2 qualidades que fazem um grande líder

Você pode não ser um professor de escola ou um líder de estudo bíblico, mas é um líder em alguma área de sua vida. Talvez você seja um pai ou avô. Talvez você seja um amigo ou mentor de homens ou mulheres em sua igreja ou comunidade. Você pode não se considerar um líder, mas cada um de nós lidera os outros por palavras e ações, e podemos aprender com o exemplo de liderança de Cristo durante seu tempo na terra.

A grande liderança é consistente com a mensagem de Jesus de amar a Deus e amar os outros.

Olhando para a vida de Cristo e como ele interagia com seus discípulos, encontramos dois elementos importantes de grande liderança.

Grandes líderes se submetem a Deus

Líderes decisivos são convincentes. Muitos são autoconfiantes e carismáticos, confiando em seus próprios instintos e fazendo o que lhes parece melhor.

No Antigo Testamento, o rei Saul foi um líder decisivo para seu próprio perigo : carismático, bonito e confiante em sua própria sabedoria. Em 1 Samuel 13 , Saul estava em apuros. Ele não tinha autoridade para atuar como sacerdote e oferecer um sacrifício, mas o povo estava começando a se dispersar. Então Saul tomou o assunto em suas próprias mãos e fez o que parecia certo para ele. Na ausência de um sacerdote, este rei se encarregou de oferecer o sacrifício.

E isso lhe custou. Quando Samuel finalmente chegou e viu o que Saul tinha feito, ele o repreendeu.

E Samuel disse a Saul:

“Você fez uma loucura. Não guardaste o mandamento do Senhor teu Deus, com o qual ele te ordenou. Pois então o Senhor teria estabelecido o seu reino sobre Israel para sempre. Mas agora seu reino não deve continuar. O Senhor buscou um homem segundo o seu coração, e o Senhor ordenou que ele fosse príncipe sobre o seu povo, porque você não obedeceu ao que o Senhor lhe ordenou”. ( 1 Samuel 13:13-14 )

Ao contrário dos líderes admirados pelo mundo, a liderança de Cristo é marcada por sua submissão a Deus. Embora ele próprio fosse Deus em carne, Jesus se submeteu a Deus Pai e não fez nada que estivesse fora da vontade de Deus.

Você não acredita que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não falo por mim mesmo, mas o Pai que habita em mim faz as suas obras. ( João 14:10 )

A relutância de Saul em se submeter à autoridade de Deus lhe custou o trono. A submissão de Cristo à autoridade de Deus estabeleceu seu trono para sempre.

Como é caracterizada a sua liderança? Você toma decisões como Saul, com base no que parece certo no momento? Ou você para e se submete à autoridade de Deus em sua vida primeiro?

Grandes Líderes Investem nos Outros

Quando as pessoas me perguntam como estou, tento quebrar o hábito de responder “Ocupado”. As muitas demandas de trabalho, família e ministério puxam meu tempo. Sendo uma pessoa orientada para tarefas, posso deixar que minha lista de tarefas conduza minhas decisões e esquecer que estou cercado de pessoas.

Jesus estava ocupado. Tão ocupado, na verdade, que não temos um registro completo de tudo o que ele realizou.

Agora também há muitas outras coisas que Jesus fez. Se cada um deles fosse escrito, suponho que o próprio mundo não poderia conter os livros que seriam escritos. ( João 21:25 )

Temos um vislumbre do ministério ocupado de Cristo em Mateus. 

O capítulo 4 termina com Jesus ensinando ativamente nas sinagogas e “curando toda doença e toda aflição”. Sua fama cresceu, e com ela as multidões. O trabalho era interminável enquanto a multidão o seguia de cidade em cidade.

Se me deparo com uma carga de trabalho esmagadora, fico tentado a renunciar ao descanso e trabalhar o mais rápido que posso. Mas o perigo de ficar enterrado no trabalho é que posso ignorar as pessoas mais próximas a mim e deixar os relacionamentos murcharem.

Jesus lidou com o trabalho de maneira diferente. Apesar das muitas, muitas tarefas que tinha pela frente, ele investiu em outras. Ele aproveitou para sentar:

Vendo a multidão, subiu ao monte e, sentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele. E abriu a boca e os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. ( Mateus 5:1-3 )

Jesus não permitiu que seu ministério às massas o impedisse de ministrar aos 12. Nunca temos a sensação de que Jesus foi atormentado ou oprimido. Ele não enganou seus discípulos; em vez disso, sentou-se com seus discípulos na montanha e os ensinou.

Grandes líderes amam a Deus e amam os outros

Essas duas qualidades de grande liderança são completamente consistentes com a mensagem de Jesus de amar a Deus e amar os outros.

“Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?” E disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E um segundo é assim: Amarás o teu próximo como a ti mesmo . Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. ( Mateus 22:36-40 )

Ao nos submetermos à autoridade de Deus em nossas vidas, demonstramos amor a Deus. E ao investir na vida das pessoas ao nosso redor, demonstramos amor ao próximo.

Com ou sem papéis formais de liderança, cada um de nós tem um círculo de influência. À medida que orientamos nossos filhos, famílias, participantes de nossos grupos de igreja, colegas de trabalho ou amigos em nossas comunidades, podemos seguir o exemplo de Jesus sendo líderes que se submetem a Deus e investem nos outros.

Que outras qualidades de liderança você observa na vida de Jesus?

One Comment on “2 qualidades que fazem um grande líder”

  1. A família é um projeto instituído por Deus. Não podemos afastar de Deus e ver as famílias serem destruídas pelo maligno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *