mesma forma, as árvores mencionadas por Isaías pareciam à beira da morte e destituídas de um ponto de vista externo.

Certamente, as consequências visíveis do julgamento de Deus foram terríveis.

No entanto, o grande profeta deu esperança ao povo por causa do remanescente. Deus sabia e não se esqueceu da “santa semente [que] será a substância dela”.

Em Isaías 37:32, veio a promessa “porque de Jerusalém sairá um remanescente, e os que escaparem do monte Sião; o verdadeiro do Senhor dos Exércitos fará isso”. Paulo escreveu sobre Isaías em Romanos 9:27 que “clama por Israel; ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, um remanescente será salvo”.

Então, em Apocalipse 11:13, João viu “na mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os restantes ficaram atemorizados, e deram glória a o Deus do céu”. Se pensamos que somos abençoados hoje, imagine a glória quando o povo escolhido de Deus estiver reunido em Jerusalém durante o Reinado Milenar.

Paulo em 2 Coríntios 4:9 assegurou à igreja que os crentes podem ser “perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”.

A mensagem para a igreja é manter sua cabeça erguida em grande expectativa. Os acontecimentos de hoje não são uma falha do evangelho, mas um cumprimento. Nosso Senhor preservou “a santa semente” de Sua igreja e nós somos “a substância dela”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *