O que a Bíblia diz sobre inveja x ciúme?

“Cuidado, meu senhor, com o ciúme; É o monstro de olhos verdes que zomba da carne de que se alimenta.” Esta citação de Otelo é uma das menções mais famosas do ciúme personificado. O ciúme e a inveja motivaram antagonistas em muitas obras de ficção. Mas o que a Bíblia diz sobre inveja versus ciúme ?

Onde a Bíblia fala sobre a inveja?

Não é surpresa que a inveja seja um grande tópico no livro de Provérbios. Parte da sabedoria do rei Salomão diz:

“Não inveje o homem violento nem escolha nenhum dos seus caminhos” ( Provérbios 3:31 )

“O coração tranquilo dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” ( Provérbios 14:30 )

Mas, sinceramente, a inveja remonta ao Jardim do Éden. Meriam Webster define a inveja como um sentimento de descontentamento ou cobiça sobre as vantagens, sucesso, posses, etc. de outra pessoa. Isso é exatamente o que Satanás na forma de uma cobra jogou quando disse: “você certamente não morrerá … e você será como Deus conhecendo o bem e o mal”. ( Gênesis 3:4-5 ) Eva queria o conhecimento que Deus tinha, e esse desejo levou à destruição.

A inveja levanta sua cabeça novamente com Caim e Abel ( Gênesis 4:1-10 ). A raiva de Caim quando ele não recebe o favor de Deus leva a querer o que Abel recebeu, levando a consequências destrutivas.

A inveja ou a cobiça aparecem até mesmo nos Dez Mandamentos ( Êxodo 20:17 ) e nas sete coisas que Deus odeia ( Provérbios 6:16-19 , a base para os sete pecados capitais ).

Onde a Bíblia fala sobre ciúme?

O ciúme aparece em todo o Antigo e Novo Testamento, quase tão frequentemente quanto a inveja. Aparece em versos como:

– Romanos 13:13 : “devassidão, não em dissensão e inveja…”

– Ezequiel 36:6 : “na minha cólera ciumenta porque tens…”

– Josué 24:19 : “Ele é um Deus santo; ele é um Deus ciumento”.

– Êxodo 20:5 : “… porque eu, o Senhor teu Deus, sou um Deus zeloso.”

Resistir. Esses últimos versículos se referem a Deus sendo ciumento. Se Deus é santo e perfeito, como pode ser ciumento e não pecar também? Muitas pessoas têm lutado com essa ideia de Deus ser ciumento, então o ciúme ou a inveja podem ser uma coisa boa?

O ciúme pode ser uma coisa boa?

O ciúme pode ser bom se seu coração for para o bem maior de outra pessoa, não focado em si mesmo.

2 Coríntios 11:2 diz que Paulo tem “ciúmes de vós com zelo piedoso”. Paulo usa o termo ciúme piedoso porque deseja desesperadamente a alegria e a liberdade da salvação em Cristo. Porque Paulo sabe que Jesus é a fonte da verdade e da vida. O ciúme de Paulo aqui é um desejo profundo pelo bem da igreja de Corinto.

O mesmo anseio e desejo pelo nosso bem é o tipo de ciúme que Deus tem de nós.

John Piper diz o seguinte sobre o ciúme de Deus: uma vez que Deus é “infinitamente sábio e infinitamente bom e sabe o que é melhor para nós. E suponha que ele é o maior bem do universo, e ele é a maior alegria, e ele é o prazer que tudo satisfaz.” Quando versículos como Êxodo 20:5 e Josué 24:19 dizem: “o Senhor é um Deus zeloso”. Refere-se ao profundo desejo de Deus de que o conheçamos e retornemos a ele, porque Ele é o que pode nos dar “… vida e tê-la em abundância”. ( João 10:10 )

Mas o que significa quando a Bíblia diz “ira e ciúme” de Deus? ( Ezequiel 16:38 ) Como a ira ciumenta pode ser boa? Vamos parar um momento e definir a raiva. A raiva , em sua essência, é uma resposta emocional a algo errado feito a nós ou a outra pessoa. Porque fomos feitos à imagem de Deus ( Gênesis 1:27 ), podemos sentir emoções como Deus. A diferença é que Deus não pode pecar em suas emoções. Podemos pecar e muitas vezes pecamos. A raiva, ira ou indignação de Deus é sempre justificada e sempre santa. A raiva, a cólera ou a indignação da humanidade raramente são sagradas ou justificadas.

Tome Jesus no templo como exemplo. Em Lucas 19:45-48 , Mateus 21:12-13 e Marcos 11:12-25 , Jesus vai ao Templo em Jerusalém. E ele vê os cobradores de impostos e cambistas aproveitando-se das pessoas que vieram para a Páscoa para fazer um sacrifício a Deus. Jesus ficou irado e expulsou os cambistas do templo. Essa raiva foi justificada porque o que aqueles homens estavam fazendo era imoral. A ira de Jesus também era santa porque não era para a glória ou retribuição de Jesus.

O comentário do Dr. Thomas Constable coloca desta forma: “A limpeza literal da casa de Jesus representou Sua autoridade como Messias para limpar a nação corrupta de Israel. O versículo 16, único em Marcos, mostra até que ponto Jesus foi purificar o templo. Ao fazer isso, ele estava agindo como um fiel servo do Senhor e demonstrando zelo pela honra de Deus”.

A inveja pode ser uma coisa boa?

Embora o ciúme tenha dois lados, a inveja não pode ser uma coisa boa. O ciúme e a inveja podem ter uma fonte semelhante de descontentamento ou injustiça. Mas o ciúme tem um foco interno na inadequação, e a inveja tem um foco externo nos ricos e pobres daqueles que nos rodeiam.

Em um artigo do Daily Hope, Rick Warren explica que a inveja é um problema do coração. Toda vez que você inveja, sua adoração é mal orientada porque a inveja é uma forma de adoração. Ela diz: “Eu desejo isso. Eu quero aquilo.  Eu quero viver para isso.” Isso se chama adoração. E sempre que esse item não é Deus, ele se torna um ídolo.”

Se você ler os Dez Mandamentos ( Êxodo 20:3-17 ) de trás para frente, é interessante ver que muitos dos nove primeiros resultam da cobiça e da inveja, que é o mandamento final.

Como separamos a inveja do ciúme?

Em um artigo da Crosswalk, Jessica Van Roekel diz: “o ciúme envolve três pessoas – a pessoa que sente ciúme de outra pessoa por causa de um rival. O ciúme ocorre em até quatro configurações: rivalidade entre irmãos, relacionamentos com colegas, romance e paranóia. Julgamentos falsos, deduções ilógicas e trivialidades mal interpretadas o alimentam.” Ciúme em seu coração é medo. Seja o medo de perder alguém, perder ou não viver de acordo com um padrão auto-estabelecido.

No cerne da inveja está o descontentamento e a falta de apreciação pelo que temos. Mas a inveja não para por aí; torna-se solo fértil para a amargura e o ressentimento crescerem. O ciúme pode ser o começo. A inveja é quando algo se enraizou, criando um ídolo a partir de algum objetivo ou de alguém.

Como Cuidamos da Inveja e do Ciúme?

Em sua discussão sobre inveja e ciúme, Van Roekel explica ainda: “O ciúme teme que alguém tire algo de nós. A inveja teme que nunca ganhemos o que desejamos ter. Superamos a preocupação quando deixamos de focar em nossa falta para pensar na abundância de Deus.”

Tudo se resume a escolher a gratidão e confiar em Deus. Eu sei que isso soa clichê. Ainda assim, se pudermos “levar cativos os nossos pensamentos e torná-los obedientes a Cristo” ( 2 Coríntios 10:5 ), nós os prenderemos e não “deixaremos o diabo tomar posição” ( Efésios 4:27 ). Às vezes, isso significa estar atento à música que ouvimos e aos shows que assistimos.

uma maneira de combater a inveja e o ciúme é rejeitar “a Mentira da Felicidade”. Rejeitar a ideia de que “se eu tivesse o que vejo os outros terem, então e só então serei verdadeiramente feliz”. O inimigo usa isso para nos manter perseguindo qualquer coisa, exceto Deus.

Ter um coração grato é o primeiro passo para evitar que a inveja e o ciúme criem raízes em nossos corações. Grande parte do livro de Eclesiastes descreve as observações de Salomão sobre buscar a felicidade do mundo. Ele concluiu em Eclesiastes 4:4 : “Então observei que a maioria das pessoas é motivada para o sucesso porque inveja seus vizinhos. Mas isso também não tem sentido – como perseguir o vento. Correr atrás de coisas vazias não é a vida abundante que Deus quer nos dar.

Considere a parábola do filho pródigo . O filho mais novo perseguiu o mundo e se viu comendo com porcos até voltar para casa de seu pai em humildade. Enquanto o filho mais novo não se achava digno de sentar-se à mesa do pai, o pai o recebeu em casa e lhe deu uma festa. Esse é o Deus da Bíblia. O pai acolhedor que comemora a chegada dos filhos em casa. É alguém em quem você pode confiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *