O medo não é a palavra final

Não tema mais

O medo cativa a mente humana . E para muitos de nós, esta detenção é mais do que um evento momentâneo. É mais como o retrato de Michel de Montaigne quando ele disse: “Minha vida foi cheia de terríveis infortúnios, a maioria dos quais nunca aconteceu”. Assim, o medo domina o quadro mental e emocional de uma pessoa na medida em que ocupa o horizonte de nossa visão.

Apesar das admoestações bíblicas para resistir, como as palavras de Jesus: “Tenha ânimo [e] não tenha medo” (Mateus 14:27) ou a percepção de que “no amor não há medo, mas o amor perfeito lança fora o medo” (1 João 4:18), é, no entanto, muito fácil para os tentáculos do medo nos estrangular. Injunções bíblicas como essas freqüentemente atingem nossos ouvidos como o famoso poema de Shakespeare,  Fear No More :

Não tema mais o relâmpago
nem a temida tempestade;
Não tema a calúnia, a censura precipitada;
Tu acabaste com a alegria e o gemido:
Todos os jovens amantes, todos os amantes devem
Consignar-te e virar pó.

O poema é notável porque o título sugere uma saída para o medo; mas se Shakespeare vislumbra alguma esperança, não é nesta vida. Ele leva você para o “túmulo”, que é literalmente a última palavra do poema.

Curiosamente, porém, o Novo Testamento apresenta uma imagem semelhante. Jesus disse, por exemplo: “A menos que um grão de trigo caia na terra e morra, ele fica só; mas, se morrer, dá muito fruto” (João 12:24). Acontece que a morte não é o fim; é a entrada para a vida, a passagem por onde os tentáculos do medo perdem seu aperto sufocante. O terror, em qualquer forma que venha, não nos recebe como a palavra final.

Crucificando o medo

Aqui está um exemplo. Um dia, em julho de 1505, enquanto caminhava para a faculdade de direito perto dos arredores de uma aldeia saxônica, Martinho Lutero se deparou com uma forte tempestade. Nuvens que se moviam velozmente salpicavam a estrada ressequida pela qual ele viajava, primeiro gentilmente, depois com mais intensidade. O céu brilhou e retumbou antes que um raio atingisse o solo perto de Luther com um estrondo ensurdecedor. Ele tocou a terra em uma proximidade tão perigosa que o fez cair no chão de terror. Exposto à fúria da natureza, Lutero gritou: “Ajude-me Santa Ana! Eu me tornarei um monge.”

Com quinhentos anos de retrospectiva, reconhecemos que a experiência de medo de Lutero colocou em movimento sua jornada de fé. A este exemplo podemos acrescentar uma miríade de homens e mulheres que foram desalojados da Cidade da Destruição pelos efeitos perturbadores do medo. No entanto, por mais significativos que sejam nossos pontos de virada existenciais, eles são apenas um pálido reflexo de um confronto muito maior com o terror: Jesus no Getsêmani. Aqui está como a poetisa, Rosanna Eleanor Leprohon, coloca isso:

Sozinho na mais profunda agonia, enquanto os apóstolos cansados ​​dormiam;
Ninguém para compartilhar Sua vigília – chorar com Ele enquanto Ele chorava;
Diante dEle, erguendo-se claramente, a Cruz, a dor moribunda,
E pecados de hostes inumeráveis ​​cujas almas Ele morre para ganhar.

Ó Jardim do Getsêmani! a lição divina, então
deixada como um símbolo precioso para homens sofredores e tristes,
tem fortalecido os corações quebrantados, que mais, tão severamente provados,
afundaram sob o fardo do pecado e morreram em desespero.

Com o espectro da morte diante de si, Jesus suportou a cruz. Ele morreu e, ao fazê-lo, experimentou o mais profundo terror imaginável. Aquele que esteve em perfeita comunhão com o Pai desde a eternidade passada foi abandonado. A ira divina foi desencadeada com tal fúria absoluta que o relacionamento de Jesus com Deus foi eclipsado pelo horror da santidade. Sob o peso dessa condenação, Jesus gritou: “Eli, Eli, lema sabactani?” isto é, “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”

Merecemos legitimamente o julgamento divino . Merecemos ser afastados da presença amorosa de Deus. Mas por causa da graça redentora de Deus, essa maldição foi suportada por nós. Cristo foi lançado nas trevas para que não tenhamos que ser. E ele ressuscitou da morte à direita do trono de Deus, de modo que agora, tendo nossas vidas incorporadas em Cristo, não precisamos temer ser abandonados pelo Pai.

E como não precisamos temer isso, não precisamos temer nada.

Como a crucificação e a ressurreição de Cristo falam ao seu medo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *