3 razões pelas quais as disciplinas espirituais são importantes

A vida cristã é de crescimento contínuo que excede a conversão. Não é apenas vitalício, é eterno e, enquanto estivermos vivos, devemos continuar crescendo em Deus. Ao longo de nossas caminhadas de fé, Deus nos santifica por meio de Seu Espírito Santo para que nos conformemos a Cristo. Enquanto Deus trabalha em nossas vidas em santificação, também trabalhamos ao lado Dele fazendo todos os esforços para crescer na semelhança de Cristo. Então, como isso se parece na prática?

Vamos falar sobre disciplinas espirituais que todo cristão deve aplicar em suas vidas para o crescimento espiritual. Alguns exemplos de disciplinas espirituais incluem jejum, oração , leitura da Bíblia, meditação e adoração. Na primeira carta do apóstolo Paulo a Timóteo, ele fala sobre a importância da disciplina espiritual na vida dos cristãos.

“Não tenha nada a ver com mitos irreverentes e bobos. Em vez disso, treine-se para a piedade. Pois o exercício físico é de valor limitado, mas a piedade é valiosa em todos os aspectos, pois contém a promessa para a vida presente e para a que há de vir”. 1 Timóteo 4:7-8 

Só para constar, as disciplinas espirituais não são legalismo nem salvífico. Não somos salvos porque estamos comprometidos com eles, pois isso constituiria a salvação pela obra, embora sejamos salvos pela graça de Deus ( Efésios 2:8-9 ). Na verdade, a disciplina espiritual é um estilo de vida de crescimento para o corpo de Cristo. Vamos discutir três razões pelas quais as disciplinas espirituais são importantes para a vida cristã: 1) Disciplinas espirituais constroem consistência, 2) Disciplinas espirituais quebram e previnem a complacência espiritual e 3) Disciplinas espirituais aproximam a pessoa de Deus.

1. Disciplinas espirituais constroem consistência 

Como qualquer hábito, a disciplina espiritual é cultivada por meio da consistência. É contínuo, não esporádico. É algo feito com a maior frequência possível, e não de vez em quando. Você não pode esperar crescimento se não tiver disciplina. Assim como o corpo físico precisa de disciplina para ficar mais forte, quanto mais para a alma com disciplina espiritual? Como diz o versículo 8, “porque, embora o treinamento corporal tenha algum valor, a piedade é valiosa em todos os sentidos, visto que tem promessa para a vida presente e também para a vida futura”.

Com base neste versículo, vemos que a disciplina espiritual supera a disciplina física, pois possui valor presente e eterno. Portanto, todo cristão verdadeiro deve levar isso em consideração porque é essencial para o crescimento espiritual. E quando a consistência é estabelecida, as disciplinas espirituais tornam-se mais fáceis de aplicar, pois a pessoa se acostuma a fazê-lo. Além disso, os crentes reconhecem que a vida cristã não é apenas uma vida de propósito, mas uma vida de crescimento contínuo. É uma vida de ir e crescer em Deus.

2. As Disciplinas Espirituais Quebram e Prevenem a Complacência Espiritual

Vamos encarar; todos nós já fomos preguiçosos às vezes. Há dias em que não queremos fazer nada, principalmente algo produtivo. Agora também experimentamos o mesmo tipo de preguiça em nossa caminhada de fé, onde não reservamos tempo para o Senhor como costumávamos fazer. Isso também é conhecido como complacência espiritual. Nossa rotina regular de leitura da Bíblia e tempo de oração diminui e é substituída por coisas triviais como assistir televisão ou navegar sem rumo nas redes sociais. Outras vezes, as provações e dificuldades da vida podem nos levar a nos afastar de Deus em vez de nos aproximar Dele, seja devido à incredulidade ou mesmo à frustração com o Senhor por não nos tirar disso antes. As coisas de Deus, inclusive a igreja, tornam-se indiferentes para nós, e acabamos perdendo de vista o nosso primeiro amor ( Apocalipse 2:4 ).

Se você está experimentando complacência espiritual, tenho boas notícias para você: você pode sair dela com disciplinas espirituais. Ao fazer isso, você é capaz de sair de qualquer período de seca em que esteja e reacender sua paixão pelo Senhor. Por favor, não espere até sentir vontade de praticá-los também. Os sentimentos flutuam, então você nem sempre estará motivado para fazer algo. Mas você sabe que quando é algo importante, você vai fazer de qualquer jeito. Por exemplo, você sabe trabalhar independentemente de como se sente porque precisa ganhar dinheiro ou vai à academia independentemente de como se sente porque deseja atingir suas metas de condicionamento físico. 

Quando se trata de disciplina e, neste caso, disciplina espiritual, trata-se de manter essa consistência, independentemente de como você se sente. A motivação por si só não é suficiente, já que os sentimentos flutuam, mas a disciplina o manterá no longo prazo. No caso de disciplinas espirituais, aplicá-las em sua vida irá mantê-lo no longo prazo. Agora, isso não significa que você não terá dias em que conseguiu tudo junto. Na verdade, você acabará pulando dias devido ao que quer que esteja acontecendo em sua vida. 

3. As Disciplinas Espirituais Aproximam a Pessoa de Deus

Nosso terceiro e último ponto neste post é que as disciplinas espirituais aproximam a pessoa de Deus. Como cristãos, todos nós queremos nos aproximar de Deus, certo? É o meu pedido de oração diário, e deve ser o seu também. Em João 17:3 , nosso Senhor Jesus Cristo define a vida eterna desta forma: “E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. A vida cristã é conhecer a Deus. Foi para isso que fomos feitos. Não só isso, vamos buscá-lo por toda a eternidade. 

Enquanto estivermos na terra, devemos crescer em nosso conhecimento do Senhor. Que melhor maneira de fazer isso é disciplinando-nos para os propósitos da piedade! Aproximar-se de Deus envolve permanecer em Cristo, que é a “videira verdadeira” João 15:4 . O resto da Escritura diz assim:

“Eu sou a videira; vocês são os galhos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como o ramo e secará; e os ramos são colhidos, lançados ao fogo e queimados. Se você permanecer em mim e minhas palavras permanecerem em você, peça o que quiser, e isso será feito para você. (v. 5-7)

“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto e assim vos torneis meus discípulos. Como o Pai me amou, eu também amei vocês. Permaneça no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa”. (v. 8-11)

Uma vida de disciplina espiritual não pode ser realizada em nossa própria força. Afinal, não poderíamos nos salvar para começar, até que Deus nos salvou. Da mesma forma, esta caminhada de fé envolve nossa permanência em Cristo em Seu poder. Permanecer em Cristo resulta em “muito fruto”, o que é impossível sem Ele (v. 4). Permanecer em Cristo significa permanecer em Sua Palavra e, ao fazer isso, Deus é glorificado! Como cristãos, devemos sempre nos esforçar para crescer espiritualmente porque, ao fazê-lo, Deus é glorificado. Reconhecemos que é tudo sobre Ele, não sobre nós, e que o mesmo Deus que é glorificado na salvação é o mesmo Deus que é glorificado em nossa caminhada de fé. 

Para encerrar, a disciplina espiritual constrói consistência, quebra e previne a complacência espiritual e aproxima a pessoa de Deus. Os cristãos deveriam aplicá-los regularmente em suas vidas, pois isso traria grande benefício para eles. Que todos nós sejamos encorajados a utilizá-los para a glória de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *