10 momentos “mesmo que” nas Escrituras

Em todas as escrituras, Deus parece fazer o impensável, com as pessoas mais improváveis, nas circunstâncias mais impossíveis. Tende a haver um padrão que Deus nos diz em Sua Palavra: “Mesmo *esta circunstância*, meu propósito é cumprido.”

Veja apenas alguns dos muitos deles nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, e leia as passagens você mesmo! Ele é o mesmo Deus hoje e está trabalhando dentro de nós com esse mesmo poder .

Aqui estão 10 momentos “mesmo que”:

1. Embora Abraão e Sara já estivessem muito além da idade fértil, Deus lhes deu um filho para cumprir Sua promessa. ( Gênesis 18:13-14, 21:1-2 )

Uma das promessas de Deus a Abraão foi que todas as nações seriam abençoadas através dele. Como todas as nações poderiam ser abençoadas através dele se ele não tivesse filhos? Mas Deus prometeu – portanto, embora isso pareça impossível para nós, não é para Deus.

As Escrituras nos dizem que Abraão tinha 100 anos quando Isaque nasceu. Quão notável é que Deus governe nossas circunstâncias difíceis e faça o Seu caminho.

Confiar em Deus é muito difícil quando estamos em um período de espera. Quando você se sentir tentado a desistir enquanto espera, observe os exemplos nas escrituras da fidelidade de Deus em libertar, mesmo quando as circunstâncias parecem apontar o contrário.

2. Embora a construção de uma arca parecesse estranha, ela salvou a família de Noé e a fidelidade de Deus foi revelada. ( Gênesis 6:11-14; 7:22, 6-7 )

Deus disse a Noé para construir uma arca porque um dilúvio estava chegando para destruir as pessoas e a terra. Noah o obedeceu. Todas as pessoas ao seu redor devem ter pensado que Noé era louco por construir uma arca grande o suficiente para abrigar animais de todo tipo, por muitos anos!

Você não acha que depois de um tempo construindo e esperando, Noé teria questionado se tinha ouvido Deus corretamente? Dúvidas e descrença devem ter invadido a mente de Noé para tentar fazê-lo parar de obedecer a Deus.

Mas pela graça de Deus, Noé suportou e no final Deus estava certo sobre o dilúvio que Ele estava trazendo, e Ele salvou Noé e sua família exatamente como prometeu.

3. Embora todos os bens e a saúde de Jó tenham sido tomados, ele permaneceu fiel a Deus. ( Jó 1:13-22 )

Jó foi fiel a Deus e O serviu. Mesmo assim, ele sofreu tremendamente. Jó sabia, porém, que seu sofrimento não valia a pena ser comparado à bênção de seguir a Deus. Que exemplo é este, servir e permanecer firme em nossa fé em Jesus Cristo, não importa a circunstância ou o sofrimento.

Nossa vida terrena passará voando mais rápido do que podemos imaginar, e o que é eterno durará. Este sofrimento atual será um piscar de olhos quando comparado à glória de estar com Jesus Cristo no céu para sempre.

4. Embora Davi fosse pequeno e improvável, ele matou o gigante. ( 1 Samuel 17:49-50 )

Davi foi colocado contra um gigante filisteu. Por que Deus chamaria o pequeno Davi sem espada na mão? Certamente, ele seria esmagado em um momento! Certamente David deve ter-se sentido fraco, inadequado e impotente, mas as Escrituras dizem-nos que David matou este gigante apenas com uma funda e uma pedra. Davi pode ter sido fraco, mas Deus certamente era forte dentro dele.

A força de Deus reside em nós quando nos sentimos fracos contra o nosso pecado. Jesus Cristo tornou-se homem para experimentar tudo o que fazemos como humanos – portanto, Sua força é suficiente para nos fortalecer porque ele conhece nossa batalha.

5. “Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum.” ( Salmo 23:4)

Quando passamos por provações e dores, não precisamos temer. Deus está connosco! Ele é nosso pastor e Ele é o Senhor. Sua soberania nos protege. Não estamos mais presos ao medo e acorrentados ao desespero na escuridão; mas temos Jesus, que é nossa luz e salvação, e Ele nos fortalecerá em tudo o que estivermos despertando, não importa quão grande seja a dor.

6. Embora houvesse cinco pães e dois peixes, 5.000 homens e suas famílias comeram até se fartar com as sobras de comida. ( João 6:1-14 )

Quando os discípulos viram as multidões e a falta de recursos, ficaram impressionados e sabiam que havia um problema insolúvel. Mas quando olharam para Jesus, o problema foi resolvido e o Senhor providenciou. Nunca há uma falta muito grande que Deus não possa suprir.

Mas, semelhante a antes, Deus será glorificado, quer isso signifique que Ele provê ou não intervém. Se Ele não intervém, não significa que não possa, mas que não está de acordo com a sua vontade. Saiba que Ele é capaz. Ele é infinito em recursos, enquanto nós somos finitos nos nossos.

7. Embora Jesus tenha sido morto, Ele ressuscitou dos mortos. ( Mateus 28:6 )

O poder de Deus é capaz de fazer o impensável – ressuscitar dentre os mortos o Senhor Jesus Cristo, o Messias prometido, para cumprir o Seu plano final desde antes da fundação do mundo. Este é o Deus a quem servimos!

8. Embora Paulo fosse um perseguidor de Jesus e da igreja, seu coração se transformou e Deus o salvou. ( Atos 9:1-19 )

Deus pode mudar qualquer coração, até mesmo o coração de pedra mais duro que você conhece. A beleza do Evangelho é que Jesus é o único salvador dos pecadores e é todo-poderoso, não incapaz de salvar por causa da frieza do coração. Seu poder é capaz de transformar o maior miserável em um amante radical de Jesus.

Não se desespere por causa de um incrédulo que parece o mais distante do Senhor que alguém poderia estar, mas, em vez disso, ore com confiança para que Deus possa mudar seu coração; e descanse na paz da soberania de Deus sobre suas vidas. Salvar não é trabalho seu ou deles, mas do Senhor.

9. Embora Pedro estivesse acorrentado e preso por guardas, ele escapou milagrosamente da prisão. ( Atos 12:5-19 )

Este milagre impressionante simplesmente só poderia ser feito pelo Senhor. Peter passou por uma situação de prisão impossível; mas Deus não está sujeito aos soldados presos a Pedro com duas correntes, nem às sentinelas que guardam a porta da prisão, nem à porta de ferro!

Louve a Deus porque nossas circunstâncias aparentemente impossíveis não são páreo para o nosso grande Deus. Nas suas circunstâncias aparentemente impossíveis, Deus é capaz de mudá-las. No entanto, Ele não pode mudá-los. Mas a realidade de que Ele pode mudá-los deve encorajar o seu coração desta forma: se Ele não está intervindo, então você sabe que é para o seu bem final que deve perseverar nesta provação.

Se Ele mudar a sua situação, então você sabe que isso foi mais glorioso para Ele, mas se Ele não mudar, então isso será mais glorioso para Ele. Confia nele.

10. Embora sejamos pecadores, Deus veio para nos salvar. ( Romanos 5:8 )

A notícia mais maravilhosa é que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Que graça é esta! Não merecemos este presente, mas Deus o dá aos mais improváveis. Se Ele puder salvá-lo, certamente o guardará; e se ele o guardar, certamente lhe dará forças enquanto você O segue. Ele usará sua vida para glorificá-Lo.

Qual é o ponto em comum em todas essas coisas? O poder de Deus. E Deus trabalha através da nossa obediência: da nossa obediência para confiar nele nas circunstâncias mais impossíveis, da obediência para confiar nele mesmo nos momentos mais difíceis, e da obediência para adorá-lo mesmo quando as coisas mais malignas e inexplicáveis ​​nos acontecem. Em todas essas coisas podemos confiar nele.

Irmãos e irmãs, apeguem-se a Cristo hoje. Em que circunstância da sua vida você deve dizer “Mesmo que (…) eu decida obedecer a Deus” Que ato de obediência Deus está chamando você a fazer em relação a essa circunstância? Confiar, esperar, ir, adorar, buscar, dar, submeter-se? Busque a Deus hoje através de Sua Palavra e em oração, e espere nele. Ele. É. Fiel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *