12 das melhores histórias da Bíblia que todos deveriam conhecer

1. Adão e Eva e a Queda do Homem .

De acordo com Oscar Wilde, ‘O Livro da Vida começa com um homem e uma mulher em um jardim. Termina com Revelações.’ Mas, como acontece com muitas histórias da Bíblia, há muitas coisas que erramos sobre aquele ‘homem e mulher em um jardim’, Adão e Eva. Onde ficava o Jardim do Éden? E Eden era o nome do jardim ou apenas a localização dele? O que representava a serpente e qual era o fruto proibido pendurado na Árvore do Conhecimento?

2. Caim e Abel .

A história de Caim e Abel é a próxima grande história da Bíblia, depois do relato da Criação e da história do Jardim do Éden. Caim despacha seu irmão mais novo, Abel, e é exilado por seu crime.

Mas a história é “apenas” um conto moral ou pode ser uma tentativa de explicar algo mais profundo sobre o desenvolvimento da civilização humana?

3. A Arca de Noé e o Dilúvio .

O que é uma ‘arca’ e por que apenas o barco de Noé é conhecido por esse nome? E o que era a madeira de gofer, o misterioso material do qual a arca supostamente foi feita?

O relato bíblico do dilúvio, no livro do Gênesis, é semelhante aos relatos babilônicos mais antigos de um grande dilúvio. Esses textos, escritos muito antes, incluem a Epopeia de Gilgamesh , que antecede o mais antigo relato conhecido do Antigo Testamento em mais de um milênio.

Se você acha que Noé levou dois de cada animal para a Arca (ele não o fez), ou que choveu por quarenta dias e quarenta noites, o link fornecido acima ajudará a colocá-lo diretamente em um dos mais universalmente conhecidos (e incompreendidos / deturpado) histórias da Bíblia.

4. A Torre de Babel .

De muitas maneiras, a Torre de Babel é uma espécie de história ‘exatamente’ sobre como o mundo passou a ter muitas línguas. Ocorre no Livro do Gênesis, não muito depois do relato do Dilúvio.

Como a história do Jardim do Éden, o conto da Torre de Babel também é sobre o homem superando a si mesmo: os descendentes de Noé constroem sua torre em Babel porque querem criar algo duradouro que imortalize seu ‘nome’ ou reputação, em vez de Deus. Para tal arrogância, eles devem ter suas esperanças (e sua torre) despedaçadas.

A história pode muito bem ter surgido de um mito sumério anterior – mas também parece ter suas raízes em uma “torre” (de uma espécie) que existiu na Babilônia há milhares de anos.

5. Moisés e a divisão do Mar Vermelho .

A história de Moisés abrindo as águas do Mar Vermelho para que ele e os israelitas pudessem fugir do Egito e viajar para a Terra Prometida é uma das histórias mais famosas do Antigo Testamento.

Mas era realmente o Mar Vermelho ou era, de fato, um Mar Vermelho ? Exploramos este episódio do Livro do Êxodo no post do link acima.

6. Davi e Golias .

A história de Davi e Golias é um dos contos mais icônicos e celebrados do Antigo Testamento. Praticamente todo mundo vagamente familiarizado com as histórias da Bíblia sabe que Davi, quando menino, matou o gigante Golias.

A história é um exemplo inspirador de como o azarão corajoso triunfou contra um adversário muito mais forte. Mas David não era o azarão, de fato – e, no primeiro relato desta história na Bíblia, ele não estava envolvido em nada! Exploramos essas questões no post acima.

7. Sansão e Dalila .

A história de Sansão se encontra nos capítulos 13 a 16 do Livro dos Juízes, no Antigo Testamento. O nascimento de Sansão é predito para um casal sem filhos, então sua concepção é uma espécie de milagre. Todos sabem que a grande força de Sansão residia em seu cabelo, e todos sabem que Dalila, sua amante, cortou seu cabelo e assim o privou de sua força.

Exceto que a segunda parte disso não é estritamente verdade…

8. Daniel na cova dos leões .

Se tivesse sido composto um pouco mais tarde, o Livro de Daniel poderia ter sido colocado na pilha de textos rotulados como ‘Apócrifos’, e a história de Daniel na cova dos leões não seria tão conhecida como é. Daniel, um judeu que vivia na Babilônia durante o cativeiro babilônico, é jogado na cova dos leões por orar a Deus quando um decreto o proibiu. Mas Deus intervém e os leões não fazem mal a Daniel.

9. Jonas e a Baleia .

Jonas, o profeta do Antigo Testamento, foi engolido por uma baleia? Na verdade, a Bíblia não diz isso – em vez disso, ela simplesmente menciona um ‘peixe grande’ – e há muitos aspectos estranhos nessa curta narrativa, que até foi rotulada como satírica por alguns comentaristas, para explicar sua estranheza.

Jonas recebe a ordem de Deus para viajar para Nínive e dizer ao povo que se arrependa, mas ele se esquiva dessa responsabilidade e foge pelo Mediterrâneo. Seguem-se tempos tempestuosos no mar, e Jonas acaba na barriga do ‘peixe grande’ antes de viajar relutantemente para Nínive para cumprir seus deveres…

10. A Natividade .

Passando para o Novo Testamento, encontramos as melhores e mais conhecidas histórias nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, que narram a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

O relato mais detalhado e influente do nascimento de Jesus Cristo é encontrado no Evangelho de Lucas. Mas o relato de Lucas, além de ser muito mais informativo do que o que encontramos no Evangelho de Mateus, é a versão dos acontecimentos que mais força a credulidade do leitor. Exploramos alguns desses detalhes – como o censo exigindo que José e Maria viajassem para Belém – no resumo e análise acima.

11. A Ressurreição de Lázaro .

A ressurreição de Lázaro é um dos milagres realizados por Jesus. Como o milagre da transformação da água em vinho nas bodas de Caná, a ressurreição de Lázaro é mencionada apenas no Evangelho de João. No milagre, Jesus ressuscita Lázaro de Betânia dos mortos quatro dias depois de Lázaro ter sido sepultado.

A ressurreição de Lázaro por Jesus também prefigura o próprio triunfo de Jesus sobre a morte por meio de sua ressurreição, três dias após a crucificação.

12. A Crucificação e Ressurreição .

O evento ou história mais importante da história do cristianismo é certamente a crucificação de Jesus e sua ressurreição três dias depois. A crucificação, inventada na Pérsia, era um método popular de execução em todo o Império Romano, mas agora está intrinsecamente ligada à história do sacrifício de Jesus e seu subsequente retorno dos mortos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *