4 mentiras em que acreditamos para não ter que perdoar os outros

Quando eu tinha acabado de entrar na faculdade, aos vinte anos, não percebi o peso de um coração implacável que carregava. Estava ali há tanto tempo que eu me acostumei com sua amargura.

Depois de uma longa batalha contra a depressão, Deus me mostrou que uma das chaves para me libertar do fardo que carreguei por tanto tempo era simples, mas também difícil: o perdão.

Embora existam muitas razões pelas quais não perdoamos as pessoas, Deus deixa claro em sua Palavra que precisamos fazê-lo. Na verdade, ele chega a dizer que se não perdoarmos os outros, ele não nos perdoará ( Mateus 6:15 ). Essa afirmação pode parecer dura, mas não podemos pular os versículos das escrituras que nos deixam desconfortáveis, podemos? 

Para entender esse comando, precisamos saber duas coisas. Primeiro, Deus nos perdoou quando menos merecíamos. Quando o pregamos na cruz e o abandonamos, ele disse: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” ( Lucas 23:34 ). Segundo, a ordem de Deus para que perdoemos não é para seu benefício; mas para os nossos. Deus não nos diz para amar a injustiça, ser capacho ou não estabelecer limites. Ele nos diz para perdoar os outros, como ele nos perdoou.

Uma das razões pelas quais somos tão relutantes em perdoar é porque temos uma falsa percepção do que realmente é o perdão. Muitas vezes contamos mentiras a nós mesmos para tentar sair disso, colocando uma barreira contra nossa cura espiritual. 

Aqui estão três mentiras que contamos a nós mesmos para não termos que perdoar os outros:

1. Se eu perdoar, desculparei o mal que fizeram comigo

Perdoar não significa dizer que a pessoa que nos feriu não pecou. Não estamos dizendo: “Ah, tudo bem. Você pode pecar o quanto quiser.” Em vez disso, estamos dando permissão a Deus para julgar a pessoa de acordo com sua perfeita santidade. Nós liberamos o peso para Aquele que vê o coração da pessoa, seus motivos e tudo o mais que não vemos. Paulo deixa claro de quem é o trabalho de decretar a justiça quando diz:

 “Não se vinguem, meus queridos amigos, mas deixem espaço para a ira de Deus, pois está escrito: ‘É meu vingar; Eu retribuirei”, diz o Senhor.’” Romanos 12:19 

Enquanto tomamos decisões baseadas em emoções e sentimentos, Deus vê claramente o coração e os motivos de cada pessoa. Ele não é inconstante, mas é o mesmo ontem, hoje e eternamente ( Hebreus 13:8 ). Vamos deixá-lo levar o fardo do julgamento porque o martelo é muito pesado para nós carregarmos.

2. Não estou machucando ninguém por não perdoar essa pessoa

É verdade que as pessoas que decidimos não perdoar podem nem estar cientes disso. Eles podem seguir suas vidas sem levar em conta os danos que causaram ou o caos que nossas famílias experimentaram devido a suas ações. Por esta razão, podemos pensar: “Por que isso importa? Eles nem se importam.” 

Importa porque a pessoa que prejudicamos somos nós mesmos. E sempre que guardamos amargura em nossos corações e não perdoamos os outros, essa raiz amarga se derrama em nossas vidas diárias. Podemos não estar cientes disso, mas isso aparecerá em nossas conversas, nossas interações com nossos filhos e na fila de caronas. 

Mas acima de tudo, roubará nossa paz. Viveremos em constante ansiedade porque não deixamos de lado a mágoa que alguém nos causou, que pode nem estar ciente disso. Vale a pena? Não, não é. Jesus pagou o preço mais alto para que pudéssemos andar em liberdade. Então vamos deixar de lado a mágoa e a amargura e nos afastar disso.

“Vocês, meus irmãos e irmãs, foram chamados para serem livres. Mas não use sua liberdade para satisfazer a carne; antes, sirvam-se humildemente em amor”. Gálatas 5:13 

3. Se eu perdoar, estou permitindo que eles me machuquem novamente

Perdoar uma pessoa não significa que não estabelecemos limites. Na verdade, os limites fazem parte de uma vida cristã saudável. Se alguém está nos machucando ou causando destruição em nossa família e não mostra sinais de arrependimento, temos justificativa para limitar nossa interação com essa pessoa. Até mesmo Jesus se afastou das pessoas às vezes quando elas rejeitaram sua verdade. Seu desejo era que todos se arrependessem e viessem até ele, mas isso nem sempre acontecia. Foi assim que ele instruiu seus discípulos:

“E se algum lugar não vos acolher nem vos ouvir, saiam desse lugar e sacudam o pó dos vossos pés em testemunho contra eles.” Marcos 6:11 

Somente o Espírito Santo pode transformar o coração de uma pessoa. Podemos apresentar a verdade com amor e orar para que um coração seja transformado, mas somos incapazes de fazer a mudança apenas por nosso poder. No entanto, há uma coisa que podemos fazer além de orar e falar a verdade. Podemos perdoar.

Quando perdoamos, confiamos em Deus para lidar com a pessoa de acordo com sua perfeita vontade. Em vez de tentar ser a polícia do comportamento de outra pessoa, nós a liberamos para Aquele que pode transformar uma vida de dentro para fora. Reconhecemos o fato de que também somos pecadores e necessitados da graça de Deus.

4. Não sou capaz de perdoar

Por alguns erros cometidos contra nós, a mágoa é profunda. Podemos estar lidando com anos de negligência ou abuso, e o perdão pode parecer muito doloroso ou muito difícil até mesmo para tentar. É verdade que não somos capazes de perdoar sozinhos. Precisamos da ajuda de Deus. Precisamos de seu Espírito para nos capacitar a deixar de lado a raiva, a mágoa e a amargura. Talvez acima de tudo, precisamos que ele abra nossos olhos para ver a pessoa que nos prejudicou da maneira que Deus a vê. 

Paulo testifica do poder do Espírito em Romanos, dizendo:

“E, se o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.” Romanos 12:11 

Este é o mesmo Espírito que ajudou Jesus a perdoar aqueles que o abandonaram.

Amigo, se você está lutando para perdoar alguém que o feriu hoje, saiba disso: Deus vê sua dor. Nenhuma mágoa que você sofreu escapa ao seu conhecimento, e ele também sente isso. Fale com ele com um coração honesto sobre suas emoções hoje. Se o perdão parece impossível, admita isso para ele. 

Seu Espírito, que vive em cada um de nós que o declaramos Senhor, nos capacitará a fazer o que não podemos fazer sozinhos. Ele está disposto e capaz. Diga a ele o que você precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *