4 Marcas de um Líder de Ministério Humilde

O que uma pessoa valoriza  define sua espiritualidade diante de Deus. Tal apego aos bens materiais é onde todos os cristãos tendem a viver, o que o autor Francis Schaeffer chama de “vidas de cinzas” ( No Little People , 228). Em seu livro, Schaeffer escreve que o materialismo humano é um sinal de que a posse pessoal, o orgulho pessoal e o ganho pessoal desviaram os líderes de ver Deus claramente.

Há uma seção apropriada onde Schaeffer redefine radicalmente o ministério para o leitor. Ele escreveu o último capítulo sobre “Ash Heap Lives” e apropriadamente conclui o capítulo encorajando alguém a escrever uma “meditação em uma pilha de cinzas” (237). Então, aqui está uma tentativa de pensar reflexivamente sobre a palavra de Schaeffer e como as Escrituras nos encorajam a buscar a humildade na liderança do ministério.

Seja líder do pacote de escória

Em primeiro lugar, a liderança e o serviço ao próximo não podem ser sobrecarregados pela posse material, pelo desejo de progredir e pela tentativa de redefinir o sucesso em termos humanos. Jesus ensinou seus seguidores a deixar tudo para trás e segui-lo (Mateus 19:21-22; Lucas 5:28). O apóstolo Paulo compartilha seus pensamentos sobre como ele vê a liderança. Ele diz que se tornou a “escória da terra” (1 Coríntios 4:13). Os líderes do pacote de escória resistem ao prestígio, fama e posses.

O líder cristão não pode ser coagido a ter tais pensamentos confusos. Em vez disso, o líder cristão deve servir de bom grado com humildade, receber a recompensa de Deus e procurar honrar a Deus no lugar designado por ele .

A ferramenta de Deus nos “pequenos lugares e entre as pessoas pequenas” pode ser um nobre chamado que honra a Cristo (25-26). Um pastor deve reconhecer que é um mordomo da revelação de Deus nesses lugares e entre esses tipos de pessoas (1 Coríntios 2:10). O líder deve ser a vara de Deus no lugar que Deus designou.

Schaeffer (32) escreve,

Só uma coisa é importante: ser pessoas consagradas no lugar de Deus por nós, a cada momento. Aqueles que se consideram pessoas pequenas em lugares pequenos, se comprometidos com Cristo e vivendo sob Seu senhorio em toda a vida, podem, pela graça de Deus, mudar o fluxo de nossa geração.

Seja um líder submisso a Deus

Em segundo lugar, o ministro como servo de Deus em lugares “consagrados” é um chamado santo para aqueles líderes que estão dispostos a submeter suas fraquezas a Deus. O falecido John Stott afirmou apropriadamente,

O poder de Deus opera melhor na fraqueza humana. A fraqueza é a arena na qual Deus pode manifestar seu poder com mais eficácia.

Schaeffer e Stott encorajam o líder cristão a abster-se de se vangloriar em sabedoria, força ou riquezas, pois essas coisas cativarão nossos corações (Jeremias 9:23).

Seja um líder de pequeno porte

Em terceiro lugar, o líder deve entender que a tarefa divina de Deus nem sempre é glamorosa. As Escrituras muitas vezes retratam que o servo fraco é aquele que é respeitado e recebe a bênção. Paulo comparou Abraão e Davi a exemplos tão maravilhosos que aprenderam humildade com seus pecados (Romanos 4:1-7).

A grande verdade para o líder está no evangelho, que nos mostra tanto a obra justificadora quanto a santificadora de Cristo . Um lugar pequeno é o lugar da tão necessária santificação. Não vamos contar nossas tropas como Davi (1 Crônicas 21), e sejamos honestos que a maioria das pessoas atribui a pequenez como insignificante e malsucedida.

No entanto, lugares consagrados a Deus são empreendimentos sagrados. O “monte de cinzas” é uma excelente metáfora para concluir seu livro porque os bens materiais realmente podem afastar uma pessoa do serviço verdadeiro e humilde. Números, bens materiais, títulos e troféus podem fazer pouco para examinar caráter, competência, contribuição e chamado.

Os números podem levar um líder ao pragmatismo, ao trabalho de contar feijões.

Seja um Líder Focado no Chamado

Por fim, os pastores futuros, os pastores atuais e o cristão devem buscar lugares consagrados a Deus, deixando de lado as posses que apenas nos sobrecarregam (Hebreus 12:1-2). Os lugares consagrados podem ser os lugares remotos intocados, impensáveis ​​e talvez até deslocados pela escuridão e pela dor. Esse chamado tira a fama e o louvor.

Um líder que viaja para um lugar dos “gerasenos” (Marcos 5) pode estar no local onde deve meditar sobre um “monte de cinzas”. Nesse lugar de humildade, o líder verá uma grande obra do poder de Deus (Jesus viu um endemoninhado cair em si).

Deixe o líder ser marcado por sua disposição de entrar em lugares santos e consagrados para que Deus possa enviá-los para libertar um povo de um estado de escravidão (Êxodo 3). Deixe o líder retornar às palavras de Jesus se quiser ser eficaz nesta vida: “O maior entre vós será vosso servo” (Mateus 23:11).

Deixe o líder “meditar sobre um monte de cinzas” para que ele possa recusar aquelas reivindicações mundanas que oprimem o coração contra as obras saturadas do evangelho.

Onde Deus pode estar pedindo que você submeta humildemente seu ministério ao poder dele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *