4 Coisas que você está fazendo que estão mantendo você ansioso

A ansiedade está em alta.

Meu coração se parte com o impacto que os eventos atuais estão causando na saúde mental de pessoas de todas as idades e fases da vida. Tenho certeza que você pode se relacionar com essas preocupações. Eu não acho que ninguém ficou intocado por esta temporada difícil na história.

Então, por que algumas pessoas se saem melhor do que outras em tempos turbulentos? E o que você pode aprender com eles para ajudá-lo a descobrir razões reais pelas quais você se preocupa – e como combater as preocupações?

1. Pensando em coisas erradas

Provérbios 23:7 nos lembra: “Como um homem pensa em seu coração, assim ele é”.   Vamos tomar um momento para considerar este provérbio. Você provavelmente já ouviu o ditado, você é o que você come – certo? 

Da mesma forma, o que seus pensamentos se alimentam definirá quem e o que você se torna. Se você ensaiar em sua mente tudo o que pode dar errado, você ficará ansioso e com medo. E se você estiver falando sobre o que o deixa ansioso, provavelmente despertará preocupação nas pessoas ao seu redor, especialmente seus filhos (se você os tiver).

Combater pensamentos ansiosos não é uma tarefa simples. Especialmente se você tem o hábito de se preocupar. Em seu livro, When I Am Afraid, o autor Edward T. Welch diz: “O primeiro passo para superar seus medos é localizá-los… A atratividade das palavras de Deus para você depende disso. Se você não consegue ver seus medos e preocupações, as palavras de conforto de Deus não serão profundas.”

Então, para desarmar os pensamentos de medo rolando em sua cabeça, causando preocupação, Welch sugere que você reserve um tempo para listar:

  • Medos que você pode localizar imediatamente.
  • Preocupações que surgem quando você considera perder algo/alguém importante para você.
  • Preocupações sobre sua própria morte, doença ou perda pessoal.

Welch diz que se você ouvir seus medos, isso o ajudará a determinar qual crise você está prevendo ao refletir sobre suas preocupações. Welch diz: “Medo e preocupação são profecias ”.

2. Esquecer quem está no controle

Medo e preocupação revelam muito sobre sua caminhada com Deus. Se você tem um relacionamento real com Ele, por meio do arrependimento e entrega a Cristo, então Deus promete se tornar seu Pai. 

Se você é cristão há algum tempo, provavelmente já ouviu falar que Deus é seu Pai Celestial que promete trabalhar todas as coisas para o bem daqueles que O amam ( Romanos 8:28 ). Mas, por que há uma desconexão entre conhecer essa verdade e aplicá-la aos nossos pensamentos preocupantes? Onde você e eu ficamos presos? E o que podemos fazer sobre isso?

Mais uma vez, vamos refletir sobre um insight de Welch: “Somos descendentes de Deus que ou correm Dele ou correm para Ele. Essas são as duas únicas possibilidades.”

Mesmo quando você se encontra na cerca pré-verbal – confiando um pouco em Deus e confiando um pouco em si mesmo, isso revela que em sua vacilação você tomou a decisão de se afastar de Deus para confiar em si mesmo, ou em outra pessoa, o que é idolatria .

Para mim, pessoalmente, é aqui que está a batalha. 

Ouço algo perturbador no noticiário, minha mente imediatamente começa a se preocupar com que tipo de mundo estamos deixando para nossos netos. Se eu não tomar cuidado, essa preocupação se transforma em ansiedade. Isso tem o potencial de me tornar inútil para o que Deus quer fazer através de mim em qualquer dia. Posso obter uma testemunha?

Se você se encontra em circunstâncias semelhantes, você não está sozinho. Há conforto em saber que você não é o único lutando, certo? Mas Deus preparou um caminho para você se libertar desse ciclo ansioso, chamando você para a Sua Palavra. 

A Bíblia está repleta de relatos da vida real de pessoas que viveram tempos difíceis e perdas pessoais. E nessas estações, Deus revela Seu caráter.

Por exemplo, Agar disse: “Ele é o Deus que vê”

Abraão disse: “Ele é o Deus que provê” 

E um dos meus relatos favoritos é quando Deus respondeu à preocupação do rei Josafá:

“Assim vos diz o Senhor: Não temais nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a batalha não é sua, mas de Deus”  ( 2 Crônicas 20:15 ).

Você ficou arrepiado lendo as próprias palavras de Deus para o rei preocupado? Deixe-me repetir caso você tenha perdido: “A batalha não é sua – mas de Deus!”

Posso obter um aleluia? Mas, quão rapidamente nos esquecemos de que Deus é nossa bandeira, a menos que estejamos regularmente lavando nossas mentes com a água da palavra ( Efésios 5:26 ). Isso me leva à próxima razão pela qual você e eu nos preocupamos.

3. Recusando-se a Lembrar

Deus sabe que o medo surge quando nos esquecemos do Seu poder soberano. Mais de 300 vezes na Bíblia Deus ordena que Seu povo não tenha medo. E adoro saber como Deus se lembra de como somos frágeis e nos atende no momento da nossa necessidade; “ Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que somos pó ” ( Salmo 103:14 ).

O remédio de Deus para o medo é colocar nossa confiança nEle, buscando-O e lembrando-se de Seu caráter conforme Ele o revela nas Escrituras. O Salmo 9:10 nos lembra: “Aqueles que conhecem o teu nome confiarão em ti; Pois Tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam”.

Deus instruía regularmente Seu povo a lembrar e ensinar a seus filhos tudo o que Ele havia feito por eles. Por quê? Porque Ele sabe com que facilidade nos esquecemos.

Por exemplo, depois de sinais e maravilhas milagrosos, Israel acabara de ser libertado do Egito. No entanto, uma vez que eles ficaram com fome no deserto, eles esqueceram os benefícios de Deus e murmuraram contra Moisés e Deus.

Agora, antes de apontar o dedo para essas pessoas, considere como você provavelmente fez a mesma coisa em tempos difíceis. Eu sei que tenho. Isto é quando você tem uma escolha a fazer. Você decidirá acreditar que Deus é um Pai amoroso que não lhe dará mais do que você pode suportar? Como Pedro, você buscará o rosto de Jesus acima das ondas furiosas? Este é o caminho para a paz e o caminho para se libertar da preocupação.

Quando você é dominado pelo medo, deve combater os pensamentos ansiosos lembrando-se de todas as maneiras pelas quais Deus forneceu, protegeu e ajudou você.

4. Escolhendo os amigos errados

A amizade certamente perdeu seu significado na era da mídia social. Qualquer pessoa que confirmar você como amigo terá acesso a você sempre que quiser. E, de alguma forma, acumular muitos amigos tornou-se a medida presumida de nosso valor.

Assim, estamos preocupados em rolar nossas telas enquanto nos esquecemos de construir uma doce amizade com Cristo. Provérbios 18:24 adverte: “Um homem de muitos companheiros pode acabar em ruína, mas há um amigo que se apega mais do que um irmão”.

A mídia social permite que as pessoas o inundem com opiniões fortes sobre uma vasta gama de tópicos. Especialmente com o bloqueio, é tentador ser virtualmente consumido para preencher nossa necessidade de comunidade dada por Deus.

Cuidado com quem você permite influenciar sua mente. Se seus amigos  falam regularmente sobre o que está errado no mundo e como estão ansiosos pelo amanhã, eles o levarão a um caminho de preocupação.

Prepare-se agora para combater a preocupação. 

Escolha bem seus amigos (Eclesiastes 4:9-12 ). Coloque um guarda sobre sua mente. Não seja influenciado por amigos ansiosos. Determine-se a construir relacionamentos com pessoas que o elevarão, apontarão para Cristo e orarão por você quando compartilhar seus medos.

Finalmente, seja o tipo de amigo que ajuda os outros a combater a preocupação com a Verdade de Deus. Conheça as escrituras tão bem que, quando Ele lhe der oportunidade, você poderá compartilhar com outros relatos bíblicos da fidelidade de Deus. E conheça sua própria história. Reserve um tempo para considerar a bondade de Deus e esteja pronto para prestar contas de Sua fidelidade em sua própria vida, na história e no que Ele prometeu que acontecerá.

Que comece com o seu, amigo. Não se esqueça de Seus benefícios. E despeje coragem nesta geração que está desesperada para acreditar que sobre Jesus eles podem lançar suas preocupações – porque Ele realmente se importa com eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *