7 chaves poderosas para desbloquear o livro de Apocalipse

Há um cruzamento perto da minha casa que é conhecido por vender. Às vezes há cachorros à venda, outras vezes são tapetes. Mas às vezes é profecia. Placas me alertando sobre “a marca da besta” e o fim do mundo acompanham um homem em um caminhão velho vendendo um livro que promete me manter seguro neste tumultuado fim dos tempos. O livro do Apocalipse pode provocar um comportamento muito estranho.

De todos os livros da Bíblia, nenhum produz uma infinidade de interpretações e conclusões como o Apocalipse. Talvez isso seja parte do motivo pelo qual tendemos a evitar estudá-lo. Quero dizer, o que devemos fazer com um livro que fala de gafanhotos com caudas de escorpião (Apocalipse 9:10) e um dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres (Apocalipse 12:3)? No entanto, nenhum outro livro começa com um encorajamento tão direto ao leitor:

“Bem-aventurado aquele que lê em voz alta as palavras desta profecia, e bem-aventurados os que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

Talvez, supomos, que estudando Apocalipse, precisaremos chegar a alguma conclusão final sobre onde estamos nessa grande e confusa coisa chamada escatologia (o estudo do fim dos tempos). E como muitos de nós estão apenas tentando chegar ao final do dia com uma casa um tanto limpa e metade da nossa lista de tarefas verificada, achamos que simplesmente não temos tempo para isso.

Mas Apocalipse é parte das Escrituras inspiradas por Deus, “útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar em justiça, preparando-nos para toda boa obra (2 Timóteo 3:16)!” Portanto, precisamos estudá-lo. A questão é: como lidamos com um livro tão intimidador?

1. Leia-o para conhecer a Deus.

Assim como o restante de nossas Bíblias, a leitura do Apocalipse deve ser motivada pelo desejo de conhecer e amar a Deus. Embora possa ser tentador ler este livro de profecia com o fim dos tempos em mente, devemos lê-lo com Deus em mente.

O que Deus ama? O que Ele odeia? Como Ele responde à humanidade? Como Ele descreve a Si mesmo? Todas essas são ótimas perguntas para fazer enquanto você lê. Queremos amar o único e verdadeiro Deus vivo, não aquele que inventamos e adaptamos às nossas próprias preferências. Ler a Bíblia é uma maneira de compilarmos lentamente um caráter preciso do Deus que nos salvou.

2. Observe as descrições de Jesus.

Jesus é a figura central deste livro, do primeiro ao último capítulo. Se você ama Jesus, então você deve estar animado para ler Apocalipse!

No restante de nosso Novo Testamento, vemos Jesus despojado de Suas qualidades divinas e humildemente abraçando a forma de homem para nos salvar de nossos pecados. Mas em Apocalipse temos a oportunidade de vê-Lo em glória, restaurado ao Seu devido lugar como Rei! Enquanto você lê, mantenha uma lista de todas as descrições de Jesus e pergunte a si mesmo: “Como essa característica de Jesus me afeta hoje?”

3. Observe a natureza da humanidade.

Embora possamos não saber quando todas essas coisas vão acontecer (ou aconteceram), há muito que podemos aprender sobre a natureza da humanidade. Preste atenção àqueles que se recusam a se arrepender, como eles tratam Deus e Seu povo e o que acontece com eles. Observe todas as descrições dos santos, aqueles que responderam à oferta de salvação de Deus com fé e arrependimento. Qual é o destino deles e como Deus fala deles? Há muito que podemos aprender sobre a natureza caída da humanidade e as promessas para os redimidos neste livro.

4. Observe a paciência de Deus.

Uma das coisas mais surpreendentes que concluí ao ler Apocalipse foi como Deus é paciente. Ao ler sobre a rebelião da humanidade, de sua recusa em se arrepender de assassinatos e adoração de demônios (Apocalipse 9:20-21), eu estava pronto para ver Deus trazer o fim deles. No entanto, nos próximos capítulos Deus envia duas testemunhas (Apocalipse 11:3) e três anjos para proclamar o evangelho e alertar sobre o julgamento vindouro a todos os que vivem na terra (Apocalipse 14:6-11).

Mesmo quando a terra está cheia dos mais vis ofensores, Deus mostra paciência em conter Sua ira e Sua misericórdia ao estender o evangelho. É realmente chocante ver a bondade de Deus no pano de fundo de tal maldade. E imediatamente sou estimulado a adorá-Lo por como Ele se mostrou tão paciente e misericordioso em minha própria vida.

5. Observe o fim de Satanás.

Embora Apocalipse possa parecer que destaca o poder de Satanás devido às suas descrições gráficas dele (ou seja, um dragão com sete cabeças), na verdade é uma declaração sobre sua fraqueza e condenação. Em mais de um lugar vemos o fim certo de nosso inimigo. Isso é para ser um conforto para nós! Um lembrete de que, como Martinho Lutero colocou no hino “A Mighty Fortress Is Our God”:

O príncipe das trevas sombrio, não trememos por ele;
Sua raiva podemos suportar, pois eis que sua condenação é certa.

Porque temos a certeza de que “ o acusador de nossos irmãos foi derrubado ” (Apocalipse 12:10) e será “ lançado no lago de fogo e enxofre ” (Apocalipse 20:10), podemos andar com confiança nesta vida porque somos amigos do Cristo que o derrotará.

6. Permita perguntas não respondidas.

Escusado será dizer que não entenderemos completamente todo o significado de Apocalipse nesta vida. E tudo bem. Vale a pena ler a Bíblia , não importa quantas perguntas não respondidas tenhamos sobre ela, porque a Bíblia revela o caráter de nosso Deus!

Deixe de lado a pressão para chegar a uma conclusão sobre tudo o que lê. Há muitas verdades claras e diretas neste livro que explicam o caráter de Deus, a pessoa de Jesus, o papel do Espírito e o fim final daqueles que confiam nEle para a salvação . Não deixe que a pressão para descobrir o impeça de desfrutar da riqueza que este livro tem a oferecer.

7. Leia em oração.

Um dos papéis do Espírito Santo em nossas vidas é nos guiar “em toda a verdade” ( João 16:13 ). Se você confiou em Jesus como sua única esperança de salvação de seus pecados, então Deus lhe deu o Seu Espírito!

Ao ler, peça ajuda do Espírito para entender o que lê. Quando você vê algo confuso ou algo que faz você se sentir desconfortável com o caráter de Deus, converse com Ele sobre isso e peça a Ele olhos para ver da perspectiva Dele. Deixe sua leitura do Apocalipse ser relacional, interagindo com Deus enquanto você lê, não apenas intelectual.

Pule dentro!

Slide 8 de 8

Se você evitou este livro da sua Bíblia , talvez seja hora de dar uma chance. Toda a Bíblia é inspirada por Deus e proveitosa para nós. Remova a pressão para descobrir tudo e comece a buscar conhecer e amar mais a Deus. Peça a Ele que abra seus olhos, para que você possa contemplar coisas maravilhosas em Sua Palavra ( Salmo 119:18 ). É uma oração que Ele certamente responderá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *