12 Profetas menores

Os profetas menores da Bíblia são aqueles cujas escrituras são menos extensas e conhecidas que como dos profetas maiores, como Isaías, Jeremias e Ezequiel. Alguns exemplos de profetas menores incluem Oséias, Joel, Amós e Miquéias. Eles foram importantes líderes religiosos e políticos em suas épocas e foram usados ​​por Deus para transmitir mensagens importantes ao seu povo. Seus escritos são incluídos no Velho Testamento da Bíblia Cristã e Judaica.

1 – Oseias

Oséias é um dos profetas do Antigo Testamento da Bíblia. O livro de Oséias é uma mensagem profética sobre o relacionamento de Deus com o seu povo, o povo de Israel, e sobre a importância da fidelidade e do arrependimento. Oséias também é mencionado em alguns outros livros da Bíblia, como Miquéias e Sofonias.

2 – Joel

O livro é atribuído a Joel, um profeta religioso do século VIII aC O livro é breve, com apenas três capítulos, e fala principalmente de um flagelo devastador de gafanhotos e de uma posterior restauração da terra prometida por Deus ao povo de Israel. Também contém uma profecia sobre o dia do Senhor, quando Deus interveio na história da humanidade de maneira poderosa e visível. Muitos cristãos veem essa profecia como se cumprindo na vinda de Jesus Cristo como o Messias prometido.

3 – Amós

O livro consiste em nove capítulos e contém as profecias de Amós, que era pastor e fazendeiro de figos do sul do reino de Judá. O tema principal do livro é o julgamento de Deus sobre as nações, e contém uma série de oráculos contra os países vizinhos de Israel, bem como contra o próprio reino do norte de Israel. O livro também contém mensagens de esperança e salvação para aqueles que se voltam para Deus e se arrependem de seus pecados.

4 – Obadias

É o livro mais curto da Bíblia hebraica, consistindo em apenas um capítulo com 21 versículos. O livro recebeu o nome de seu autor tradicional, o profeta Obadias, que viveu no século VIII aC. O livro contém uma profecia contra a nação de Edom, localizada na região que hoje é a Jordânia. Edom era rival da nação de Israel, e o livro de Obadias contém uma advertência a Edom de que seria destruída por seus pecados e por sua hostilidade para com Israel. O livro também contém uma mensagem de esperança para o povo de Israel, pois fala de sua eventual restauração e triunfo sobre seus inimigos.

5 – Jonas

É atribuído ao profeta Jonas, que é mais conhecido por ter sido engolido por um peixe ou uma baleia por desobedecer ao mandamento de Deus de ir à cidade de Nínive e profetizar contra ela. O livro consiste em quatro capítulos e conta a história da relutância de Jonas em seguir as instruções de Deus, sua fuga de Deus e sua obediência final. Jonas é conhecido por seus temas de obediência, misericórdia e perdão, pois mostra como Jonas aprende a confiar em Deus e seguir sua vontade, mesmo quando é difícil. O livro também contém uma mensagem de esperança e salvação para o povo de Nínive, pois eles se arrependem de seus pecados e se voltam para Deus em resposta à profecia de Jonas.

6 – Miqueias

É atribuído ao profeta Miquéias, que viveu no século VIII aC e profetizou durante os reinados dos reis Jotão, Acaz e Ezequias de Judá. O livro consiste em sete capítulos e contém as profecias de Miquéias, contemporâneo dos profetas Isaías e Oséias. O tema principal do livro é o julgamento de Deus sobre as nações, particularmente sobre o reino de Judá por seus pecados e injustiças. O livro também contém mensagens de esperança e salvação, pois fala da vinda de um governante que estabelecerá justiça e paz na terra.

7 – Naum

O livro consiste em três capítulos e contém uma profecia contra a cidade de Nínive, capital do Império Assírio. O livro de Naum é conhecido por suas descrições vívidas e muitas vezes gráficas da destruição que sobrevirá a Nínive como punição por seus pecados e crueldade. Também contém uma mensagem de esperança e libertação para o povo de Deus, pois fala de sua libertação de seus inimigos e do estabelecimento da paz na terra.

8 – Habacuque

livro consiste em três capítulos e contém as profecias de Habacuque, contemporâneo do profeta Jeremias. O tema principal do livro é o problema do mal e do sofrimento, e contém uma série de diálogos entre Habacuque e Deus, nos quais Habacuque expressa suas dúvidas e questionamentos sobre por que Deus permite que a maldade e a injustiça prosperem. O livro também contém uma mensagem de fé e confiança em Deus, pois fala do triunfo final da justiça e da vinda do julgamento de Deus sobre as nações.

9 – Sofonias

O livro consiste em três capítulos e contém as profecias de Sofonias, contemporâneo dos profetas Jeremias e Habacuque. O tema principal do livro é o julgamento de Deus sobre as nações, particularmente sobre o reino de Judá por seus pecados e idolatria. O livro também contém mensagens de esperança e salvação, pois fala da chegada de um tempo de restauração e do estabelecimento do governo de Deus sobre a terra.

10 – Ageu

O livro consiste em dois capítulos e contém as profecias de Ageu, contemporâneo do profeta Zacarias. O tema principal do livro é a reconstrução do templo em Jerusalém, que havia sido destruído pelos babilônios cerca de 50 anos antes. Ageu encoraja o povo de Israel a priorizar a reconstrução do templo em detrimento de seus próprios interesses e confortos pessoais, e fala das bênçãos que Deus dará aos que lhe obedecerem. O livro também contém uma mensagem de esperança e restauração, pois fala da vinda da era messiânica e do estabelecimento do reino de Deus na terra.

11 – Zacarias

O livro consiste em 14 capítulos e contém as profecias de Zacarias, contemporâneo do profeta Ageu. O tema principal do livro é a restauração do povo de Israel após seu retorno do exílio na Babilônia. Zacarias encoraja o povo a reconstruir o templo em Jerusalém e a confiar na promessa de Deus de restaurá-los e abençoá-los. O livro também contém várias profecias visionárias e simbólicas, incluindo a visão dos “quatro chifres” e dos “quatro artesãos”, que são interpretados como símbolos das nações que serão julgadas por Deus. O livro de Zacarias também contém uma mensagem de esperança e salvação.

12 – Malaquias

O livro consiste em quatro capítulos e contém as profecias de Malaquias, contemporâneo do profeta Neemias. O tema principal do livro é a necessidade do povo de Israel se arrepender de seus pecados e voltar para o Senhor. Malaquias fala contra a corrupção e a injustiça que prevaleceram entre o povo, e os exorta a temer a Deus e a andar em seus caminhos. O livro também contém uma mensagem de esperança e salvação, pois fala da vinda do “dia do Senhor”, quando Deus julgará as nações e trará a redenção de seu povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *